tixxa Publicado Março 21, 2012 Publicado Março 21, 2012 Boa noite tenho um aqua de cerca de 75 litros com o seguinte set up: - 42watts luz 7h diárias - substrato manado - fertilizaçao com flourish e flourish iron 1 x por semana - co2 caseiro de plantas tenho: - limnophila - anubias - feto de java - cryptocoryne - tiger lotus De ha algum tempo para cá tenho notado a limnophila a ficar verde escura, perdeu aquela cor verde bonito e na maior parte dos sítios ficou muito escura, parece um escuro como se estivesse a ficar podre mas a têxtura da planta está normal... Desde que coloquei o co2 (ha cerca de 3 meses) notei apenas grandes diferenças na lotus red, que antes disso não dava sequer folhas e agora ja as tem bem como caules de cerca de 3cm (não está aquela bela planta com folhas enormes e que chegam a superficie da agua). Apenas tenho duas hipoteses para o que está a acontecer: falta de substrato fertil e/ou falta de macros.... O que acham? não sendo a limnophila das plantas mais "exigentes" estou a achar esquisito o que está a acontecer... Aceitam-se opinioes e conselhos. Cumps Patrícia Citar
jpospr Publicado: Março 21, 2012 Publicado: Março 21, 2012 Boas Podes indicar quais são os parâmetros da água a nível de Nitratos Fosfatos Fertilizas com Potássio? Kelvins das lâmpadas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tixxa Publicado: Março 22, 2012 Autor Publicado: Março 22, 2012 Boas e desde ja obrigado por tentares me ajudar! De nitratos tenho 10 e fosfatos 0.75. Tenho o fertilizante seachem de potassio mas ja ha bastante tempo que nao uso. Em relaçao aos kelvins sinceramente não faço ideia... não têm nada escrito referente a isso nem consegui sabê lo quando as comprei. Cumps Patrícia Citar
jpospr Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Bem, falando de forma "grosseira" ou seja de forma não rigorosa fundamentalmente é essencial que na coluna de água existam 3 Nutrientes Fundamentais para que a Fotossíntese de processe. Nitratos Fosfatos Potassio Nitratos devem rondar os 20ppm Fosfatos devem rondar 2ppm Potassio devem rondar os 20ppm Se te faltar um dos compostos o processo é interrompido, por isso se não fertilizas com Potássio provavelmente será por isso. Eu subiria os valores dos Fosfatos. Agora voltando a falar de uma forma mais correcta Apesar de teres os Nutrientes Macros (Nitratos, Fosfatos e Potássio) na coluna de água deverão estar os Nutrientes Micros que muitas vezes vêm nas TPA's e uma fonte de Carbono Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Manik48 Publicado: Março 22, 2012 Publicado: Março 22, 2012 Esse escuro das plantas é verde? Já experimentaste esfregar as folhas? Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
tixxa Publicado: Março 22, 2012 Autor Publicado: Março 22, 2012 boa noite jpospr na tua opinião devo fertilizar com potassio e fosfatos, achas que o seachem de fosfatos é uma boa solução? e devo seguir as intruçoes que vem na embalagem ou alterá-las? estava a pensar fertilizar um dia com micros, outro ferro, outro potassio e outro fosfatos. Farei bem em fertilizar assim? Manik48 Sim o escuro é verde, faz lembrar algas verdes escuras, tem um aspecto de velha... mas como a limnophila não tem aquela folha grossa não da para esfregar... Tenho a cryptocoryne brown que também nao tá muito bem, perdeu muitas folhas e devia ter uma cor castanha escura em vez disso está a ficar um pouco esverdeada. Citar
jpospr Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 (editado) boa noite jpospr na tua opinião devo fertilizar com potassio e fosfatos, achas que o seachem de fosfatos é uma boa solução? e devo seguir as intruçoes que vem na embalagem ou alterá-las? estava a pensar fertilizar um dia com micros, outro ferro, outro potassio e outro fosfatos. Farei bem em fertilizar assim? Sim produtos da seachem são bons Deves fertilizar de forma a chegar aos valores ideais, de modo a que entre a 1ª fertilização e a seguinte o valor não chegue a 0 Editado Março 23, 2012 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts