Eliezer costa Publicado: Abril 27, 2012 Autor Share Publicado: Abril 27, 2012 essa da papa caseira é que eu ainda vou ter de estudar...:D ervilha ja dou mas só as vezes ...so uma pergunta ervilha cozida ou crua? Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Abril 27, 2012 Share Publicado: Abril 27, 2012 E posso juntar micros com macros e pôr lá dentro? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Abril 27, 2012 Share Publicado: Abril 27, 2012 Preferia que fosse em dias alternados porque há componentes das micros que podem reagir mais com componentes das macros mas é possível (há uma formulação na Internet que imita o TPN+ mas em quantidades maiores). Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 2, 2012 Autor Share Publicado: Maio 2, 2012 Depois de umas ferias...(1 dia) estou de volta TPA logo que possivel :D fertelizar (uma exelente ida ao algarve xD) acabar o filtro externo... um mês bem repleto... :D pelo que vi o meu musgo ainda não se fixou (isto vai-me dar panos para mangas...) mas nenhum dos meus abitantes morreu durante a minha ausencia... :D Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Share Publicado: Maio 2, 2012 o musgo leva uns bons meses. Quando tinha, levou uns 3 ou 4... depois disso, mesmo arrancando, voltava a crescer tipo praga lol. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manik48 Publicado: Maio 2, 2012 Share Publicado: Maio 2, 2012 Manik48 A formulação foi pensada para um aquário densamente plantado com lotação completa de fauna (há um desequilíbrio intencional de 3:4 entre os nitratos e potássio). Assume-se ter muita luz e CO2 nos 30ppm. Se tiveres menos luz e menos CO2 podes fertilizar menos. Se tiveres menos plantas também fertilizas menos. Eu planeei, para um aquário de 60L: 5ml de Macros Dom, Ter, Qui 5ml de Micros Seg, Qua, Sex Sábado descanso, TPA 50% Domingo. Podes reduzir para apenas 2 fertilizações semanais, sei lá, 10ml Terça de macros, 10ml de micros à Quinta ou coisa assim (para aqua de 60l) Alterações só vais ver ao fim de 2 semanas ou isso e podes ir ajustando. Abraços Tony PS - Quem quiser encomendar para o Eliezer trazer, agradeço que o faça o mais cedo possível para eu esta noite fazer logo as mistelas todas necessárias. Quem quiser pelas vias normais (ctt) é só mandar MP. Quem quiser os dados de Lisboa tem aqui EPAL o musgo leva uns bons meses. Quando tinha, levou uns 3 ou 4... depois disso, mesmo arrancando, voltava a crescer tipo praga lol. Abraços Tony Desculpem mas tive casamento, ferias, e dores de cabeça e não acompanhei este tópico durante uns dias. Confirmo o que o tony disse do musgo, o meu agora está mega fixo (suja-se qb) e quando o corto volta a crescer do nada xD Tony, só tenho mesmo hipótese de fertilizar 1 vez por semana (estou em casa de sexta a domingo, poderia fertilizar sexta com macros e domingo com micros ou vice versa). Se achares que é possível eu encomendo-te via ctt uma mistela dessas para mim abraço Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Share Publicado: Maio 3, 2012 novidades... nenhumas :D tenho agora um problema... pelos vistos as minhas plantas começaram a gostar do meu aqua e crescem e crescem e crescem... ja tenho as minhas cambobas a atingir o maximo do aqua tendo agora obrigatoriamente de as podar :D agora gostava de alguns conselhos sobre a sua poda...se cortar elas iram continuar a crescer? ou iram parar por onde cortei? e o que podar ira criar raizes? se sim como faço? entretanto ficam mais umas fotozinhas (começo a gostar de tirar fotos :D) podem ver as cambaombas ja a sairem do nivel da agua :D (crescem bem as malandras xD) o meu guppy sobrevivente (este é o mais velho :D só pela cor sei quem foi o pai xD) 2 dos 7 sobreviventes à aventura dos ctt :D (os teu meninos arianita xD) esta foi só porque ele (ela na faço a minima) estava a fazer pose para a foto :DDD Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Share Publicado: Maio 3, 2012 Está muito bonito, parabéns Quanto a essas plantas... não tenho nenhuma dessas portanto a ajuda é limitada mas creio ter lido que, depois de podar, elas ramificavam no ponto do corte mas não tenho a certeza. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Share Publicado: Maio 3, 2012 obrigado tony :D está a ficar...depois de trabalhar é uma boa terapia estár a organizar e reonamentar... axo que vou ter de aumentar a minha dose de co2 pois começam a aparecer umas algas castanhas nas plantas...embora os meus meninos (R.C) vão tratando delas mas ja se começão a notar... :D e utilizar mais paciencia à espera que o musgo agarre :@ quanto às plantas tambem ja li essa observação mas isso vai-me trazer mais problemas que beneficios :D ficar a espera de mais experts xD Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Share Publicado: Maio 3, 2012 Algas, Algas, Algas.... um mal geral que aparece neste tipo de aquários. Não te esqueças é que, mesmo com todos os parâmetros bons, os aquários também precisam de amadurecer e nesta fase ainda são um pouco instáveis o que dá origem às algas. Eu tenho agora umas staghorn rabujentas em cima da minha lilaeopsis. Tirar não consigo e se cortar as folhas não vai haver lilaeopsis nenhuma.... aumentei o CO2 até fazer espuma pelo aquário todo e mantenho o regime de fertilização... vamos ver quem é que ganha. Neste momento estou a ignorar o problema. Pode ser que a alga sinta o desprezo e se vá embora lol Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Share Publicado: Maio 3, 2012 estou a utilizar a mesma tecnica...despreso :D alem disso os meus novos abitantes gostam espicialmente desta alga...eles comem tudo e na deixam nada :D se não fosse por ser um pouco desagradavel à vista ate nem me preocupava... Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Share Publicado: Maio 3, 2012 Pois os meus não lhe tocam o que já era de esperar. É pouca a fauna que toca em algas filamentosas. Talvez meta Excel para as matar de vez mas por enquanto quero ver se basta o CO2 para parar o crescimento delas (coisa que ainda não aconteceu). Ontem o CO2 foi tanto que até a alga parecia fazer pearling lol. Ficou com milhares de bolhas de CO2 presas à sua estrutura mas pareceu ter crescido também... enfim... vou esperar uma semana. Se aquilo continuar... vou ter que tomar medidas mais radicais. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 7, 2012 Autor Share Publicado: Maio 7, 2012 Bons dias :D novidades... depois de um TPA/limpesa/poda/replantagem fui tentar aplicar CO2 (formula caseira)...não sei bem porque não teve os efeitos pretendidos...possivelmente algo correu mal na formula, pouca pressão e muito lenta...estou sinceramente voltado em experimentar a formula liquida...dizem que os resultados são bons...(mais uma coisa a deitar para a agua) vou ver se hoje encontro algo nas loja de aveiro... quanto ao meu projecto DIY...está mal encaminhado o silicone não aderiu...vou ter de ir verificar outro tipo de cola...(dores de cabeça) Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Maio 7, 2012 Autor Share Publicado: Maio 7, 2012 esquecime de por uma fotozinha de má qualidade do aqua depois da poda... não estou a gostar de como as plantas estão posicionadas...alguns conselhos? Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 7, 2012 Share Publicado: Maio 7, 2012 Tony, só tenho mesmo hipótese de fertilizar 1 vez por semana (estou em casa de sexta a domingo, poderia fertilizar sexta com macros e domingo com micros ou vice versa). Se achares que é possível eu encomendo-te via ctt uma mistela dessas para mim Pois infelizmente acho que um regime diário ou pelo menos tri-semanal seria muito mais vantajoso. A quantidade de nutrientes que terias que despejar no início da semana para a fertilização semanal preocupava-me pois ainda estamos a falar de 6ppm de Nitratos, 9ppm de potássio e 3ppm de fosfatos... sem falar na quantidade de ferro e de magnésio... Já consideraste a hipótese de um fertilizador automático? Os da eheim parecem muito porreiros e dão para uma semana inteira. Eu já pensei comprar 2 para micros e macros naquelas alturas em que vou de férias. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B.Silva Publicado: Maio 7, 2012 Share Publicado: Maio 7, 2012 Boas Eliezer 1º parabens tanto pelo aquario como pela boa progressão que tens vindo a demonstrar, em conhecimentos e dedicação ao hobby. 2º se pretenderes podes usar as podas da Cambomba para tonar essa area mais densa, aumentando o verde de fundo. (estou longe de ter quaisquer conhecimentos esteticos!!!) Um pequeno aparte, e desculpa de estou a ser inconveniente, mas eu acredito que a maior parte do pessoal deste Forum é muito boa onda, com grande entreajuda. Sei que não foram correctos contigo mas acho que não deves alimentar polémicas. Retira o dito cognome da assinatura. Citando: " Sem stress que a vida é curta". Mais uma vez desculpa se estou a meter-me onde nao sou chamado. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manik48 Publicado: Maio 7, 2012 Share Publicado: Maio 7, 2012 (editado) Pois infelizmente acho que um regime diário ou pelo menos tri-semanal seria muito mais vantajoso. A quantidade de nutrientes que terias que despejar no início da semana para a fertilização semanal preocupava-me pois ainda estamos a falar de 6ppm de Nitratos, 9ppm de potássio e 3ppm de fosfatos... sem falar na quantidade de ferro e de magnésio... Já consideraste a hipótese de um fertilizador automático? Os da eheim parecem muito porreiros e dão para uma semana inteira. Eu já pensei comprar 2 para micros e macros naquelas alturas em que vou de férias. Abraços Tony Fertilizadores automáticos?!?! Sempre a aprender, nem sabia que existiam. São a mesma coisa que os alimentadores automáticos? -> http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.jsp?key=liniendetail_27669_ehen - isto dará para sólidos? Eliezer, quanto à poda das cabombas é exactamente como fizeste: cortar onde quiseres. Não há segredo, ela volta a crescer e muito Podes tentar fazer uma moita bem densa de cabombas juntando-as mais. Pessoalmente gosto muito do efeito que formam (tenho-as a tapar a esquerda toda do meu aqua). Abraço Editado Maio 7, 2012 por Manik48 Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 7, 2012 Share Publicado: Maio 7, 2012 São parecidos mas mais baratos claro. Quase que comprava dois por 17€ cada um (em segunda mão) mas na altura mudei de ideias... sou muito inconstante lol. Os da eheim parecem bons. O único problema que vi no manual era que aquilo usava um ciclo diário e não semanal, i.e. só se podia programar várias doses (acho que eram 4) num espaço de 24h e ele repetia o ciclo todos os dias. No entanto, na altura também me surgiu a ideia de os ligar a um relógio temporizador digital. Se O temporizador só os ligava dia sim, dia não conseguia que cada aparelho só executasse o programa dia sim e dia não. Com os dois temporizadores programados para DOM, TER, QUI e SEG, QUA, SEX conseguiria simular na perfeição a adição de macros e micros em dias alternados É só alta tecnologia comigo... até me admira como é que ainda não arranjei maneira de fazer TPA's, alimentação, podas e fertilizações automáticas lol. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jplonga Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 Boas, Quando descobrires a das TPA's automáticas avisa... Abraço... Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 Em teoria não é difícil. O problema está nas tubagens pela casa toda. No entanto, quem esteja a construir casa ou comprar apartamento em projecto, talvez valha a pena. É uma questão de colocar uma saída de esgoto e uma torneira junto ao aquário. Depois seria a questão de arranjar um controlador para vigiar níveis minimos e máximos via sensor dentro do aquário, uma válvula solenoide para líquidos de forma a poder abrir e fechar a torneira por impulso electrico, uma bomba submersa ligada ao mesmo sistema (para extrair a água) e um temporizador semanal... ao domingo as 15h por ex o sistema entrava em acção i.e. a bomba começava a retirar água até ao nível mínimo predefinido. Uma vez atingido esse nível, o controlador desligava a bomba imersa e abria a válvula solenoide e a água começava a entrar. Quando atingisse o nível máximo, a válvula desligava e pronto. Não dá é para sinfonar o fundo assim Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 ...nem para colocar Prime Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 Por acaso até dá! Precisas de uma válvula de injeção calibrada como aquelas que se utilizam para injetar co2 diretamente na mangueira. Tudo o que terias que fazer seria providenciar a quantidade desejada que pela diferença de pressão negativa, a água, a medida que passava pelo venturi, ia sugando o prime. O mais complicado seria ajustar a quantidade injetada ao volume da TPA. Outra hipótese seria utilizar um daqueles fertilizadores automático (liquidoser da Eheim) e programá-lo para deitar a quantidade de prime necessária exactamente no momento em que a bomba imersa era desligada e activado o programa de enchimento. Tenho a certeza que o espaço de tempo entre encher o aquário e a colocação do prime seria perfeitamente ajustado para o prime ir neutralizando os metais pesados e o cloro. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manik48 Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 Falha grande desse sistema: A temperatura da água que ia entrar no aquário lol estou a ver que vou continuar com o TPN para já Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 Hmm... não há falha nenhuma... é só passar a água da torneira por uma caldeira ou termoacumulador regulado para 27 graus e já está. Alias... com um sistema automático, já nem há necessidade de TPA's de 50% uma vez por semana.... podias fazer 7% todos os dias e ai a temperatura não interessa nada Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manik48 Publicado: Maio 8, 2012 Share Publicado: Maio 8, 2012 gostava de ser inteligente.. -.-´´ xD Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts