vitorneves Publicado Março 22, 2012 Publicado Março 22, 2012 Ouvi falar aqui pela net que mesmo durante o dia nao é necessario ter a luz ligada durante o dia inteiro pergunto se sera correto? Obrigado Citar
mad&mor Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Eu tenho a luz ligada 6H por dia (12H30 > 18h30) A minha cabomba é que não gosta muito Meti um timer porque a EDP não perdoa xD Cumps. Citar
Geada Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 (editado) É correcto, não precisas de ter todo o dia a iluminação ligada. Agora tens 2 coisas diferentes estas a usar a iluminação só para ter luz no aquário ou tens plantas no mesmo? Como sabes na natureza a intensidade do sol varia e as plantas nunca apanham a intensidade máxima durante todo o dia, a quem utilize um esquema de luzes consoante o dia passa jogando com temperaturas de cor (kelvins) e intensidade de iluminação para recriar a natureza, eu por exemplo utilizo as luzes em pleno durante 8 horas mas pode ir das 6h as 10h (plantado) ou mais nalguns casos . Agora quem não tem plantas a iluminação é mais para teres um ciclo de luz para os peixes e claro decoração mas ai não precisas de muita potencia. Outra coisa se tiveres o aquário em kit com tampa muito dificilmente tens iluminação para um bom plantado, apesar de algumas marcas conseitoadas como ada e fluval já têm kits com iluminação excelente o preço é que da dores de estômago. Editado Março 22, 2012 por Geada Citar
mad&mor Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Eu pelo menos pretendo (a longo prazo) adquirir uma calha para o meu aqua de 60cm, mas teria que ter um timer interno para alternar entre 3 tipos de Luz (2 PPL ou LED de Ks diferentes, e depois à noite, moonlight) Nem sei se há e nem sei se o meu bolso será compatível com isso xD Citar
Geada Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 São raras as calhas que têm timers internos e as que existem são caras quanto mais ter dois ou mais. Citar
Geada Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Bom isso perfaz 75 litros, o ideal seria algo em torno dos 75 W para poderes fazer um bom plantado, vê estas: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=797&pageNum_AquarioRS=0&idcat=2&cat=&subcat=&menu=4 (o preço não é dos melhores mas têm dois circuitos independentes que dá para fazer o que queres além de ter 3 tipos diferentes de lâmpadas para teres um espectro de luz mais alargado) http://crystalred.eu/produto/1234/jad-pl-800/ (calha do mesmo modelo da minha mas a minha é de 150cm, diz que é jad mas é boyu, preço barato mas só tem um circuito e são pll que infelizmente não tens tantas opções como nas t5 em temperatura de cor, mas eu estou satisfeito). Citar
mad&mor Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 São espectaculares!! Mas quem iria gostar mesmo disso não eram só as plantas... Era também a EDP xD Mas obrigado Geada! :3 Cumps! OFFTOPIC : Aquaden é mesmo ao pé de mim! Fui lá ontem para comprar uns reds mas não tinham, os vivos deles são caros mas bons! Citar
Geada Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 É isso que muita gente esquece, mais vale gastar muito e bem que pouco e mal. Temos de ter confiança no vendedor e saber que a origem da fauna é de confiança e de boas linhagens. Citar
Recommended Posts