Filtro UV para lago.

Recommended Posts

Considerando que não vou ligar a lâmpada UV ao filtro, vou fazê-lo separadamente com recurso a uma bomba.

Normalmente os filtros UV consistem num objecto cilíndrico com uma lâmpada no seu interior, uma entrada e uma saída para a água. É suposto ligarmos à saída e à entrada um tubo.

Qual é o diâmetro desse tubo?

Considerando uma ligação simples, com uma bomba que pucha ou empurra a água, utilizando uma lâmpada de 9 W qual a potência que a bomba deve ter? Eu uma vez tive uma bomba de filtro interno que dizia 400 litros hora e não puxava água para um filtro externo porque não tinha força... As bombas como esta http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=718 de 300 litros hora são capazes de puxar água para fora de um lago e novamente para dentro?

Editado por barrel_stuf

Partilhar nas redes sociais

O diâmetro do tubo depende do diâmetro da entrada e saída do UV.

O meu dá para regular (cortando) para a mangueiras mais grossas. (é este: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=641 )

Agora tens é que ter atenção ao débito. O sistema funciona pelo tempo que a água está exposta à luz, fazendo assim a eliminação e esterlização. Se o débito for muito, os resultados serão baixos.

Há tabelas próprias (e tem que dizer no filtro) que informam relativamente aos watts o caudal máximo por hora para eliminar algas e o caudal máximo para esterlizar (que será muito menor).

(OBS: Estou no trabalho e isto está tudo bloqueado por isso não as consegui ir buscar, mas procura no google pelas da JBL, BOYU, ets).

Penso que com essa bomba os 9w sirvam apenas para tirar algumas algas, mas é a minha opinião.

No UV deve ter a indicação dos máximos por hora para esterlizar e para apenas eliminar algas.

Penso que com essa bomba os 9w sirvam apenas para tirar algumas algas, mas é a minha opinião.

No UV deve ter a indicação dos máximos por hora para esterlizar e para apenas eliminar algas.

São 36 W, só tinho medo que não tenha potência suficiente para fazer subir, descer e voltar a subir.

Editado por barrel_stuf

São 36 W, só tinho medo que não tenha potência suficiente para fazer subir, descer e voltar a subir.

Ahhhh, o problema é só esse?

Essa bomba eleva (dizem eles) até 90 cm ;)

Espero ter ajudado :)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!