TonyCh Publicado Abril 2, 2012 Publicado Abril 2, 2012 (editado) Bom Dia. Como alguns já sabem, remontei o meu aquário há coisa de quase 3 semanas. Quando iniciei a remontagem, coloquei a minha fauna toda num contentor do continente de 42L e transferi o filtro (Ecco Pro 130) para lá. Quando terminei a montagem, não introduzi logo a fauna e o filtro na esperança que a cuba agarrasse melhor antes da entrada da fauna (tenho corydoras e ancistrus). Para ajudar à circulação de água e CO2, coloquei um filtro pequeno de 150L (mochila) e uma bomba de circulação. Já estava à espera que se iniciasse o ciclo do azoto pois no fim de contas, é um aquário remontado mas agora, passadas já quase 3 semanas e apesar dos níveis de amónia terem descido, os nitritos continuam altissimos. Estou mesmo a ver que o "filtrozito" e o areão não vão ser suficientes para dar conta do recado (há uma semana que os nitritos estão em 1-2 ppm). Posto isto e aconselhado por alguns amigos, a minha ideia é tirar o filtro principal do contentor e colocá-lo no aquário remontado durante 24h na esperança que este, já mais do que ciclado (contentor tem amonia 0, nitritos 0, nitratos 10) consiga dar conta dos parâmetros do aquário de forma a que possa voltar a introduzir a fauna (que já está a ficar stressada no contentor... assim como o dono). A minha dúvida é... fazendo uma TPA de 50% e depois retirar o filtro, quanto tempo é aceitável para os peixes aguentarem sem filtragem? 1 hora? 12 horas? 24 horas? Quando levamos os bichos para casa, eles muitas vezes estão 1 ou 2 horas dentro do saco (eu tento sempre levar menos tempo mas enfim) portanto isso deveria ser o mínimo que eles aguentam. O que acham que é razoável? Não quero que os bichos entrem em stress mas também não vejo outra solução senão mantê-los durante mais não sei quantas semanas num contentor que não é o mais adequado para eles sem garantias que o aquário principal acabe de ciclar visto que um dos sintomas de filtragem insuficiente é exactamente o aparecimento de picos de amónia e nitritos que a colónia estabelecida não consegue controloar. Já agora, a minha fauna é: 3 corydoras aeneus 1 Otocinclus affinis 6 Rasboras arlequim 6 Neons verdadeiros 2 Ancistrus Cirrhosus (ou dolichopterus, ninguem sabe ao certo) 4 Anentome (ou clea) Helenas Obrigado Abraços Tony Editado Abril 2, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Vasco Ferreira Publicado: Abril 2, 2012 Publicado: Abril 2, 2012 Os peixes podem passar o tempo que quiseres, desde que faças TPAS muito regulares (diáriamente). Eu fazia assim..passa o filtro para o aquário, mete o filtro mochila e a bomba de circulação no sitio onde tens os peixes e tpas diárias (25%). Vais ver que não vais ter baixas.... desde que faças uma renovação regular da água, substitui o filtro. Tu em teoria poderias ter um aquário sem filtro, tinhas é de todo o santo dia andar a fazer TPAs. Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
TonyCh Publicado: Abril 2, 2012 Autor Publicado: Abril 2, 2012 Obrigado pela dica. Não pretendo ter os peixes sem filtração por mais de 24h se for esse o tempo suficiente para o filtro dar conta daqueles nitritos no aquário principal Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
alfapa Publicado: Abril 2, 2012 Publicado: Abril 2, 2012 Mesmo sem TPAs os peixes aguentam-se. Reduz na comida, ou deixa mesmo de dar comida. Mete uma pedra difusora com ar. PauloA Citar
TonyCh Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Obrigado pelas opiniões. Fiz TPA de 70% no aquário e transferi o filtro. Nitritos começaram a baixar passadas 4 horas. Vamos ver como será amanhã Obrigado mais uma vez Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
BMSG82 Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 ola ainda bem que encontrei este post nao que va remodelar o aquario mas tenho que desmontar o meu filtro porque aquilo nao anda bem nao sei o que se passa ja é a 2ª vez que me deita a sugidade pa dentro do aquario tenho akilo numa lastima. mas como tenho la os peixes vou ter que os tirar para outro aqua mas sem filtro pelos vistos la vou ter que andar a fazer tpa's diarios ate resolver o problema.... Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 mais um bom topico...visto que eu vou fazer alterações (as tão afamadas) no meu aqua :D o contentod do continente ja ca canta 5€ e a desculpa para a mulher que é para arrumar as coisa (whaaaaaaaaaaazzzzzzzzzzzzuuuuuuuuuuuppppppp) xD amanha começa a mudança :D Citar Eliezer "The end of the world"
Recommended Posts