Gerardo Publicado Março 27, 2012 Publicado Março 27, 2012 (editado) Boas ppl, Após 2 semanas de espera chegou o tão famoso orçamento para o Salgado e todo o material necessário... ou não!? Pedia a ajuda ao mais experientes para verem se falta algo neste setup ou se devo alterar alguma coisa... -Aquario 120*50*60 (360l) -Sump +- 50litros -Furo + coluna seca -Calha t5 -Escumador v2skim 600 -filt. Biologica Are. Coral -filtro de Areia -La de vidro fluvial 500g -Bomba de retorno eheim compact 5000 -Bomba de Movimentaçao seio prop 530 -40 Kg de rocha viva -Sal -Areao Obrigado atempadamente pela ajuda e comentários Editado Março 27, 2012 por Gerardo
rakiki_gti Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 boas eu mudava muita coisa.. lol o que vais querer ter no aquario ? peixes , pexeis e corais que tipo de corais ? tudo isso influencia as mudanças. em relação ao que colocaste , nao precisas de 40 kilos de rocha viva.. podes colocar uma boa parte morta ou tipo 90 % morta e uma parte viva , poupas muito dinheiro em rocha. a bomba de circulação é insuficiente para esse aquario e para essa litragem.. la de vidro fora , em termos da calha t5 quantas ? acho que devias rectificar melhor isso, pois o equipamento que tens ai nao me parece ser o mais adequado para algo com 360 litros.
Gerardo Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 (editado) Boas rakiki_gti o setup foi feito numa suposta loja da especialidade, e isto e material recomendado por eles... Dai eu estar a colocar o setup para saber a opinião dos mais "batidos" nesta área. Podes ajudar na configuração / equipamento ou loja A ideia e ter peixes e corais. nada de duros porque ainda não estou no nível para nem com os conhecimentos. Editado Março 27, 2012 por Gerardo
spinreef Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 ola, na minha modesta opinião: -Aquario 120*50*60 (360l) Se os 50 forem largura trocava pelos 60 (é uma questão de gosto mas facilita no layout e na iluminação) -Sump +- 50litros Quanto maior melhor mas assim tambem esta bem -Furo + coluna seca Ok -Calha t5 Eu punha 6x39w ou 6x54w -Escumador v2skim 600 Muito fraco para o aquario -filt. Biologica Are. Coral ??? -filtro de Areia Não punha -La de vidro fluvial 500g Não punha -Bomba de retorno eheim compact 5000 Penso que a 3000 chega -Bomba de Movimentaçao seio prop 530 Aqui uma Vortech mas para uma solução low-cost ate podes por SunSUns -40 Kg de rocha viva Ok -Sal Ok, mas tambem podes usar agua natural -Areao Ok Adicionava um reactor de kalk e um sistema de reposição automatico.
Pedro Conceição Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 Concordo com o spinreef. Só uns apontamentos: - O aqua vinha com coluna seca e 2 furos; - A sump colocava 90x40x40; - Calha, sem dúvida colocava 6x54w. As lâmpadas de 39w são pequenas demais; - O escumador tens o BM NAC7, como mínimo; - Bomba de retorno é mesmo a de 3000, a de 5000 vai limitar a depuração; - Sem dúvida uma Vortech MP40, mas para quem não tem possibilidade financeira é optar por 2 SunSun JPV-201B que faz, cada uma, 6000lt/h. Ter em atenção que a filtragem biológica vai ser feita na rocha e na areia, e a "mecânica" pelo escumador. Nada de lãs. O filtro de areia é bom, mas tem a sua manutenção obrigatória e em aquário iniciais não é necessário. Móvel, tens? Não sei qual a loja onde pediste orçamento mas consigo denotar que não acompanhou totalmente a evolução dos salgados, dando algum equipamento desajustado. MEGA ARQUIVO
rakiki_gti Publicado: Março 28, 2012 Publicado: Março 28, 2012 pois , se calhar nao aconcelharam da melhor maneira, tens ai a opinião do pedro e do spinreef , concordo com eles a unica coisa que eu alteraria é como ja referi em cima nao colocava 40 kilos de rocha viva isso é um dinheirao so em rocha , coloca muito mais rocha morta e menos rocha viva , o dinheiro que poupas na rocha dá para comprares um bomba de circulação melhor ou mesmo um escumador melhor...
Gerardo Publicado: Março 28, 2012 Autor Publicado: Março 28, 2012 (editado) Ok, Muito obrigado a Todos já estou a procurar valores para as alterações... Alguma loja aqui para a zona de Almada ou Lisboa de confiança? Editado Março 28, 2012 por Gerardo
spinreef Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Em relação á rocha não concordo. Tudo bem que se pode usar alguma rocha morta mas não nessas percentagens. Como ja foi dito 1000 vezes neste forum e noutros, uma das bases de um bom reef são a rocha e o escumador. Penso que aqui tem que se apostar bem de inicio.
Artur Jorge Alves Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Na margem sul tens Avipeixe em almada esta abrir uma loja so para salgados, tens a fixeplanet no barreiro planet em coina. alem de teres algumas boas lojas online que podem ter preços mais atrativos, uma vez que vais escolher o material que desejas, podes sempre comparar os preços!!! Quanto ao resto, a malta já te deu os conselhos apropriados. Boa Sorte!
rakiki_gti Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 Em relação á rocha não concordo. Tudo bem que se pode usar alguma rocha morta mas não nessas percentagens. Como ja foi dito 1000 vezes neste forum e noutros, uma das bases de um bom reef são a rocha e o escumador. Penso que aqui tem que se apostar bem de inicio. sim concordo que a rocha seja importante assim como o escumador mas a rocha nao precisa ser viva , a rocha irá ciclar e ganhar vida fazendo o mesmo trabalho que a rocha viva. ok o ciclo é mais demorado. tens varios exemplos de pessoal que fez com 100% rocha morta e tem grandes aquarios. alem de que usar rocha morta ajuda a criar o lyout melhor pois podes demorar o tempo que quiseres a faze-lo a seco, controlas melhor as pragas do aquario pois esta menos suceptivel há rocha trazer pragas... dai colocar so um pequena percentagem de rocha viva para ajudar a arrancar o ciclo...
Pedro Conceição Publicado: Abril 2, 2012 Publicado: Abril 2, 2012 A questão da rocha morta é relativa. O idea é colocar 50% de cada, mas podemos iniciar um aquário com 90% de morta. A única diferença é o tempo que leva a estabilizar o aquário, dado que existe sempre propagação de bactérias e fauna proveniente da rocha. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts