Lupper Publicado Março 28, 2012 Publicado Março 28, 2012 (editado) Boas, Eu vou remontar o meu aquário e o ultimo fim-de-semana fui a terra dos meus avós e vi la umas pedras, lindas, mas estão cheia de ferrugem por causa da água, penso eu, já li que o ferro faz bem as plantas, mas será prejudicial para os peixes. Já as fervi umas 3vezes e limpei com uma escova de arame, estão dentro de agua, e a agua fica com uma espécie de gordura por cima. Será que trará consequências a curto e a longo prazo? Se alguém souber agradeço a ajuda. Abraços Fábio Silva EDIT: As pedras em questão é xisto. Editado Março 28, 2012 por Lupper Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
SusanaPaço Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Infelizmente essa ferrugem nao está na sua forma orgânica pelo que é perigosa para os peixes causando um provável envenenamento quimico Citar
Lupper Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 Antes de mais obrigado pela resposta. Mesmo que as ferva umas 10vezes o componente estará sempre na pedra? ou ira diminuir, com a fervedura. Obrigado! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
SusanaPaço Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 (editado) O ferro nao é afectado pela fervura infelizmente dado que a ferrugem é dos componentes mais difíceis de remover até nas nossas canalizações. Editado Março 29, 2012 por SusanaPaço Citar
Lupper Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 OK Obrigado, tenho pena que as pedras são fantasticas. Abraços! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
SusanaPaço Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 acredito Fábio. desculpa as más noticias Citar
TonyCh Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 (editado) Já tentaste palha ou escova de aço? (Edição: Já vi que sim) Se as pedras são assim tão boas, talvez valha a pena usar uma dremel e um disco de escova de aço e limpá-las Claro que fala um gajo que por causa de uma pedra pequena (que depois nem sequer usou), comprou ácido, mergulhou a dita em Lixívia durante uma semana, foi a uma lavagem de carros para usar a agulheta de alta pressão, etc etc... LOL Abraços e boa sorte Tony Editado Março 29, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Lupper Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 O problema é que eu acredito que a pedra tenha ferro em todo o lado e não so a superfície, sempre que ia escovando ela ficava na mesma. Não há nada a fazer. Obrigado TonyCh Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
TonyCh Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Desculpa lá insistir (eu não conseguiria resistir a umas pedras "lindas") mas tens a certeza que é mesmo óxido de ferro? Já raspaste um pouco e passaste um íman? Se houver mesmo óxido de ferro, as partículas vão reagir. Não tanto como uma barra de ferro mas vão reagir... Se não reagirem, o teste final seria mergulhar uma das pedras num balde de água durante uma semana e depois fazer um teste ao Fe da água... se estiver inalterado, metia as pedras no aquário. Pronto, vou me calar de vez. Se não quiseres arriscar ou isto der muito trabalho, deita-as fora Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
wesley_boy Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Boas. Será que poderias colocar umas fotos das pedras? .. Não será o chamado Xisto " Barrento " que apresenta uma cor assim fora do normal? ... Se puderes colocar foto agradecia .. Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Lupper Publicado: Março 31, 2012 Autor Publicado: Março 31, 2012 Epah, vocês são uns gajos porreiros. Pensei que mais ninguém ia pegar neste assunto. :D Obrigadão pessoal! Desculpa lá insistir (eu não conseguiria resistir a umas pedras "lindas") mas tens a certeza que é mesmo óxido de ferro? Já raspaste um pouco e passaste um íman? Se houver mesmo óxido de ferro, as partículas vão reagir. Não tanto como uma barra de ferro mas vão reagir... Se não reagirem, o teste final seria mergulhar uma das pedras num balde de água durante uma semana e depois fazer um teste ao Fe da água... se estiver inalterado, metia as pedras no aquário. Pronto, vou me calar de vez. Se não quiseres arriscar ou isto der muito trabalho, deita-as fora Abraços Tony Lindas, as pedras para mim estão ao meu gosto. Não me apetecia nada deitar as pedras fora, ja me fartei de esfregar, não tenho o teste do ferro, será que haverá algum parâmetro que se altere consequente do ferro? O teste do iman ainda nao fiz. Boas. Será que poderias colocar umas fotos das pedras? .. Não será o chamado Xisto " Barrento " que apresenta uma cor assim fora do normal? ... Se puderes colocar foto agradecia .. Cumps, Xisto barrento? Nunca ouvi falar, as pedras são pretas e com uns tons de barro num laranja. Vou tentar colocar fotografias das pedras, vou busca-las e ja meto aqui as fotos. Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
wesley_boy Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Boas... Ve lá neste meu topico, na foto dessa pagina se as pedras são parecidas ... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125067&st=250 Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Lupper Publicado: Março 31, 2012 Autor Publicado: Março 31, 2012 Boas, As minhas pedras são um pouco mais escuras, ja tirei fotos, vou deixa-las aqui para que me possam ajudar, Desde já o meu obrigado! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Lupper Publicado: Abril 1, 2012 Autor Publicado: Abril 1, 2012 Boas, Hoje fui ver como e que estava a agua e estava igual, o balde que e branco ate fica amarelo, parece que é mesmo ferro, ja foram para o lixo nem me vou dar ao trabalho que as colocar no aquario para que tenho um grande desgosto e prejuízo por causa de umas pedras, Obrigado aos que responderam ao tópico Abraços! Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
Recommended Posts