Joao1972 Publicado Março 27, 2012 Publicado Março 27, 2012 Olá.... Tenho um aquário montado faz mais ou menos 20 dias. Fertilizante, cascalho, algumas rochas porosas, ja coloquei um tronco, filtro a funcionar e o respectivo termostato,. Neste momento tenho a água a 27 graus mas pretendo fixar-me nos 26 pois julgo ser uma temperatura aceitável para muitas das espécies, estou certo?! Ando com algumas dificuldades em fixar o ph a minha água sai da torneira com um ph a rondar os 7 e neste momento tenho 7.6 ja estou a adicionar ph minus da sera e espero mais tardar amanhã ter o meu ph um pouco abaixo dos 7. Pergunta: terão sido as pedras "cascalho" que me alterou o ph, visto sair da torneira perto do 7?! Pergunta: Tenho o meu aquário com plantas e na medição de oxigénio da-me o indicado para ter peixes no entanto noto que as plantas estão a ficar um pouco amareladas será por o fertilizante não ser o mais indicado ou a relação O2 vs CO2 não ser a indicada?! Pergunta: Quais os principais aspectos que deverei ter em atenção antes de colocar peixes e como faço para conseguir obter umas plantas vistosas? Obrigado pela atenção João Citar
Ric.Gomes Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 conselho: não uses químicos no aqua principalmente os de alteração de pH pois estes embora sejam 'seguros' promovem alterações muito bruscas e violentas! isso rapidamente te mata os peixes. opta por métodos naturais de promover a baixa do pH. resposta: é bem provável que sejam as pedras. resposta: o mais provável é que as plantas ainda não passaram a fase de 'habituação', tal como acontece quando replantas uma planta térrea, ela vai-se um bocado a baixo para depois despontar com força, no entanto sem uma descrição detalhada do aquário (setup e rotinas de fertilização e iluminação) e sem a opinião de alguém mais entendido que eu em plantas, nao podemos confirmar isto. resposta: o factor mais importante para teres tudo em condições no aqua é, PACIÊNCIA. em relação as plantas da-lhes luz segundo as necessidades e 'comida' q.b.. CO2 também pode ajudar. em relação aos peixes não queiras moldar o aquário aos peixes, molda sim o teu gosto em relação as condições que tens no aqua e que tipo de peixes puderes ter nessas mesmas condições. Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
SusanaPaço Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 Antes de mais por favor faz o setup do Aqua e diz-nos aquilo que pretendes. Fotos ajuda muito Citar
Joao1972 Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 Olá... Antes de mais obrigado pelas dicas, sou novo nisto mas espero poder concretizar um desejo de há muito O aquario tem 120cm perto de 240lt Filtro externo termostato 300w areão e substrato fertil por baixo algumas rochas porosas e um tronco plantas e um buzio que presumo terá vindo com as plantas. 3 lampadas de 5w cada Já esta a funcionar na totalidade filtros e aquecedor faz umas 3 semanas. 1º Problema: não cosigo estabilizar o ph sai da torneira menos de 7 e neste momento anda a rondar os 7.2 e os 7.6 estou a utilizar o ph minus da sera mas o facto é que ele não estabiliza a menos de 7 que é o que desejo, que fazer? será um problem com o areão ou com o tronco? 2º Problema: tenho uma espécie de véu branco a cobrir o meu tronco será isto que causa a subida do meu ph? 3º Problema: As plantas que tenho no aquario estão a desfazer-se qual a causa disto? ph? Duvida: Aquando da instalação adicionei bacterias a quantidade indicada para os litros, qual a periodicidade com que faço esta adição?! Desculpem a ignorancia mas quero aprender se me puderem esclarecer agradecia... Desde já o meu agradecimento Citar
Lupper Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Boas, como já disseram o melhor e não usares químicos para baixar o pH, isso só poderá trazer problemas, vai criar oscilações no pH o que pode ser prejudicial para a fauna. Usa pedras, na filtragem também há métodos para baixar o pH. não sei quais mas sei que há. O pH não e nenhum bicho de sete cabeças, as plantas ainda estao a ambientar-se, a maior parte das plantas, se não todas, são reproduzidas em forma emersa, e em forma emersa tem características que submersas não tem, então tem de haver um período de habituação, já li por aqui pessoal que as plantas pareciam mortas sem folhas, e depois rebentaram e cresceram com saúde, é preciso dar ter. Esse "veu" nos troncos é normal nos primeiros tempos, depois acaba por desaparecer. Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
TonyCh Publicado: Março 30, 2012 Publicado: Março 30, 2012 (editado) Boa Tarde Considerando-me também um novato nestas andanças, houve várias coisas que me chamaram à atenção neste tópico. 1. Não mencionas que plantas tens? É que se forem anúbias vá que não vá mas se forem coisas muito exigentes, a tua afirmação: "3 lampadas de 5w cada" explica tudo... 15W para 240Lts de aquário? Eu num de 60L tinha 48W e achava pouco, quanto mais 240Lts 2. PH... como já foi dito várias vezes, é má política usares químicos para baixar o PH, isso não resolve nada a médio prazo. Ainda por cima tens um tronco que com o passar dos meses te deveria baixar o PH... o teu valor daqui a 6 meses deveria andar à volta de 6.8 ou menos (depende do tamanho do tronco) se a água da torneira sai a 7. Tu dizes que o teu PH é 7.6. Das duas uma: - A água da torneira tem CO2 e este, ao evaporar, faz-te subir o PH - Tens qualquer coisa calcária no aquário. Para tirares isso a limpo, aconselhava-te meteres um pouco de água da torneira num copo, esperar 24h e depois medir o PH. Se continuar em 7 é a opção 2, se subir, é a opção 1. Caso seja a opção 2, retira uma amostra do cascalho e mete num copo com água da torneira e espera mais 24h e volta a medir o PH... se subir sabes qual o culpado. Para as rochas e outros artefactos que possas ter no aquário, faz o teste do limão, i.e. tira a rocha em questão e deita umas gotas de limão em cima. Se fizer "bolhinhas" é calcária. Também poderias fazer isso com o cascalho mas depende da granulometria. Se for muito fino podes não ver as bolhas. O teste do copo é mais certinho. Claro que se o objectivo é teres um aquário tipo africano, o PH alto até é bom mas julgo que não é isso que tu queres... descobre o culpado e elimina-o. Caso seja a opção 1, sabes que o PH vai eventualmente descer um pouco devido ao tronco. Para o fazer descer mais, só usando turfa no filtro que deixa a água ligeiramente amarelada. Outra opção (mas que acaba por ser uma escravidão) é injetares CO2 que baixa, temporariamente, o PH. O problema é que mal desligas o CO2, ele vai começar a subir. A turfa é bem mais simples. 3. Ciclo do azoto - Tens duas hipóteses mas no teu caso só recomendo uma... arranja testes para amónia, nitritos e nitratos e vai vigiando. Quando tiveres amónia a 0, nitritos a 0 e Nitratos em alguma coisa (não 0), o aquário está ciclado e podes começar a introduzir alguma fauna (eu disse alguma, não é 20 peixes duma vez. 3-4 POR SEMANA é suficiente). Vai vigiando os parâmetros pois apesar de ciclado, a colónia de bactérias tem que ajustar-se à quantidade de amónia produzida (nº de peixes). Cuidado que já tenho visto algumas pessoas chegarem cá, dizerem que têm o aquário a trabalhar há 15 dias e que amonia, nitritos e nitratos estão a 0 e que vão meter peixes... isso não é estar ciclado... isso é não ter iniciado o ciclo ainda. Claro que a adição de bactérias ajuda mas, por experiência própria, não faz milagres... o ciclo vai desenrolar-se como deve, quer com bactérias introduzidas quer sem elas. Fiz uma remontagem há 2 semanas e só agora a amónia começou a descer e os nitritos a disparar. Espero que para a semana os nitritos também desapareçam e finalmente apareçam nitratos. 4. O teu tronco (aquelas coisas brancas). Ferveste o tronco várias vezes como deve ser? Deixaste-o de molho durante uns tempos? A hipótese mais provável se fizeste isso tudo é que sejam apenas bactérias a comerem os nutrientes que restaram no tronco. Eventualmente vai acabar por desaparecer. Se não fizeste nada disso também podem ser fungos ou outra coisa qualquer. Espero ter ajudado Abraços e boa sorte. Tony Editado Março 30, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts