Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Eu vou remontar o meu aquário e o ultimo fim-de-semana fui a terra dos meus avós e vi la umas pedras, lindas, mas estão cheia de ferrugem por causa da água, penso eu, já li que o ferro faz bem as plantas, mas será prejudicial para os peixes. Já as fervi umas 3vezes e limpei com uma escova de arame, estão dentro de agua, e a agua fica com uma espécie de gordura por cima. Será que trará consequências a curto e a longo prazo?

Se alguém souber agradeço a ajuda.

Abraços

Fábio Silva

EDIT: As pedras em questão é xisto.

Editado por Lupper
Publicado:

Infelizmente essa ferrugem nao está na sua forma orgânica pelo que é perigosa para os peixes causando um provável envenenamento quimico

Publicado:

Antes de mais obrigado pela resposta.

Mesmo que as ferva umas 10vezes o componente estará sempre na pedra? ou ira diminuir, com a fervedura.

Obrigado!

Publicado: (editado)

O ferro nao é afectado pela fervura infelizmente dado que a ferrugem é dos componentes mais difíceis de remover até nas nossas canalizações.

Editado por SusanaPaço
Publicado: (editado)

Já tentaste palha ou escova de aço? (Edição: Já vi que sim)

Se as pedras são assim tão boas, talvez valha a pena usar uma dremel e um disco de escova de aço e limpá-las

Claro que fala um gajo que por causa de uma pedra pequena (que depois nem sequer usou), comprou ácido, mergulhou a dita em Lixívia durante uma semana, foi a uma lavagem de carros para usar a agulheta de alta pressão, etc etc... LOL

Abraços e boa sorte

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

O problema é que eu acredito que a pedra tenha ferro em todo o lado e não so a superfície, sempre que ia escovando ela ficava na mesma.

Não há nada a fazer.

Obrigado TonyCh

Abraços

Publicado:

Desculpa lá insistir (eu não conseguiria resistir a umas pedras "lindas") mas tens a certeza que é mesmo óxido de ferro? Já raspaste um pouco e passaste um íman? Se houver mesmo óxido de ferro, as partículas vão reagir. Não tanto como uma barra de ferro mas vão reagir... Se não reagirem, o teste final seria mergulhar uma das pedras num balde de água durante uma semana e depois fazer um teste ao Fe da água... se estiver inalterado, metia as pedras no aquário.

Pronto, vou me calar de vez. Se não quiseres arriscar ou isto der muito trabalho, deita-as fora :)

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Boas.

Será que poderias colocar umas fotos das pedras? ..

Não será o chamado Xisto " Barrento " que apresenta uma cor assim fora do normal? ...

Se puderes colocar foto agradecia ..

Cumps,

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Publicado:

Epah, vocês são uns gajos porreiros.

Pensei que mais ninguém ia pegar neste assunto. :D

Obrigadão pessoal!

Desculpa lá insistir (eu não conseguiria resistir a umas pedras "lindas") mas tens a certeza que é mesmo óxido de ferro? Já raspaste um pouco e passaste um íman? Se houver mesmo óxido de ferro, as partículas vão reagir. Não tanto como uma barra de ferro mas vão reagir... Se não reagirem, o teste final seria mergulhar uma das pedras num balde de água durante uma semana e depois fazer um teste ao Fe da água... se estiver inalterado, metia as pedras no aquário.

Pronto, vou me calar de vez. Se não quiseres arriscar ou isto der muito trabalho, deita-as fora :)

Abraços

Tony

Lindas, as pedras para mim estão ao meu gosto.

Não me apetecia nada deitar as pedras fora, ja me fartei de esfregar, não tenho o teste do ferro, será que haverá algum parâmetro que se altere consequente do ferro?

O teste do iman ainda nao fiz.

Boas.

Será que poderias colocar umas fotos das pedras? ..

Não será o chamado Xisto " Barrento " que apresenta uma cor assim fora do normal? ...

Se puderes colocar foto agradecia ..

Cumps,

Xisto barrento? Nunca ouvi falar, as pedras são pretas e com uns tons de barro num laranja.

Vou tentar colocar fotografias das pedras, vou busca-las e ja meto aqui as fotos.

Abraços

Publicado:

Boas,

As minhas pedras são um pouco mais escuras, ja tirei fotos, vou deixa-las aqui para que me possam ajudar,

dsc02520w.jpgdsc02522sp.jpgdsc02523h.jpgdsc02524b.jpg

dsc02526i.jpgdsc02527j.jpgdsc02528q.jpgdsc02529nx.jpgdsc02530k.jpgdsc02532u.jpgdsc02533y.jpgdsc02534b.jpg

Desde já o meu obrigado!

Publicado:

Boas,

Hoje fui ver como e que estava a agua e estava igual, o balde que e branco ate fica amarelo, parece que é mesmo ferro, ja foram para o lixo nem me vou dar ao trabalho que as colocar no aquario para que tenho um grande desgosto e prejuízo por causa de umas pedras,

Obrigado aos que responderam ao tópico

Abraços!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!