o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

ou já agora 120x50x50 e tinha 300L... o problema que a 50cm de profundidade tinha que arranjar uma luminária mais potente para chegar ao fundo... e depois ainda tenho o problema que gosto de áquarios com hardscape de rochas (estilo iwagumi) mas também gosto de escalares... não combina uma coisa com outra... bah... eu devia era estar quieto... é só dores de cabeça

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu não disse que não dava uma passagem nos filtros, disse lavar, como vocês fazem.

Eu tenho umas coisinhas bonitas nos intakes que impedem muita... M#&$% de entrar lá pa dentro.

Depois quando faço TPAs, aproveito um baldinho de água do aquário para lavar esponjas.

As ceramicas só chocalho no balde da água da TPA.

 

Não ando a lavar pedrinha a pedrinha, com uma pinça e uma escova de dentes.

 

Eu tenho problema com UMA alga, que veio numa dose de musgo. Não acredito que o problema seja os filtros.

Todas as outras algas... nunca tive problemas, nem dou grande importância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo a premissa que filtragem a mais nunca é demais.

 

No entanto em aquários de 200 L para cima, acho que essa premissa já não será tão importante. Essa litragem já permite um ecossistema bem mais estável o que te permite também poupar um bocado na filtração.

 

É como te digo, no teu caso não hesitava e não gastava um tusto. Esses dois chegam perfeitamente.

 

Há filtros que fazem 2000 L/H, mas é um bicharoco que além de ser caro, tem um tamanho de um bloco de apartamentos.

 

Quando chegas ao ponto em que precisas de ter uma filtragem dessas, acho que a opção sump é muito mais fácil e eficiente

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 1 e900 e 1 e1501 para 200l de água. É pouco? :lol:

 

Em breve terei mais litros e serão este 2 filtros a fazer o serviço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a brincar, não fiques ofendido... :)

 

Não ando a lavar pedrinha a pedrinha, com uma pinça e uma escova de dentes.

 

Não teria paciencia para isso... limpo 5 em cada vez e uso uma lupa de cabeça com iluminação led para ter a certeza que cada poro está desinfectado. :P :P :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul: só tenho o pro 3 2071 neste momento. Ecco pro já foi e com o reactor montado inline, a circulação efectiva (medida por mim) dá 585L/h... insuficiente para um de 200-300L acho eu. Sem reactor dá 900l/h efectivos (de 950 anunciados)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês só estão a medir a "quantidade" de litros que o filtro faz e não a "qualidade" da filtragem.

E se um filtro fizer menos l/h e tiver + qualidade de filtragem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê mais acima o que disse... começa por "os fabricantes não são parvos" :)

 

Paul: Cuba nunca mais mas um relvado de parvula... imagina... uma paisagem montanhosa tipo Irlanda... era tão giro....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que até seria compativel com corydoras mas não haveria muito abrigo para se esconderem... os ancistrus é que não dispenso e vão ter que aprender a viver no meio das rochas LOL

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul: só tenho o pro 3 2071 neste momento. Ecco pro já foi e com o reactor montado inline, a circulação efectiva (medida por mim) dá 585L/h... insuficiente para um de 200-300L acho eu. Sem reactor dá 900l/h efectivos (de 950 anunciados)

 

Pois, se tivesses os dois filtros chegava.

 

Tens que ver sempre o que é que vais ter no aquário. Um iwagumi não suja muito por exemplo, não é preciso uma filtragem excessiva. Já um aquário com óscares merece no minimo uns 1500 L de filtragem, por exemplo.

 

Sabes que em teoria o filtro que já tens chega (4x o volume do aquário). Por isso se fores por peixes um pouco maiores (que obviamente sujam mais) se calhar não perdes nada em pores mais qualquer coisa (da ordem dos 500 L/h). Se for o caso de teres um aquário bem plantado e com poucos peixes, só o pro chega perfeitamente.

 

É como o triangulo luz, nutriente, CO2, tem de estar tudo bem equilibrado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas numa coisa o Toutinho tem razão, nem se está a falar do volume para matérias filtrantes (razão pela qual escolhi o JBL)

 

Nao, também não me refiro só ao volume do copo. imagina que tens um JBL e1501 cheio só de esponjas? Não é igual a ter esponjas e ceramicas. Cerâmicas também há muitas... agora pelo que li, o melhor passa pelo matrix da seachem. Entendes? Qualidade e quantidade em conjunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus reproduzem-se como coelhos sem madeira... só meti um tronco no nano para os filhotes pois parece-me que têm mais necessidades que os adultos... os meus adultos desde que comam as pastilhas que tambem tem madeira.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, no meu aquário não há falta de madeira. Também comprei umas pastilhas dessas com madeira e à base de vegetais, mas os ancistrus andam sempre entretidos a rapar algas de todo o lado que nunca lhe tocam...

 

Acho que mesmo que quisessem era impossível! :P

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e com isto tudo ainda não fiz um ca#&"%# hoje!! :)

 

Mas querias ter feito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro este forum, fico com umas duvidas resolvidas mesmo sem as publicar, mas depois tenho logo outras, hehe

Vamos lá....

 

Vou comprar um aqua de 120/40/50, o que deve andar uns bons 240litros (mais que os meu actual mini de 20litros, mas mais e a mulher matava-me ou acordava com menos 1Kg de carne) por isso... para esse menino que tipo de filtro devo ter.

 

Pelas contas que tenho visto um com 600l/h não chega é isso? ou se chegar, convem ter uma boa capacidade para as materias filtrantes é isso?

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro este forum, fico com umas duvidas resolvidas mesmo sem as publicar, mas depois tenho logo outras, hehe

Vamos lá....

 

Vou comprar um aqua de 120/40/50, o que deve andar uns bons 240litros (mais que os meu actual mini de 20litros, mas mais e a mulher matava-me ou acordava com menos 1Kg de carne) por isso... para esse menino que tipo de filtro devo ter.

 

Pelas contas que tenho visto um com 600l/h não chega é isso? ou se chegar, convem ter uma boa capacidade para as materias filtrantes é isso?

 

Boas

 

1º seria mais fácil abrires um tópico com as duvidas todas. Vês o tópico de ajuda do Paul e a malta passa lá a orientar.

2º tens sempre a possibilidade de despachar a mulher LOOOOL

Sobre o filtro, a minha opinião é essa, comprar um filtro com 5xs ou 10xs mais capacidade que o aquário, não chega para uma boa filtragem. Há que equipar bem o interior.

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não chega mas um filtro de 100l/h com um 20lts de mátérias filtrantes também não resolve. É um equilibro entre a capacidade das matérias filtrantes e o seu débito.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu na fiz nada, estou com um ca"#$%& de uma dor no pescoço e nas costas....vou tomar um comprimido e deitar-me no sofá...

 

É o que dá fazer de cavalinho e relinchar até mais não...LOL

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.