Recommended Posts

Publicado

Ontem caiu uma tempestade aqui em São Paulo Brazil, e caiu muitas arvores aqui na cidade e aqui no meu bairro teve queda de arvore o que causou interrupção de energia eletrica.

Eram 15:30 quando a energia eletrica acabou, estava em casa, e achei normal a energia ter acabado pelo motivo da tempestade que caia.

Tenho 2 aquarios na minha sala um de 80 lt agua doce e outro de 90 lt marinho,

Como sempre a energia volta em poucos minutos fiquei tranquilo aguardando.

Porém os minutos foram virando horas e a energia não voltava.

Já se passava quase 2 horas e me lembrei de olhar meus aquarios para ver se estava tudo bem.

Levei o maior SUSTO, no meu aquário marinho meu Centropyge e meu Coeroelus agonizavam no fundo deitados de lado respirando com rapidez e dificuldade.

Fiquei alguns segundo paralizado não sabendo o que deveria fazer.

Pequei uma vasilha e comecei a pegar a agua do aquario e jogar de certa altura para dentro do mesmo afim de oxigenar a agua.

Fiz isso por uns 10 minutos e pensava o que deveria fazer para não perder meus peixes, uma vez que a energia eletrica parecia que iria demorar para voltar.

Me lembrei que tinha uma bomba de ar a pilha mas que a ultima vez que tinha utilizado ela tinha quebrado.

Então olhei o relogio eram 17:30 e dava tempo de ir até a loja de peixes ornamentais aqui perto de casa.

Pequei minha carteira e fui para a loja torcendo para que lá encontrasse uma bomba de ar a pilha.

Cheguei na loja e minha sorte que lá tinha a tal bomba .

Passei tambem em um supermercado no caminho para comprar pilhas, comprei muitas porque sabia que o problema de falta de energia era muito serio e ainda iria demorar muito para voltar.

Cheguei em casa e montei a bomba com uma pedra porosa bem no meio do aquario marinho, liguei tudo e fiquei torcendo para que meus peixes não morrecem.

Meu aquário de agua doce estáva normal tudo ótimo com os peixes, mas mesmo assim, tirei a tampa e com a vasilha fiquei jogando agua de cima para baixo afim de oxigenar melhor o aquario.

Após 40 minutos com a bomba funcionando meus peixes começaram a nadar novamente e voltaram a ficar bem.

Não perdi nada, e tive muita sorte em encontrar uma bomba de ar a pilha.

Hoje comprei um No Break de computador para ligar as bombas dos meus aquarios ai se faltar novamente energia e eu não estiver em casa ou se for durante a noite não terei problemas com meu aquario.

Fica esse alerta para todos, é bom ter uma bomba a pilha ou um No Break

Nunca se sabe o que pode acontecer.

Abraço a todos.

sea_fish9.gif
Publicado:

Obrigado pela contribuição Marco... :wink:

Ainda este mês saiu aqui em Portugal numa revista de aquariofilia um artigo sobre um Kit de Urgencia para termos em casa em caso de algo parecido acontecer!!...

E esses eram dois dos aparelhos mencionados, uma bomba a pilhas e uma UPS de computador. (No Break).

Ainda bem que nada aconteceu com os teus peixes !

Abraço...

Publicado:

Nunca vi foi essa tal bomba à venda. Tenho d procurar ai em lisboa mas s alguem souber d 1 loja k tenha essa bomba digam qualquer coisa, s faz favor... É melhor prevenir!

Eu tenho é 1 daqueles sifoes k tb é a pilhas e sempre pode ser 1 ajuda pra fazer circulção d agua em situações d emergência...

S alguem tiver + ideias diga! É pro bem da aquariofilia!!

Cmpts

Publicado:

Viva Nuno.

Eu estou neste momento a comprar algum material para mais tarde montar o meu primeiro salgado :wink:

E um dos itens que tenho na lista é um UPS como referiu o Marco Madeira :wink:

Já se arranjam UPS jeitosas a preços decentes. Com a vantagem de não ser necessário adquirir nenhum equipamento especial a pilhas.

Basta ligar o equipamento mais critico a UPS, e em caso de falha de energia electrica, esse equipamento mantem-se em funcionamento...pelo menos enquanto a bateria da UPS durar :D

Ainda não cheguei a um valor de potencia necessaria para o equipamento mais critico, mas estava a pensar no seguinte:

- bomba de ar do escumador.

- 1 das bombas de circulação (para manter o minimo de circulação/oxigenação)

- Não sei se será necessário as ventoinhas de refrigeração, uma vez que sem iluminação, não há excesso de calor.

Alguém tem mais ideias?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Termostacto para haver aquecimento.......

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Tal como disse o gajo :lol: que escreveu o artigo, o termóstato deve estar ligado à UPS só em casos de extrema necessidade, quando se prevê que a temperatura baixe muito, porque um termóstato consome rapidamente a energia de uma UPS ( neste caso convinha ser uma UPS muito potente, acima dos 1000VA).

César, penso que uma bomba de circulação no teu caso é suficiente. Pode ser uma bomba de retorno da sump para o aquário (para manter o ciclo completo em funcionamento) desde que essa bomba não seja muito potente.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Viva João.

No meu caso não terei SUMP, e o aquario (de 120L) terá duas bombas de circulação de 1000 ou 1200L/h.

Penso que apenas uma a funcionar em caso de falha de energia deve aguantar o sistema durante bastante tempo.

O termostato, não inclui na lista porque ainda não sei se será mesmo necessário. A uns tempos após uma TPA num aquario de 120L de agua doce, esqueci-me de voltar a ligar o termostato e assim ficou toda a noite com ele desligado :) no dia seguinte tinha baixado dos normais 26º para 23º. Ou seja apenas 3º em cerca de 8 horas.

É claro que a variação de temperatura depende do volume de agua existente... quanto mais agua, menos varia.

Ou seja, a menos que o corte de energia seja devido a alguma catastrofe é que poderá valer a pena manter o termostato em funcionamento.

Isto é apenas o que eu penso... mas ainda não tenho experiencia alguma com agua salgada, e se calhar uma variação de 3º mesmo em 8 horas pode ser mau para o sistema.

Espero opiniões :lol:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Em caso de emergência, podem-se colocar garrafas ou tupperwares com água quente a boiar no aquário.

Na minha opinião, tirando determinados casos específicos, não é necessário um termóstato ligado a uma UPS.

No meu caso não terei SUMP, e o aquario (de 120L) terá duas bombas de circulação de 1000 ou 1200L/h.
Bombas desse género aguentam as 2 muito tempo ligadas a uma UPS. É claro que depende muito da potência da UPS.
Isto é apenas o que eu penso... mas ainda não tenho experiencia alguma com agua salgada, e se calhar uma variação de 3º mesmo em 8 horas pode ser mau para o sistema.

3ºC em 8 horas já é significativo! Mas há maneiras de evitar esta descida sem ter que se recorrer a um termóstato ligado a uma UPS.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Exactamente!

Quem ainda nao leu o artigo DEVE fazê-lo pq está excelente!

A minha opinião é a d ter sempre ligado ao UPS pelo menos 1 das bombas d circulação.

D verão pode ligar-s tb a bomba do escumador e 1 ventoinha.

D inverno pode ligar-s o termostato apenas s o UPS for podente o suficiente e apenas qdo a diferença d temperatura for mesmo mto grande, ou qdo vamos estar uns dias fora d casa...

Caso demos pela falha d electrecidade podemos cobrir o aqua com cobertor ou envolver os vidros do aqua com esferovite (como dizia no artigo... :wink: e bem!).

Cmpts

Publicado:

Ontem dia 01/03 realizei testes no meu aquario para verificar se o blackout de 8 horas afetou de alguma forma a qualidade da agua.

e os resultados foram: PH abaixo do normal , dureza em 6, e um pouco de nitrito, a amonia deu 0.

Acredito que o PH caiu em consequencia da grande quantidade de CO2 que ocorreu no aquario e a reserva alcalina tambem caiu para 6 devido a isso. e a concentração de nitrito é consequencia do baixo potencial redox que se tornou no aquario.

Adicionei tamponador na quantidade recomendada para subir de forma lenta e gradual o PH e a reserva alcalina, e vou agora sábado realizar uma troca parcial de 20 litros, com troca de carvão ativado.

Também adicionei mais uma bomba para melhorar a circulação e otimizar a oxigenação do aquario elevando o potencial redox.

Espero que o aquario fique novamente em boas condições de agua para meus peixes.

Reafirmo a todos que é muito importante ter um equipamento de segurança podendo ser uma bomba de ar a pilha ou um No Break.

Eu já instalei meu no break e liguei o meu skilter e o meu filtro externo do aquario de agua doce.

Assim espero não ter mais esse problema com meu aquario.

Abraço. a todos.

sea_fish9.gif
Publicado:

oi. sou novo neste mundo, mas antes de enveredar no meu aqua quero "calçar-me" em tudo... por isso, fica a pergunta: QUAL FOI A REVISTA EM QUE FOI PUBLICADO A RESOLUÇÃO PARA ESTAS EMERGÊNCIAS?

Tchau

Publicado:

Hoje fiz novamente os testes de PH , Reserva Alcalina , Nitrito e Amônia.

E tudo ótimo!!! Os valores já voltaram ao normal.

:idea::roll: :D :D :D

sea_fish9.gif
Publicado:

A revista é a Aquário Magazine deste mês.

Entretanto lembrei-m d outro problema k pode ocorrer nos aquários k tenham sump. Normalmente colocam-s os aquecedores na sump mas e s a bomba d retorno falha?? :idea:

Isto pode representar 1 problema realmente sério s for inverno (e estiver a temperatura k tem feito) e principalmente s nos ausentarmos por 1 dia ou mais :!:

Fica 1 sugestão: quando sairem d casa por + d 1 dia, coloquem 1 dos tesmostatos/aquecedor no aqua principal ou tenham sempre 1 no aqua principal no inverno. Eu sei k a sump serve é para colocarmos lá estes aparelhos inesteticos mas s o colocarmos no aqua principal, d inverno, e bem escondido penso ser preferivel a perdermos centenas ou milhares d euros por causa d 5cm d fio k podem ficar à mostra... :roll:

Estou a dizer isto para aqueles k pensam k as bombas d retorno são infalíveis (sim devemos ter 2 em vez d 1 mais potente...). Ontem comprei 3 ocelaris e coloquei-os no refúgio (tem 25L) a bomba d retorno pifou hoje à noite e hoje d manhã o aqua estava a 15ºC, ocellaris mortos :D

Agora chego a casa e a bomba já está a funcionar outra vez mas já coloquei lá 1 aquecedor/termostato extra pra isto não voltar a acontecer...

Espero k esta experiência não aconteça com nenhum d vocês e devemos seguir a velha máxima: Aquariofilista prevenido vale por 2!!

Foi pena ter d aprender com 1 erro e volto a avisar: os aparelhos NÃO são infalíveis por isso compete-nos prevenir para k nada aconteça aos seres k dependem d nós...

P.S.: Quem ler este post já não pode dizer k ninguém os avisou!!!

Cmpts e previnam-s...