Recommended Posts

Publicado

criadeira_para_poecilideos.jpg

Trata-se de uma criadeira para poecilídeos (guppies, espadas, platis e molinésias) construída a partir de um aquário de 20 litros (quanto maior melhor), pois esta criadeira, servirá também como aquário comunitario (ao mesmo tempo) .

Esta criadeira oferece ao aquarista a vantagem de não precisar separar as fêmeas "grávidas" do aquário comunitário, que funcionará dentro do próprio aquário de criação, como mostra o desenho .

Será escolhido um aquário normal para a criação de poecílideos . Nele serão colocadas paredes de acrilíco ou plástico, que serão fixadas no mesmo por meio de encaixes (laterais)- como um estojo e por sobreposição (no fundo) .

O acrilíco pode ser obtido de uma imensa variedade de produtos sem uso, tais como pranchetas velhas, pedaços de acrilíco, fichários, estojos de cd colados, etc. Pode ser obtido também facilmente em lojas que fazem boxes para banheiros (aquelas divisórias acrilícas que ficam para isolar o compartimento do chuveiro do resto do banheiro) .

Os encaixes poderão ser construídos com canetas plásticas do tipo bic, pequenos conduítes plásticos, pedaços de régua, etc. (depende da criatividade do aquarista) .

Os alevinos são expelidos normalmente, um por um, podendo chegar a várias dezenas, saindo de cabeça e enrolados . A maioria já rompe a pequena membrana que os envolve no simples contato com a água - e iniciam a absorção do saco vitelino aderido ao corpo .

Outros caem no fundo do aqua e levam alguns minutos para o rompimento desta membrana e o início da natação, ocasião em que os adultos devoram-nos facilmente .

Após o início da natação os peixes (alevinos) tendem a procurar a superfície - muitos acreditam que isto ajuda no desprendimento da membrana embrionária .

Mas o fato é que à medida em que forem nascendo, vão a superfície para tomar a primeira golfada de ar que irá encher a bexiga natatória, órgão responsável pelo peso específico dos peixes na água.

Depois disso se escondem por algum tempo (instinto natural) e posteriormente começam a sair para a procura de alimento.

Por esta razão, ao meu ver, toda e qualquer criadeira deve permitir que o alevino circule por todas as zonas do aqua - fundo, centro e superfície - isto faz parte do ciclo natural e podem influir no sucesso do número de crias obtidas .

É recomendável a introdução de plantas soltas (estilo cabomba) também no aqua das matrizes reprodutoras, pois isto ajudará os filhotes na obtenção de esconderijos imediatos , até que possam achar (no fundo) os buracos da criadeira que os levarão à segurança .

A introdução de plantas do mesmo tipo no compartimento dos alevinos, servirá para melhor aclimatação dos mesmos no aqua de nascimento, bem como suas pequenas folhas propiciarão algas acessórias na alimentação dos alevinos .

PONTO IMPORTANTE : Deverá haver uma segunda placa acrilíca para ser colocada no fundo do aqua das matrizes, após o nascimento de todos os alevinos . Isto evitará o risco dos mesmos adentrarem novamente no aqua das matrizes e serem devorados . Esta segunda placa, obviamente, não possuirá furos e será colacada diretamente sobre a primeira .

Abraço a todos

Lescanjr

Publicado:

sera que podes colocar desenhos ou fotos de algum esquema ja construido. para mais facil compreençao?

ate agora parece uma boa ideia mas nao sei se entendi bem.

Publicado:

Olá Bruno

Eu já mandei o esquema - desenho da criadeira construída . Ele não aparece na mensagem ? Daqui o vejo bem . Se por acaso não estiver aparecendo, peço que me avisem para tentar mudar a imagem de servidor .

Abra~ço

Lescanjr

Publicado:

Eu nao tou a ver nada alias nao consigo ver nada que seja .kit.net

Publicado:

Oi, de facto tb não consigo ver a imagem.

Como já tinha dito num outro post, os sites alojados em .kit.net não são vistos através de alguns ISP's Portugueses, dado que pelo que me foi dito pelo meu ISP, existe um bloqueio na embratel.

um abraço

Ricardo

Ricardo Roque

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Olá pessoal

É realmente um problema este negócio de bloqueio de imagens por alguns servidores . Da última vez que eu tentei mudar para a Sapo, conforme sugestão de um membro de vossa comunidade, simplesmente não consegui e quase não existem mais hospedeiros gratuitos aqui no Brasil que possibilitem a postagem. Nem o kit net é gratuito agora - só o tenho por já possuí-lo antes . Peço aos colegas aí de Portugal, se possível, que postem esta imagem em um outro servidor, a fim de que ela se torne visível a todos . O engraçado é que o projeto de estufa diy também está hospedado no kitnet e o pessoal não reclamou . Acho que estão conseguindo ver . Estão ? Por favor, me ajudem .

Abraço

Lescanjr

Publicado:

Viva!

Alguem que ve a imagem pode repeti-la noutro servidos, por favor!

E' que ando para construir uma coisa dessas, tenho umas ideias, mas queria ter experiencias de outras pessoas.

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

pois para mim era bom tambem pois tambem tenho 4 maternidades, dessas que se compram em lojas com gupys femeas, e uma com alevins e plantas.

Poderia ser util para retirar umas ideias.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!