1º Aquário - Toda a ajuda é bem vinda

jplonga

Recommended Posts

Não claro que não. Estava é a tentar perceber a cena da fêmea chatear o macho o que não é comum tanto quanto sei.

Os meus estão em fase de aclimatizacao ha hora e meia e a fêmea está a esconder-se no ressalto do balde que o macho não a larga.

De qualquer forma já li que é possível o macho ter uma mancha cor de rosa... Enfim.

Seja como for, como tens a certeza que tens uma fêmea, é arranjar um macho para ela.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Partilhar nas redes sociais

• Replies 1.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Pela foto parece, tem pintas na mancha, acho que essa característica é particular...

Não a posso deixar sozinha? Convém ter um casal?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

JP, RIP... Fico triste :(

Espero que todos os outros peixinhos estejam bem. Já conseguiste medir os valores? Era importante tentar perceber a cauda da morte...

cumps

Boas,

Amónia a 0

Nitritos a 0,

Nitratos entre 5 a 10, por aí

Ph não chega aos 8, mas anda lá perto.

Comigo a fazer estes teste, mas sou meio daltónico, mas amónia e nitritos estão correctos, os testes são de fácil leitura para mim.

Não estou a ver o que possa ter sido...

O que achas da areia de silica, é o que tens no teu aquário não é?

Os outros aparentam estar bem, incluindo o outro ram, obrigado pela preocupação.

Abraços e Beijinhos

Só agora é que percebi que o tubarão é de água salgada...lol

Abraços e Beijinhos

Ph não chega aos 8, mas anda lá perto

Pode estar aí a explicação. Os ramirezi precisam de águas ácidas. Os criados em cativeiro safam-se normalmente com PH 7 ou coisa assim. Os "Wild" é bem pior pois no habitat natural deles é normal as águas andarem entre PH 5 e 6.5...

Os meus ramirezi já foram introduzidos no aquário. Não me perguntas qual é a fêmea que eles agora estão quase brancos do stress da mudança... vamos ver nos próximos dias.

Abraços

Tony

_________

JP, esse ph... :/ o purigen está a tramar-te o efeito da turfa. Eu tenho o PH a 6.9/7 e não me importava de o ter mais baixo... Acho que com os troncos e sua maturação vai tender a acidificar, mas eu tenho 3 troncos, dois deles bem grandes...

Eu tenho areia de sílica comprada na loja do Sr. Emanuel, não altera ph. Eu adoro a areia de sílica, acredito que é o que se aparenta mais com o biótopo sul americano. Onde compraste esse areão? Se não fosse muito complicado eu estava tentadíssima em alterar esse areão...

Não tens de agradecer, estamos aqui para ajudar :)

cumps

Editado por Filipa Branco

Tony... Explica-me a tua versalidade / multi-tarefa... No carro, com sacos... A mandas msg para o fórum?

E complicado.... pode haver aqui agentes da autoridade :P

Abraços

Tony

_________

Afinal parece que estava errado. Estive a ler outra vez sobre os ramirezi e encontrei isto:

"Broody females have still been known to kill ’spouses’ if not given enough room"

e

"Females can be quite dominant especially when they are young"

portanto parece possível as fêmeas atacarem e até matarem os maridos.... cabras...

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________

Boas,

Pois é, não matam mas moem... lol

Mas no meu caso, eles tinham espaço suficiente... digo eu... só as platys e eles é que estavam no meio do aquário, o resto vive no fundo.

Será que a gaja o matou? Ele parecia assustado, sempre que ela se aproximava ele fugia a sete "pés". Ela desinteressava-se, ia dar uma volta, mas se o visse novamente lá ia ela. Vi isto acontecer umas 3 vezes, mas não me preocupei.

Hoje, estão todos bem, aparentemente, a fêmea anda lá fresca e fofa...

E agora meto mais um macho? Ou deixo passar uns tempos?

Abraços e Beijinhos

Jp,

Não acredito que a femea o tenha morto, acho mais provável que ele tenha morrido de tão stressado que estava.

Vamos lá a ver: Depois de ter sido apanhado, sabe se lá como do ambiente natural, ter sido mantido sabe se lá como e ter feito a viagem que fez.

Depois chegou a uma loja onde tem de ver dezenas de sombras por dia a passar em frente a ele, uma mão a entrar no aquário com uma rede várias vezes ao dia, até ser ele próprio finalmente apanhado por ela, metido num saco de plástico, ser transportado aos trambolhões (por mais meigos que sejamos, transportar peixes num sacinho de plastico deve ser sempre traumático), finalmente começar a levar com água com parâmetros diferentes do das outras águas todas que recebeu.

Uma ou duas horas depois lá foi enfiado dentro de um aquário onde provavelmente já se conseguia começar a acalmar. No entanto talvez o pH não fosse o ideal para ele, e talvez o stress todo por que passou tenha sido demasiado... :(

Acredito que tu tenhas feito tudo bem, não sabes é se todos os intervenientes antes de ti também o fizeram!

Editado por Paul

Tanpanama - Posted Image

Boas

@Eliezer - Se calhar é o que vou fazer. Aguentar mais um tempo.

@Paul - Pois se calhar foi mesmo isso, e se calhar fazer uma tpa 1 dia depois também não ajudou. Tenho feito tpa de 20% todos os domingos. Mas não tenho visto o valor dos nitratos. Agora vou fazer medição aos nitratos antes da tpa, se não estiverem elevados, não faço. Com 2 filtros, não muitos peixes, e purigen, não deve haver necessidade de troca de água tão regular.

Obrigado aos dois.

Abraços e Beijinhos

Pode ter sido um conjunto de factores. Eles são definitivamente mais sensíveis do que a maioria e serem "Wild" não deve ter ajudado nada. No entanto continuo a partir a cabeça como é que o sr. da loja soube diferenciá-los vistos que ambos têm a barriga cor de rosa o que não é comum nos machos.

Abraços

Tony

_________

Boas,

Ando a pensar trocar tudo.

Tirar areão e fértil e meter areia de silica. As corys e os L's iam adorar. Como o meu objectivo não são as plantas "para já" estou a pensar seriamente.

Acham que convém fazer a troca já, ou aguardar mais uns tempos até estar tudo ambientado?

Não vai ser fácil apanhar os peixes todos, e então com o meu jeitinho vai ser bonito, os L's são faceis, as cory também não deve ser dificil, agora os outros... agrdeço conselhos...

Devo deixar o layout igual, que até gosto dele, tenho medo que as valisnérias não aguentem na areia.

Agradeço todo o tipo de conselhos acerca da mudança, qualquer coisa que achem importante.

Para colocar os peixes estava a pensar uma caixa daquelas transparentes. Tenho uma nova de 20 litros, acham que chega?

Coloco lá a agua, os peixes, o termostato e os filtros.

Depois vou tentar aproveitar o máximo de água possivel do aqua tipo uns 40%, tenho que ainda ver como vou fazer isto.

To be continued...

Abraços e Beijinhos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!