brunofrancisco89 Publicado Março 22, 2012 Publicado Março 22, 2012 Boas pessoal. Gostaria de ter a vossa ajuda para me tirarem dúvidas técnicas. Sou muito nabo nisto. É assim, tenho um aquario Kit Sirius 61x31x40 da Aquapor. Porém, vem ainda com este sistema de iluminação: http://www.aquapor.pt/pt/luminarias/compac.html Ou seja, isto é lampada economizadora de casquilho. E queria mudar para algo melhor... é possível? Como se faz...? Mantem-se a mesma tampa ou substitui-se tudo? Cumprimentos! Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk Citar Opinem -> <- Opinem
Ruy M. Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 Já tive um igual. Para plantas esquece essa iluminação... Eu no meu coloquei duas lampadas Philips e27 a 6400k 20w com vidro protector (não são faceis de arranjar), assim as lampadas não têm qualquer contacto com humidade. As lampadas vão ser colocadas nas extremidades do aquário, naquele espaço no plastico... se quiseres podes retirar a luminaria original porque sendo assim não faz lá qualquer falta. Compras 2 casquilhos e27 que ofereçam bom isolamento, fazes uns 4 buracos paralelos em cada extremo mas atenção que as lampadas devem ficar direcionadas para o centro do aquário, estuda isso antes de fazer os buracos... Fazes as ligações dos fios ao casquilho (podes aproveitar o original), de seguida podes fixar os casquilhos ao aquário utilizando braçadeiras de plastico (utilizando os buracos claro está), apertas de forma a que o casquilho fique completamente imovel.È so colocar a lampada e está pronto. Aconselho a colocar papel de aluminio na parte interior da tampa para aproveitar ao maximo a luz... Assim podes ficar com uma excelente iluminação mantendo a tampa e a baixo custo, tive um plantado (um plantado a sério) com esta iluminação "DIY" e nunca me deu qualquer problema. Citar
brunofrancisco89 Publicado: Março 23, 2012 Autor Publicado: Março 23, 2012 Desde já obrigado! Pareceu-me confuso e complicado ao ler à primeira... Tenho plantas resistentes tipo anubias e egerias mas fora isso é para esquecer realmente. Lampadas t5 não dá? Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk Citar Opinem -> <- Opinem
BrunoFrancisco Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 Uma ajudita pessoal... Já tentei falar com o pessoal da aquapor mas a comercial que me respondeu nem está a ver bem o aquário... enfim. De qualquer das formas diz que não é possível comprar uma nova tampa com calha t5. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 Bruno, vai aos DIY, na zona de projectos e de concluído e vais encontrar várias respostas. Se for preciso ajuda, "apita". Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
BrunoFrancisco Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Bruno, vai aos DIY, na zona de projectos e de concluído e vais encontrar várias respostas. Se for preciso ajuda, "apita". Tenho andado por lá. Parece-me tudo muito especifico para cada caso. Porém uma coisa é comum... barras de LED do Ikea e dos chineses, etc. Há quem goste, há quem não goste... e falam em K... isso é o quê? A partir de quanto é bom e o que pode prejudicar ou beneficiar? Aconselham estes Leds? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 (editado) Os "k" (kelvin) é a temperatura/côr da luz. Pelo que tenho lido o ideal para aquariofilia situa-se entre os 6000k e os 10000k. Os led's do Ikea não aconselho (experiência própria). Editado Março 24, 2012 por Jorge N. Ferreira Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
mad&mor Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Os "k" (kelvin) é a temperatura/côr da luz. Pelo que tenho lido o ideal para aquariofilia situa-se entre os 6000k e os 10000k. Os led's do Ikea não aconselho (experiência própria). x2 Citar
BrunoFrancisco Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Em principio vou arrancar com um DIY para lampadas PLL de 36W. Podia optar por 55W mas parece-me demais para um aquário de 60x30x40... Até porque depois facilmente teria um boom de algas nos primeiros tempos... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Em principio vou arrancar com um DIY para lampadas PLL de 36W. Podia optar por 55W mas parece-me demais para um aquário de 60x30x40... Até porque depois facilmente teria um boom de algas nos primeiros tempos... As algas não depende só da luz, mas também dos nutrientes que há na água Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
brunofrancisco89 Publicado: Março 24, 2012 Autor Publicado: Março 24, 2012 Certissimo! Mas nisso até nem tenho tido grandes problemas. Mas já se sabe, basta um descuido... Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk Citar Opinem -> <- Opinem
Ruy M. Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Eu vou ver se fiquei com alguma fotografia do aquário com as lâmpadas para perceberes, com a imagem vais perceber... Já vi pessoal colocar t5 nestes aquários, deu foi algum trabalho. Não sei se compensa uma pll 36w; as "economizadoras" são também lâmpadas fluorescentes e é mais difícil encontrar o material para pll... Optando por pll eu colocaria duas lâmpadas 18w para obter uma melhor distribuição de luz. Citar
brunofrancisco89 Publicado: Março 24, 2012 Autor Publicado: Março 24, 2012 Em principio com a tampa que tenho duas seria complicado... pensei numa pll de 36w seria a potência ideal. Na aquaeden arranja-se bem pelo que vejo... inclusive ja tenho um orçamento que me deram 30€ todas as peças... Citar Opinem -> <- Opinem
Ruy M. Publicado: Março 25, 2012 Publicado: Março 25, 2012 Dá perfeitamente para colocar 2 pll de 18w, assim até podes obter uma melhor combinação de espectros. Não sei se é o caso, mas espero que não estejas a pensar colocar a lampada pll 36w na luminária original do aquário. Citar
brunofrancisco89 Publicado: Março 25, 2012 Autor Publicado: Março 25, 2012 Não isso não. Estou a pensar num DIY que vi de um aquario igual. Vou fazer de raiz. Sim... espectro seria melhor com certeza Mas queria não ocupar muito espaço para depois colocar ainda uma barrita de leds para moonlight. Citar Opinem -> <- Opinem
Ruy M. Publicado: Março 25, 2012 Publicado: Março 25, 2012 Sim, dá para colocar tudo. a pll 18w tem 22cm, a de 36 tem 41cm, se cabe lá uma de 36 cabem lá 2 de 18w. Eu não sou fã de efeitos moonlight, mas podes perfeitamente utilizar apenas um led potente para esse efeito. Tens é que saber ver a "potencia" nos led... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 25, 2012 Publicado: Março 25, 2012 Não isso não. Estou a pensar num DIY que vi de um aquario igual. Vou fazer de raiz. Sim... espectro seria melhor com certeza Mas queria não ocupar muito espaço para depois colocar ainda uma barrita de leds para moonlight. Que tipo de barra de leds? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
brunofrancisco89 Publicado: Março 25, 2012 Autor Publicado: Março 25, 2012 Que tipo de barra de leds? Ainda não decidi por nenhum em específico até porque ainda ando a aprender. Algum conselho? Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk Citar Opinem -> <- Opinem
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 25, 2012 Publicado: Março 25, 2012 Tem que ser led's de alto rendimento. Em portugal ainda é caro. Manda vir de fora. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
BrunoFrancisco Publicado: Março 26, 2012 Publicado: Março 26, 2012 Tem que ser led's de alto rendimento. Em portugal ainda é caro. Manda vir de fora. Alto rendimento para um moonlight? Pensei que isso fosse para iluminar mesmo... porque na secção DIY muita gente compra nos chineses ou em lojas de aquariofilia mas dos mais simples e baratos... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 26, 2012 Publicado: Março 26, 2012 Alto rendimento não é para a moonlight, é para a iluminação diurna! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ruy M. Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 Alto rendimento não é para a moonlight, é para a iluminação diurna! Lol para iluminar de dia temos o sol. Para iluminação convencional queres tu dizer. Com 3 ou 4 leds azuis de 5 ou 10mm dispersos pelo aquario resolve-se a questão, os leds azuis nunca são muito potentes... Citar
brunofrancisco89 Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 Alto rendimento não é para a moonlight, é para a iluminação diurna! Lol para iluminar de dia temos o sol. Para iluminação convencional queres tu dizer. Com 3 ou 4 leds azuis de 5 ou 10mm dispersos pelo aquario resolve-se a questão, os leds azuis nunca são muito potentes... Pois era essa a ideia. Lampadas pll diy para a iluminação e leds azuis para moonlight. Na secção do patrocinador aquaeden já podem ver as peças que quero e os gastos. Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk Citar Opinem -> <- Opinem
brunofrancisco89 Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 Já comprei o planeado mas agora tenho um problema e conto convosco para me ajudarem XD Estou desesperado de ajuda para uma coisa que para qualquer um de vocês deve ser básico e simples. Eu comprei todo o material para fazer o upgrade na iluminação mas não sei cravar os fios no balastro. Não sou electricista nem tenho a minima formação ou conhecimento da area e tudo me faz confusão embora goste de aprender e tenho-me dado bem... Conseguem ajudar-me? Meto o fio lá no buraquito e depois para ele lá ficar preso? http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/p ... t=&menu=22 Abraço Citar Opinem -> <- Opinem
Ruy M. Publicado: Março 31, 2012 Publicado: Março 31, 2012 Tens ai um esquema se for preciso. Depende do balastro, alguns têm um parafuso, outros basta lá encaixar o fio que fica preso. Citar
Recommended Posts