Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

tenho um cubo da vodafone com cerca de 40 alevins de guppy, com apenas o termostato, faço TPA's todos os dias na razão de 50% e a agua que coloco é de furo com parametros normais.

Os Alevins têm cerca de 2 semanas e até ao fim de semana não tinha nenhuma baixa, agora de repente tenho 3/4 baixas por dia.

Já sei quando os alevins vão morrer, pois nos que estão "destinados" apresentam uma especie de "bolor/algodão" na barriga e ficam pelo fundo e não nadam, no dia seguinte esses estão mortos... :(

O que poderá ser? Recomendam algum medicamento para pôr na agua? Não sei o que fazer... :(

Gostaria que alguns sobrevivessem para colocá-los no aquario principal...

Obrigado desde já...

Publicado:

nao achas que esse volume de troca de agua e demasiado? lembra-te que são alevins e sao mais sensiveis, embora os guppies por natureza sejam resistentes... outra coisa ate podes ter guppies adultos a darem-se bem com a agua do tal furo mas para os alevins aconsrlho que efectues tratamento da agua para prevenir... o que descreves parece ser doenca.do veludo (acho que é assim que se chama) sem imagens é dificilbde dizer mas podes procurar na net e tentar verificar na net como resolver... no entanto e na minha opiniao pessoal estas a ser demasiado agressivo nas tpas e isso debilita-te os peixes que ficam mais susceptiveis a contrair as doencas

Publicado:

ok, obrigado...

vou aplicar já o tratamento, a ver se consigo controlar isto...

Publicado:

Realmente a descrição que apresentas parece a doença do veludo. Tens cuidado com a temperatura da água? Os alvins são mais sensíveis as quebras de temperatura, tal como a quantidade de água parecer-me exagerada de tpa. Mas devias ter ai um filtro, alimentação que se faz as crias, sem filtro, sem nada no aquário não existe bactérias, facilmente crias amónia.

Devias meter um pequeno filtro, juntamente com maior cuidado na mudança de água, tratamento e cuidado com a temperatura. As águas dos furos costumam vir muito frias.

Publicado:

atencao que os produtos que refiro nao vao resolver o problema. no entanto fazeres tpas bem mais pequenas (1 caneca de leite diria) por dia com o tal produto é uma solucao menos agressiva para os pequenos o que te pode ajudar a manter um estado de saude melhor. no entanto se algum outro factor estiver a despontar a tal doenca esta voltara a manifestar-se segundo o que indicaste a meu ver podera ser o tal veludo para solucionar consulta o que fazer ate aqui no forum existe essa informacao na seccao de doenças. fotos com boa qualidade, preferencialmente, ajudariam a fazer um melhor diagonostico!

Publicado: (editado)

Realmente a descrição que apresentas parece a doença do veludo. Tens cuidado com a temperatura da água? Os alvins são mais sensíveis as quebras de temperatura, tal como a quantidade de água parecer-me exagerada de tpa. Mas devias ter ai um filtro, alimentação que se faz as crias, sem filtro, sem nada no aquário não existe bactérias, facilmente crias amónia.

Devias meter um pequeno filtro, juntamente com maior cuidado na mudança de água, tratamento e cuidado com a temperatura. As águas dos furos costumam vir muito frias.

Sim, tenho termostato e tenho a temperatura a 26%. Não tenho filtro porque costumo fazer a tpa e aspiração do fundo todos os dias, mas se calhar a dose da troca é muita, vou fazer em menor quantidade.

Editado por vgoncalves

atencao que os produtos que refiro nao vao resolver o problema. no entanto fazeres tpas bem mais pequenas (1 caneca de leite diria) por dia com o tal produto é uma solucao menos agressiva para os pequenos o que te pode ajudar a manter um estado de saude melhor. no entanto se algum outro factor estiver a despontar a tal doenca esta voltara a manifestar-se segundo o que indicaste a meu ver podera ser o tal veludo para solucionar consulta o que fazer ate aqui no forum existe essa informacao na seccao de doenças. fotos com boa qualidade, preferencialmente, ajudariam a fazer um melhor diagonostico!

Entretanto já estou a investigar a tal doença do veludo...

Editado por vgoncalves
Publicado:

Boas.

Olha também estou a começar agora com guppy´s e não fiz nada e eles estão já com um mes com os pais e espadas tudo no mesmo aquário e tenho lá um filtro tetra in 400 no minmo e tenho feito tpa 1 vez por semana.

E sim realmente os guppy são resistentes.

O meu aquario é de 45l

Publicado:

Pois por aqui continuam a morrer na maternidade... :(

Já deitei Aquasafe e Oidimol para tratar o algodão, mas a "chacina" continua...

Também já fiz o teste de colocar uns quantos no aquário principal, mas as guppys e os espadas femeas correm atras deles para os comerem, mas ainda pior são os tetra cardinais que os atacaram em grupo e comeram-nos todos e não sobreviveu nenhum dos que coloquei no aquario para ver se os outros lhes faziam mal... :(

Publicado:

Ola bom dia,

A doença do Veludo ou do Algodão, não se trata de fungos? Segundo li sobre essa doença, aparece em peixes com algum ferimento ou doença.

Também acho que TPA's de 50% é muito... o aquário é pequeno e faz com que exista uma variação de temperatura muito grande..

O facto de não teres filtro também não ajuda, não tens um controlo da colonia de bactérias nem movimento na água e obriga te a TPA's quase diários. devias pensar em colocar um filtro, mesmo que interno..

Vê bem antes de pores quimicos na água.. tenta saber ao certo o que se passa..

tens plantas?

coloca o Setup do teu aqua... e se posssivel, fotos..

Abraço

Publicado:

Setup Inicial:

- Maternidade Cubo Vodafone (+-4,8L)

- Termostato 25w (temperatura: 26º)

- Agua de Furo sem tratamento

- TPA's diárias de aproximadamente 50%

- 40/50 Alevins

Setup Actual:

- Maternidade Cubo Vodafone (+-4,8L)

- Termostato 25w (temperatura: 26º)

- Agua de Furo com tratamento (Aquasana + Oidimol)

- Filtro Biológico de Cascata com carvão activo

- TPA's diárias de aproximadamente 20%/30%

- 10 Alevins e 3 caracois para comerem os restos de comida... :(

Foto:

img20120328193325.jpg

Devo continuar a fazer TPA's diárias ou a partir de agora, como tenho filtro fazer dia sim dia não?

Neste momento está a morrer 1 alevim diáriamente, o numero de mortes diárias baixou desde desde que introduzi o tratamento de agua (dia 20/3) e depois o filtro (dia 26/3), mas também já não são muitos... :(

Publicado:

Tenho também uma maternidade feita com cubo vodafone(com sump) deve andar a volta dos 7.5/8 l bem faço tpas 2x por semana de cerca de 1l já ta a uns 2 meses a funcionar e ate agora tudo certinho, atenção que também nunca tive 50 elevinos o máximo cerca de 20

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Há algum sintoma evidente nos alevins ainda?

Antes morriam com "veludo na barriga", mas desde que comecei a deitar o remédio para essa doença, os que morrem agora não mostram nenhum sintoma em especial. Talvez respiração ofegante...

De manhã quando vou vê-los estão 1 ou 2 mortos...

Editado por vgoncalves
Publicado:

Respiração ofegante também é um sintoma de que algo está mal.

E se experimentasse água a rede, depois de um repouso de 24 horas?

É que água do furo pode vir contaminada.

Boa sorte

Publicado:

Eu perdi os meus primeiros alevinc quase todos. Comprei uma alimentação da JBL , e desde então em cada 40, morrem uns 3 ou 4. Não percebo mt disto mas a mim foi o ponto de viragem para ver as minhas crias safarem-se...

:)

Cmps

Bruno Inacio