Eliezer costa Publicado: Abril 27, 2012 Autor Publicado: Abril 27, 2012 essa da papa caseira é que eu ainda vou ter de estudar...:D ervilha ja dou mas só as vezes ...so uma pergunta ervilha cozida ou crua? Citar Eliezer "The end of the world"
mad&mor Publicado: Abril 27, 2012 Publicado: Abril 27, 2012 E posso juntar micros com macros e pôr lá dentro? Citar
TonyCh Publicado: Abril 27, 2012 Publicado: Abril 27, 2012 Preferia que fosse em dias alternados porque há componentes das micros que podem reagir mais com componentes das macros mas é possível (há uma formulação na Internet que imita o TPN+ mas em quantidades maiores). Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 Depois de umas ferias...(1 dia) estou de volta TPA logo que possivel :D fertelizar (uma exelente ida ao algarve xD) acabar o filtro externo... um mês bem repleto... :D pelo que vi o meu musgo ainda não se fixou (isto vai-me dar panos para mangas...) mas nenhum dos meus abitantes morreu durante a minha ausencia... :D Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 o musgo leva uns bons meses. Quando tinha, levou uns 3 ou 4... depois disso, mesmo arrancando, voltava a crescer tipo praga lol. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Manik48 Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Manik48 A formulação foi pensada para um aquário densamente plantado com lotação completa de fauna (há um desequilíbrio intencional de 3:4 entre os nitratos e potássio). Assume-se ter muita luz e CO2 nos 30ppm. Se tiveres menos luz e menos CO2 podes fertilizar menos. Se tiveres menos plantas também fertilizas menos. Eu planeei, para um aquário de 60L: 5ml de Macros Dom, Ter, Qui 5ml de Micros Seg, Qua, Sex Sábado descanso, TPA 50% Domingo. Podes reduzir para apenas 2 fertilizações semanais, sei lá, 10ml Terça de macros, 10ml de micros à Quinta ou coisa assim (para aqua de 60l) Alterações só vais ver ao fim de 2 semanas ou isso e podes ir ajustando. Abraços Tony PS - Quem quiser encomendar para o Eliezer trazer, agradeço que o faça o mais cedo possível para eu esta noite fazer logo as mistelas todas necessárias. Quem quiser pelas vias normais (ctt) é só mandar MP. Quem quiser os dados de Lisboa tem aqui EPAL o musgo leva uns bons meses. Quando tinha, levou uns 3 ou 4... depois disso, mesmo arrancando, voltava a crescer tipo praga lol. Abraços Tony Desculpem mas tive casamento, ferias, e dores de cabeça e não acompanhei este tópico durante uns dias. Confirmo o que o tony disse do musgo, o meu agora está mega fixo (suja-se qb) e quando o corto volta a crescer do nada xD Tony, só tenho mesmo hipótese de fertilizar 1 vez por semana (estou em casa de sexta a domingo, poderia fertilizar sexta com macros e domingo com micros ou vice versa). Se achares que é possível eu encomendo-te via ctt uma mistela dessas para mim abraço Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 novidades... nenhumas :D tenho agora um problema... pelos vistos as minhas plantas começaram a gostar do meu aqua e crescem e crescem e crescem... ja tenho as minhas cambobas a atingir o maximo do aqua tendo agora obrigatoriamente de as podar :D agora gostava de alguns conselhos sobre a sua poda...se cortar elas iram continuar a crescer? ou iram parar por onde cortei? e o que podar ira criar raizes? se sim como faço? entretanto ficam mais umas fotozinhas (começo a gostar de tirar fotos :D) podem ver as cambaombas ja a sairem do nivel da agua :D (crescem bem as malandras xD) o meu guppy sobrevivente (este é o mais velho :D só pela cor sei quem foi o pai xD) 2 dos 7 sobreviventes à aventura dos ctt :D (os teu meninos arianita xD) esta foi só porque ele (ela na faço a minima) estava a fazer pose para a foto :DDD Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 Está muito bonito, parabéns Quanto a essas plantas... não tenho nenhuma dessas portanto a ajuda é limitada mas creio ter lido que, depois de podar, elas ramificavam no ponto do corte mas não tenho a certeza. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 obrigado tony :D está a ficar...depois de trabalhar é uma boa terapia estár a organizar e reonamentar... axo que vou ter de aumentar a minha dose de co2 pois começam a aparecer umas algas castanhas nas plantas...embora os meus meninos (R.C) vão tratando delas mas ja se começão a notar... :D e utilizar mais paciencia à espera que o musgo agarre :@ quanto às plantas tambem ja li essa observação mas isso vai-me trazer mais problemas que beneficios :D ficar a espera de mais experts xD Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 Algas, Algas, Algas.... um mal geral que aparece neste tipo de aquários. Não te esqueças é que, mesmo com todos os parâmetros bons, os aquários também precisam de amadurecer e nesta fase ainda são um pouco instáveis o que dá origem às algas. Eu tenho agora umas staghorn rabujentas em cima da minha lilaeopsis. Tirar não consigo e se cortar as folhas não vai haver lilaeopsis nenhuma.... aumentei o CO2 até fazer espuma pelo aquário todo e mantenho o regime de fertilização... vamos ver quem é que ganha. Neste momento estou a ignorar o problema. Pode ser que a alga sinta o desprezo e se vá embora lol Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 estou a utilizar a mesma tecnica...despreso :D alem disso os meus novos abitantes gostam espicialmente desta alga...eles comem tudo e na deixam nada :D se não fosse por ser um pouco desagradavel à vista ate nem me preocupava... Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 Pois os meus não lhe tocam o que já era de esperar. É pouca a fauna que toca em algas filamentosas. Talvez meta Excel para as matar de vez mas por enquanto quero ver se basta o CO2 para parar o crescimento delas (coisa que ainda não aconteceu). Ontem o CO2 foi tanto que até a alga parecia fazer pearling lol. Ficou com milhares de bolhas de CO2 presas à sua estrutura mas pareceu ter crescido também... enfim... vou esperar uma semana. Se aquilo continuar... vou ter que tomar medidas mais radicais. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Maio 7, 2012 Autor Publicado: Maio 7, 2012 Bons dias :D novidades... depois de um TPA/limpesa/poda/replantagem fui tentar aplicar CO2 (formula caseira)...não sei bem porque não teve os efeitos pretendidos...possivelmente algo correu mal na formula, pouca pressão e muito lenta...estou sinceramente voltado em experimentar a formula liquida...dizem que os resultados são bons...(mais uma coisa a deitar para a agua) vou ver se hoje encontro algo nas loja de aveiro... quanto ao meu projecto DIY...está mal encaminhado o silicone não aderiu...vou ter de ir verificar outro tipo de cola...(dores de cabeça) Citar Eliezer "The end of the world"
Eliezer costa Publicado: Maio 7, 2012 Autor Publicado: Maio 7, 2012 esquecime de por uma fotozinha de má qualidade do aqua depois da poda... não estou a gostar de como as plantas estão posicionadas...alguns conselhos? Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Maio 7, 2012 Publicado: Maio 7, 2012 Tony, só tenho mesmo hipótese de fertilizar 1 vez por semana (estou em casa de sexta a domingo, poderia fertilizar sexta com macros e domingo com micros ou vice versa). Se achares que é possível eu encomendo-te via ctt uma mistela dessas para mim Pois infelizmente acho que um regime diário ou pelo menos tri-semanal seria muito mais vantajoso. A quantidade de nutrientes que terias que despejar no início da semana para a fertilização semanal preocupava-me pois ainda estamos a falar de 6ppm de Nitratos, 9ppm de potássio e 3ppm de fosfatos... sem falar na quantidade de ferro e de magnésio... Já consideraste a hipótese de um fertilizador automático? Os da eheim parecem muito porreiros e dão para uma semana inteira. Eu já pensei comprar 2 para micros e macros naquelas alturas em que vou de férias. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
B.Silva Publicado: Maio 7, 2012 Publicado: Maio 7, 2012 Boas Eliezer 1º parabens tanto pelo aquario como pela boa progressão que tens vindo a demonstrar, em conhecimentos e dedicação ao hobby. 2º se pretenderes podes usar as podas da Cambomba para tonar essa area mais densa, aumentando o verde de fundo. (estou longe de ter quaisquer conhecimentos esteticos!!!) Um pequeno aparte, e desculpa de estou a ser inconveniente, mas eu acredito que a maior parte do pessoal deste Forum é muito boa onda, com grande entreajuda. Sei que não foram correctos contigo mas acho que não deves alimentar polémicas. Retira o dito cognome da assinatura. Citando: " Sem stress que a vida é curta". Mais uma vez desculpa se estou a meter-me onde nao sou chamado. Cumps Citar
Manik48 Publicado: Maio 7, 2012 Publicado: Maio 7, 2012 (editado) Pois infelizmente acho que um regime diário ou pelo menos tri-semanal seria muito mais vantajoso. A quantidade de nutrientes que terias que despejar no início da semana para a fertilização semanal preocupava-me pois ainda estamos a falar de 6ppm de Nitratos, 9ppm de potássio e 3ppm de fosfatos... sem falar na quantidade de ferro e de magnésio... Já consideraste a hipótese de um fertilizador automático? Os da eheim parecem muito porreiros e dão para uma semana inteira. Eu já pensei comprar 2 para micros e macros naquelas alturas em que vou de férias. Abraços Tony Fertilizadores automáticos?!?! Sempre a aprender, nem sabia que existiam. São a mesma coisa que os alimentadores automáticos? -> http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.jsp?key=liniendetail_27669_ehen - isto dará para sólidos? Eliezer, quanto à poda das cabombas é exactamente como fizeste: cortar onde quiseres. Não há segredo, ela volta a crescer e muito Podes tentar fazer uma moita bem densa de cabombas juntando-as mais. Pessoalmente gosto muito do efeito que formam (tenho-as a tapar a esquerda toda do meu aqua). Abraço Editado Maio 7, 2012 por Manik48 Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
TonyCh Publicado: Maio 7, 2012 Publicado: Maio 7, 2012 São parecidos mas mais baratos claro. Quase que comprava dois por 17€ cada um (em segunda mão) mas na altura mudei de ideias... sou muito inconstante lol. Os da eheim parecem bons. O único problema que vi no manual era que aquilo usava um ciclo diário e não semanal, i.e. só se podia programar várias doses (acho que eram 4) num espaço de 24h e ele repetia o ciclo todos os dias. No entanto, na altura também me surgiu a ideia de os ligar a um relógio temporizador digital. Se O temporizador só os ligava dia sim, dia não conseguia que cada aparelho só executasse o programa dia sim e dia não. Com os dois temporizadores programados para DOM, TER, QUI e SEG, QUA, SEX conseguiria simular na perfeição a adição de macros e micros em dias alternados É só alta tecnologia comigo... até me admira como é que ainda não arranjei maneira de fazer TPA's, alimentação, podas e fertilizações automáticas lol. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 Boas, Quando descobrires a das TPA's automáticas avisa... Abraço... Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 Em teoria não é difícil. O problema está nas tubagens pela casa toda. No entanto, quem esteja a construir casa ou comprar apartamento em projecto, talvez valha a pena. É uma questão de colocar uma saída de esgoto e uma torneira junto ao aquário. Depois seria a questão de arranjar um controlador para vigiar níveis minimos e máximos via sensor dentro do aquário, uma válvula solenoide para líquidos de forma a poder abrir e fechar a torneira por impulso electrico, uma bomba submersa ligada ao mesmo sistema (para extrair a água) e um temporizador semanal... ao domingo as 15h por ex o sistema entrava em acção i.e. a bomba começava a retirar água até ao nível mínimo predefinido. Uma vez atingido esse nível, o controlador desligava a bomba imersa e abria a válvula solenoide e a água começava a entrar. Quando atingisse o nível máximo, a válvula desligava e pronto. Não dá é para sinfonar o fundo assim Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 ...nem para colocar Prime Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 Por acaso até dá! Precisas de uma válvula de injeção calibrada como aquelas que se utilizam para injetar co2 diretamente na mangueira. Tudo o que terias que fazer seria providenciar a quantidade desejada que pela diferença de pressão negativa, a água, a medida que passava pelo venturi, ia sugando o prime. O mais complicado seria ajustar a quantidade injetada ao volume da TPA. Outra hipótese seria utilizar um daqueles fertilizadores automático (liquidoser da Eheim) e programá-lo para deitar a quantidade de prime necessária exactamente no momento em que a bomba imersa era desligada e activado o programa de enchimento. Tenho a certeza que o espaço de tempo entre encher o aquário e a colocação do prime seria perfeitamente ajustado para o prime ir neutralizando os metais pesados e o cloro. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Manik48 Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 Falha grande desse sistema: A temperatura da água que ia entrar no aquário lol estou a ver que vou continuar com o TPN para já Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
TonyCh Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 Hmm... não há falha nenhuma... é só passar a água da torneira por uma caldeira ou termoacumulador regulado para 27 graus e já está. Alias... com um sistema automático, já nem há necessidade de TPA's de 50% uma vez por semana.... podias fazer 7% todos os dias e ai a temperatura não interessa nada Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Manik48 Publicado: Maio 8, 2012 Publicado: Maio 8, 2012 gostava de ser inteligente.. -.-´´ xD Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Recommended Posts