johnny3001 Publicado Fevereiro 26, 2005 Publicado Fevereiro 26, 2005 Boas, Quando o amigo "RuiEstrelinha", há algum tempo, me pediu para lhe construir um cubo de 25cm e a respectiva calha comecei a pensar que tipo de calha fzr pois o aqua já estava pronto e nada de calha. Depois de ter analizado as calhas da ADA resolvi tentar inspirar-me nelas e fazer uma parecida até que o amigo "FazTeAoMar" me mostrou este link: http://babel.altavista.com/babelfish/trurl...iy%2flight3.htm, foi ai então que resolvi optar por tirar o modelo desta e fazer respectiva calha. A estrutura da calha foi feita em madeira de 7mm e o reflector em alumínio. A caixa para o balastro também foi feita em madeira de 7mm em rede de aluminio. Lista de material utilizado: - Serra Tic Tic; - Limas/Lixa; - Cola para madeira; - Super Cola 3; - Silicone; - Tinta prateada em spray; - Madeira (MDF) - 7mm epsessura; - Chapa de alumínio - 0,5mm espessura; - Perfil em "L" de alimunio de 15mmx15mm - 1,5mm espessura. Parte eléctrica: - Ficha de tomada macho; - Balastro de 30watt; - Interruptor On/Off; - 2m de cabo; - Suporte para lampâda PC de 26watt; - Lampâda PC de 26watt 6500k; Então aqui ficam algumas fotos da construção da calha: Foto 1: Estrutura já cortada e pintada; Foto 2: O reflector também já cortado e vincado; Foto 3: Mais uma do reflector e das laterais; Foto 4: Tudo no lugar a secar (Super Cola 3); Foto 5: Pormenor do suporte da lampâda; Foto 6: Pormenor de um dos suportes da calha; Foto 6: Calha completa; A caixa do balastro não é mais do que uma caixinha colada de lado e aparafusada por baixo para s poder tirar o balastro, a rede "é a parte tuning da calha" foi colada com silicone e assim pode passar o calor. Foto 7: Caixa do balastro; Foto 8: Calha a funcionar em cima do aqua: Agora restam as fotos do estrelinha quando montar o aqua para vermos tudo no sitio. Cumps. Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 27, 2005 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Viva. Muito fixe mesmo. Grande DIY. Já agora podias dizer onde é que arranjaste o alumínio para fazeres o reflector? Desde já muito obrigado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
johnny3001 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2005 Boas, Muito obrigado!! O alumínio comprei no AKI!!! Cumps. Citar
Just_me Publicado: Fevereiro 27, 2005 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Muito bom! se bem que acho que 1 lampada só é capaz de ser pouco e de ter a luz pouco uniforme...mas pronto é a minha opinião. Como estou a pensar fazer uma coisa parecida onde arranjaste o aluminio lateral já cortado? ou foi cortadinho por ti? Outra coisa que reparei foi num balastro de 30W para uma lampada de 26W, a diferença não é significativa e provavelmente vais e "espremer" um pouco mais de luz da lampada. Já agora penso que com uma lampada perto de cada ponta ficava melhor. ou então cruzadas...uma a começar de um lado e a a outra comecar do outro...dá mais trabalho com os fios mas a luz ficaria mais uniforme. do genero: CC------- -------CC em que CC são os apoios. Mas deixa que te diga o exterior ficou 5 estrelas PS: So´reparei agora...mas o interruptor noa ficaria melhor se fosse colocado antes do balastro? sei que quase nao sera utilizado ja que o estrelinha provavelmente vai usar temporizador...mas fiquei com a duvida. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts