Recommended Posts

Publicado:

Não consigo melhor a qualidade da foto. A camara é fraca... São espirais e rigidos mas se aperto, partem. Ou são caracois que vieram no musgo, ou (e isto pode parecer mt estupido) é resultado as largas que dou e não faz mt sentido porque aquilo vem fechado no pacote e não são vivas.

Mais alguma ideia? Será prejudicial?

Cmps

Bruno Inacio

Publicado:

São physas então.

Costumam vir nas plantas, podem virar praga se não for controlando isso, podem ser benéficas pelo que comem algas e podem dar uma grande ajuda no extermínio de algumas algas, mas podes prejudicar varias plantas com as folhas mais frágil.

Abraços

Publicado:

Obrigado Fábio.

Uma pergunta, verifico que estas cenas já existem em numero bastante revelante e que se mexem. (Vi uma "trepar" o filtro).

Sinceramente a ideia dos caracois não me agrada. Como posso controlar? Eliminar de que modo? Parece que estão a nascer a cada hora...

Cmps

Bruno Inacio

Publicado:

E no meu aquário também apareceram essas e fui tirando os maiores, agora raramente os vejo mas assim que os vejo tiro com a mão.

De inicio tirava os maiores, e foi diminuindo a população agora tiro todos os que aparecem mais a tona da agua.

Abraços

Publicado:

podes sempre comprar um bótia que ele extermina tudo o que for caracois

abraços

joao santos

Publicado:

Olá Fabio..

a tive o problema que falas..

Nao sei bem como aparecem (talvez comida a mais), mas são de facto uma praga..

Nao trazem grandes problemas pro aquário.. podem comer algumas folhas, mas nada demais..

Soluções:

Um botia palhaço resolve..

No meu caso, como eu tinha camarões, optei por comprar 2 caracóis abelha, (acho que sao estes: Bumble Bee Snails) e foi tiro e queda... meia duzia de dias e tinha o problema resolvido :) Estes caracois tambem se alimentam de outros caracois...

Nota: Cuidado, não mates isso que te apareceu.. quando os matas no aquário, eles reproduzem se ainda mais...

Esses caracois reproduzem se em função do meio onde estao, por exemplo: muita comida eles reproduzem se muito. a comida falta, eles deixam de se reproduzir tanto... Por isso é que quando o Lupper tirou os maiores eles deixaram de se reproduzir tanto..

Força

Espero ter ajudado

Publicado:

Viva CMOA

Ontem curiosamente passei numa loja e falei nisso e foi-me sugerido o mesmo que mencionas. Ou os botia ou caracois. Visto que o pretendido é acabar com os caracois e não comprar mais, vou investir nos botia e resolver este tema. Obrigado a todos pela vossa atenção.

Cmps

Bruno Inacio

Publicado:

bom dia,

eu posso estar completamente enganado mas, se eles aparecem é porque foram introduzidos de alguma forma, não aparecem por milagre.

por outro lado, se se desenvolvem e prosperam a culpa não é deles. estarei errado ao afirmar que eles nunca são praga, ou se se transformam em praga a culpa é das mãos pesadas a dar comida em excesso?

cumpts,

Mário

Publicado:

bom dia,

eu posso estar completamente enganado mas, se eles aparecem é porque foram introduzidos de alguma forma, não aparecem por milagre.

por outro lado, se se desenvolvem e prosperam a culpa não é deles. estarei errado ao afirmar que eles nunca são praga, ou se se transformam em praga a culpa é das mãos pesadas a dar comida em excesso?

cumpts,

Mário

Olá Mario

De facto eu tambem tenho a mesma opinião que tu..

Como lá chegam eu nao sei... podem vir em plantas talvez..

E sim, grande culpa da sua reprodução exponencial é do excesso de comida.. mas tambem é verdade que aqueles bixinhos sao minúsculos, portanto, qualquer resto de comida é em excesso... mas sim, acho que tens razao..

Viva CMOA

Ontem curiosamente passei numa loja e falei nisso e foi-me sugerido o mesmo que mencionas. Ou os botia ou caracois. Visto que o pretendido é acabar com os caracois e não comprar mais, vou investir nos botia e resolver este tema. Obrigado a todos pela vossa atenção.

Eu também ia colocar botas, so nao o fiz porque tenho camaroes, e nao conhecia a compatibilidade entre eles.. Os caracois que eu pus ate sao giros e é raro ve-los porque eles escondem-se muito na areia..

Mas sao duas boas soluções..

Abraço

CMOA

Publicado:

Bótias são um problema devido ao tamanho que atingem facilmente, as Helenas não se reproduzem rapidamente e nunca ficam pragas e no caso de ficarmos fartos delas facilmente se vende, um bótia de 30cm é bem mais complicado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

Depende do tamanho do aquario, setup este que nao foi especificado. Num Aqua pequeno as botias nunca atingem grandes proporções (nao querendo com isto dizer que se deve criá-las em aquas pequenos)

Editado por Perneta