paulo_gomes Publicado Março 31, 2012 Publicado Março 31, 2012 (editado) Boa tarde, Desculpem lá o que vou perguntar, é um pouco "noob" mas pronto aqui vai. Ora o meu aquário tem as seguintes medidas 62x 27,5 x 30,5 (c x a x l) cerca de 52l brutos e tenho 4cm de altura de substrato. A minha questão é: para fazer a tpa faço com os 52l ou a essa quantidade retiro o espaço que o substrato ocupa?? Cumpa Editado Março 31, 2012 por paulo_gomes Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 As TPA são trocas PARCIAIS de água. Queres trocar a água toda? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
paulo_gomes Publicado: Março 31, 2012 Autor Publicado: Março 31, 2012 Não não é isso, quero saber a percentagem de àgua que devo tirar. A minha dúvida é se retiro 20% dos 52l ou se tenho de calcular o espaço que o substrato me "rouba" e depois fazer 20% a esse valor. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Eh páh, as quantidades de água que se tira depende do intervalo entre TPA's, do estado da água, se há doenças, valores... etc. Agora se é uma tpa normal, ser 15%, 20% ou 25% ... "é a mesma coisa". Mas se quiseres um valor mais certo.... Dizes que o aquário leva 52 litros de água. Ora bem, se for as medidas interiores e ele extiver cheio até cima... leva. Se for medidas exteriores, com 4 cm de areão e se faltar 2 cm de água até ao topo do videro... já só tens uns 42 litros. Agora se tirares o volume de decorações (troncos, pedras, etc), plantas, resistência, filtragem, etc... acho que o teu aquário deve levar uns 30/35 litros de água.... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
paulo_gomes Publicado: Março 31, 2012 Autor Publicado: Março 31, 2012 Obrigado pela ajuda Jorge N. Ferreira apesar de ser uma dúvida um pouco parva fico já com ela esclarecida. As medidas eram já interiores, vou fazer 20% a 52l mesmo que leve 1 ou 2l a mais penso que não terá probelma. Mais um vez obrigado. Cumps Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Sempre às ordens Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
helio.salgueiro Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Nenhuma pergunta aqui é parva! a não ser que não saibas o que é um aquário! abraço E 20% é mais que suficiente Citar
Fred Carvalhal Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Boas, o que costumo fazer é "dividir" o Aqua em 3 partes iguais e tiro um terço de agua. Faço isso semana sim semana nao. Cumps Citar
Gabriel Branco Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 (editado) Curioso. Eu nao sei bem o que e um aquario (logo se calhar sou parvo!). Ha imagens na net de 'aquas' de 10cc, ha o pessoal do copo-de-wisky (pessoal divertido) as caixas minusculas onde metem bettas, etc, etc. A questao e, qq recipiente com agua pode ser demoninado de aqua? A definicao para mim nao e nada linear! Peco desculpa pela filosofia toda, mas ando a pensar nisto. Editado Março 31, 2012 por Gabriel Branco Citar
mad&mor Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Boas, o que costumo fazer é "dividir" o Aqua em 3 partes iguais e tiro um terço de agua. Faço isso semana sim semana nao. Cumps Também faço assim Fred mas todas as semanas Pois estamos com um problema de taninos. Tea Anyone? xD Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Boas, o que costumo fazer é "dividir" o Aqua em 3 partes iguais e tiro um terço de agua. Faço isso semana sim semana nao. Cumps Também faço assim Fred mas todas as semanas Pois estamos com um problema de taninos. Tea Anyone? xD Se dividem a altura da coluna de água, isso são tpas de 33,3% Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
mad&mor Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Se dividem a altura da coluna de água, isso são tpas de 33,3% Ah Ganda matemático! xD Citar
Recommended Posts