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Não me convencem!!! Não gosto mesmo de matemática... só gostei no 8º ano, porque a professora era uma estagiária toda giraça. Foi o único ano que não tive nenhuma falta a essa disciplina. LOL

Bruno Pires

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Tal como eu não gosto de lagosta e tu não gostas de camarões, também temos direito de gostar ou não de matemática... isso não invalida que a lagosta é comestível assim como é o camarão e que tudo pode ser explicado pela matemática.

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"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

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Matemáticamente, toda a gente sabe que 15camarões fazem uma lagosta LOOOOOOOOL

 

Afinal há um marisco que eu gosto MUITO, lembrei agora.

Camarão do rio, bem temperadinho...

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Tal como eu não gosto de lagosta e tu não gostas de camarões, também temos direito de gostar ou não de matemática... isso não invalida que a lagosta é comestível assim como é o camarão e que tudo pode ser explicado pela matemática.

 

Enganas-te, eu gosto de camarões... tenho alguns 10 aquas de camarões ahahahaha

 

Eu sei que tudo (ou quase tudo) pode ser explicado pela matemática e não critico quem goste.

Iinfelizmente (para mim) na minha área de "trabalho" uso muita matemática embora não seja das coisa que mais goste.

Bruno Pires

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Eu agora estava preparado para escrever aqui um testamento sobre a beleza da matemática mas a verdade é que tudo se resume a que a matemática é ensinada de forma incorreta em Portugal (e muitos outros países). Tu não vês alunos da primeira classe (atual primeiro ano) a odiarem matemática. Esse ódio só vai aparecendo a medida que vão avançando nos anos letivos e os professores desligam, cada vez mais, o mundo real da matemática.

 

Um professor da primeira classe, quando quer ensinar a soma ou a subtração da exemplos como "o João tem 3 maçãs e a Joana tira-lhe duas... com quantas ficas?"... os alunos acabam por perceber o sentido e conseguem aplicá-lo a uma conta do género 5-3=2. Se lhes perguntares a seguir porque é que fizeram a conta, todos eles respondem "Ora, é óbvio... para saber com quantas maçãs fico!".

 

O engraçado é que 95% dos professores, a medida que lecionam em turmas mais avançadas (1º, 2º e 3º ciclo) julgam que já não é necessário fazer perceber determinado teorema ou demonstração com recurso a exemplos parvos porque os alunos conseguem entender a equação ou teorema pela simples interpretação dos números... e têm toda a razão... só que.... esquecem que não estão a dar o sentido que a grande parte dos alunos precisa de conhecer para se dedicar a aprender algo.

 

O aluno da primeira classe aprende a subtrair para saber com que brinquedos, maçãs ou seja o que for fica se o colega lhe retirar X brinquedos. O aluno do 7º ano sabe que tem que usar a fórmula resolvente para determinar uma equação do segundo grau mas para ele a aplicabilidade prática é nula... portanto pensa que está a perder tempo e consequentemente não se dedica à matemática.

 

Eu próprio só percebi a utilidade da fórmula resolvente no segundo ano da universidade quando estava a resolver um problema qualquer económico que o prof nos tinha dado e depois de todos os cálculos cheguei a uma equação de segundo grau... de repente (passados 7 anos de ter aprendido a fórmula) é que se fez luz ao fundo do túnel e finalmente estava perante um exemplo real e prático em que a fórmula tinha a sua utilidade... agora pergunto eu... a minha professora do 7º ano, não poderia, na altura, ter dado um exemplo (mesmo que fosse parvo) em que a fórmula fosse útil?

 

Infelizmente fui submetido ao mesmo processo que a grande maioria e confesso que gosto mais da matemática hoje do que quando andava a estudar e era precisamente pelo que acabei de escrever.

 

Cumprimentos

 

Tony

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"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

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Eu agora estava preparado para escrever aqui um testamento sobre a beleza da matemática mas a verdade é que tudo se resume a que a matemática é ensinada de forma incorreta em Portugal (e muitos outros países). Tu não vês alunos da primeira classe (atual primeiro ano) a odiarem matemática. Esse ódio só vai aparecendo a medida que vão avançando nos anos letivos e os professores desligam, cada vez mais, o mundo real da matemática.

 

Um professor da primeira classe, quando quer ensinar a soma ou a subtração da exemplos como "o João tem 3 maçãs e a Joana tira-lhe duas... com quantas ficas?"... os alunos acabam por perceber o sentido e conseguem aplicá-lo a uma conta do género 5-3=2. Se lhes perguntares a seguir porque é que fizeram a conta, todos eles respondem "Ora, é óbvio... para saber com quantas maçãs fico!".

 

O engraçado é que 95% dos professores, a medida que lecionam em turmas mais avançadas (1º, 2º e 3º ciclo) julgam que já não é necessário fazer perceber determinado teorema ou demonstração com recurso a exemplos parvos porque os alunos conseguem entender a equação ou teorema pela simples interpretação dos números... e têm toda a razão... só que.... esquecem que não estão a dar o sentido que a grande parte dos alunos precisa de conhecer para se dedicar a aprender algo.

 

O aluno da primeira classe aprende a subtrair para saber com que brinquedos, maçãs ou seja o que for fica se o colega lhe retirar X brinquedos. O aluno do 7º ano sabe que tem que usar a fórmula resolvente para determinar uma equação do segundo grau mas para ele a aplicabilidade prática é nula... portanto pensa que está a perder tempo e consequentemente não se dedica à matemática.

 

Eu próprio só percebi a utilidade da fórmula resolvente no segundo ano da universidade quando estava a resolver um problema qualquer económico que o prof nos tinha dado e depois de todos os cálculos cheguei a uma equação de segundo grau... de repente (passados 7 anos de ter aprendido a fórmula) é que se fez luz ao fundo do túnel e finalmente estava perante um exemplo real e prático em que a fórmula tinha a sua utilidade... agora pergunto eu... a minha professora do 7º ano, não poderia, na altura, ter dado um exemplo (mesmo que fosse parvo) em que a fórmula fosse útil?

 

Infelizmente fui submetido ao mesmo processo que a grande maioria e confesso que gosto mais da matemática hoje do que quando andava a estudar e era precisamente pelo que acabei de escrever.

 

Cumprimentos

 

Tony

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197877&st=1675#entry1174037

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hm? Como assim?

 

O PP é das pessoas por quem nutro um especial ódio, por tudo aquilo que ele "representa" politicamente. Não pelo partido de que ele faz parte, mas pela pessoa que sempre demonstrou ser e por tudo o que já fez.

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Eu tenho um ódio especial por qualquer politico. Seja de direita ou esquerda lol.

 

 

Alguns são mais hipócritas e bandidos de que outros...

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Eu tenho um ódio especial por qualquer politico. Seja de direita ou esquerda lol.

 

Eu sou político. Sei fecundar o povo (mas só mulheres). Mas sou mais de frente e de trás. Quando é de ladex não me importa se é esquerda ou direita :P

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Actualizção :D

 

aproveitei umas horinhas e depois de estudar e fazer medições e contas (por isso ja devem esperar o pior) resolvi tentar usar a regra de ouro no meu aqua (não sei se resultou)

nessa cadeia de Acções foram verificados algusn problemas...a minha az está a ressentir-se muito da diminuição de horas que estava a fazer passar o aquario...estava neste momento com 8h e 2 horas de pausa...a hz a prencipio cresceu bastante e eu pensei que ate estivessem a gostar, mas nada...crescia so caule folhas bahhh...

tive de a podar e voltar a aumentar a luz...mas deverei ter de as substituir por pés mais farfalhudos que tenho guardados...a ver vamos

 

agora fotos...não tive tempo nenhum...

quero ver se hoje à tarde tiro uma ou com o telemovel para eu ter direito às postas de pescada xD

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como falado as fotos tiradas com o telemovel à hora de almoço xD

dsc00307xb.jpg

este é o presente estado geral do aquario, não mexi muito para ver se não faço asneiradas...claro que postas de pescada sempre são muito apreciadas, acho que alarguei muito o ponto de foco que falamos mas é como digo a matematica e eu, e depois o sentido de estetica...

dsc00308zr.jpg

vista panoramica

dsc00309cy.jpg

como estão as minhas HZ, volto a pedir desculpas mas foi com otelemovel o que associado a mim...bem dá nisto...

dsc00313xs.jpg

o meu ancistrus...e a greenspot...sempre presente :D.

tambem me estriei nos filmes mas ainda ando às voltas com isso :D...

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