barrel_stuf Publicado Março 24, 2012 Share Publicado Março 24, 2012 (editado) Considerando que não vou ligar a lâmpada UV ao filtro, vou fazê-lo separadamente com recurso a uma bomba. Normalmente os filtros UV consistem num objecto cilíndrico com uma lâmpada no seu interior, uma entrada e uma saída para a água. É suposto ligarmos à saída e à entrada um tubo. Qual é o diâmetro desse tubo? Considerando uma ligação simples, com uma bomba que pucha ou empurra a água, utilizando uma lâmpada de 9 W qual a potência que a bomba deve ter? Eu uma vez tive uma bomba de filtro interno que dizia 400 litros hora e não puxava água para um filtro externo porque não tinha força... As bombas como esta http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=718 de 300 litros hora são capazes de puxar água para fora de um lago e novamente para dentro? Editado Março 24, 2012 por barrel_stuf Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Share Publicado: Março 24, 2012 O diâmetro do tubo depende do diâmetro da entrada e saída do UV. O meu dá para regular (cortando) para a mangueiras mais grossas. (é este: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=641 ) Agora tens é que ter atenção ao débito. O sistema funciona pelo tempo que a água está exposta à luz, fazendo assim a eliminação e esterlização. Se o débito for muito, os resultados serão baixos. Há tabelas próprias (e tem que dizer no filtro) que informam relativamente aos watts o caudal máximo por hora para eliminar algas e o caudal máximo para esterlizar (que será muito menor). (OBS: Estou no trabalho e isto está tudo bloqueado por isso não as consegui ir buscar, mas procura no google pelas da JBL, BOYU, ets). Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Eu sei, já as vi todas, no site da jebo. Mas eu não sei se as bombas do link que aí pus servem para puxar a água para fora e para dentro de um lago, misturando com o facto de o caudal ter de ser mínimo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Por exemplo, para este: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=691 , que bomba devo usar, considerando que o lago tem 750 litros? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Share Publicado: Março 24, 2012 Mais importante que a capacidade do lago é o caudal da água que vai passar pelo filtro. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Sim, no link diz qual o caudal. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Share Publicado: Março 24, 2012 Penso que com essa bomba os 9w sirvam apenas para tirar algumas algas, mas é a minha opinião. No UV deve ter a indicação dos máximos por hora para esterlizar e para apenas eliminar algas. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 (editado) Penso que com essa bomba os 9w sirvam apenas para tirar algumas algas, mas é a minha opinião. No UV deve ter a indicação dos máximos por hora para esterlizar e para apenas eliminar algas. São 36 W, só tinho medo que não tenha potência suficiente para fazer subir, descer e voltar a subir. Editado Março 24, 2012 por barrel_stuf Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Share Publicado: Março 24, 2012 São 36 W, só tinho medo que não tenha potência suficiente para fazer subir, descer e voltar a subir. Ahhhh, o problema é só esse? Essa bomba eleva (dizem eles) até 90 cm Espero ter ajudado Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Ok, lol, obrigado compincha Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts