Recommended Posts

Publicado

Boas novamente,

Sendo este o meu Fórum preferido entre as minhas pastas de Favoritos, quis vir partilhar o meu novo layout esperando comentarios, sugestões, juizos de valor e afins...

Depois de 2 Rounds intensos, devo admitir que fui ao tapete e quase perdi por K.O. tecnico contra o peso-pesado internacional Algas!

Como não sou de deitar a toalha ao chão, troquei de luvas, coloquei novamente a boquilha, ajeitei os calções e esperei pelo toque do sino!

Resumidamente, e por causa da santa paciência e grande ajuda da minha namorada (completamente saturada das minhas lamentações em relação ao aquário :tapfoot:) desmontei o mesmo, limpei, raspei e voltei a limpar todos os vestígios de algas e tornei a monta-lo, aproveitando plantas possiveis da montagem anterior.

24 horas depois, o resultado foi este:

Cumprimentos a todos biggrin

Publicado:

Qual é o setup do aqua?

Não tens problemas entre guppies e ramirezis?

Gosto do layout, simples e com a agua limpida, apenas sugeria tentares arranjar uma melhor posição dos troncos e rochas, estão muito lineares.

Publicado:

isso está excelente!! mas verifica esses valores de Nitratos e Fosfatos, pois devem ter sido eles os factores que possibilitaram o desenvolvimento das algas, geralmente quando estes estão em valores em deficiência.

Verificava tb a iluminação, foto-periodo, watts por litro e kelvins das lâmpadas tal como tempo util de cada uma delas.

Não te podes esquecer tb do CO2

Se não tiveres atenção a todos esses factores o mais certo é que em breve a coisa fique novamente descontrolada

Para já está excelente!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Boas,

Qual é o setup do aqua?

Dimensão: 55x30x35 = quase 48 litros liquidos

Filtro: JBL CristalProfi 701e

Substrato: Aquabasis Plus e JBL Manado

Iluminação: 36w 6500k + 24w 4200k (2h 36w + 4h 60w + 3h 36w)

CO2: Caseiro uma bolha por 2/3 seg.

Fertelização: Micros, NPK, Ferro e Excel tudo Seachem por enquanto.

Não tens problemas entre guppies e ramirezis?

Nada de especial, apenas um "chega para lá" quando os guppys andam muito tempo junto ao substrato.

Gosto do layout, simples e com a agua limpida, apenas sugeria tentares arranjar uma melhor posição dos troncos e rochas, estão muito lineares.

Obrigado! É verdade, tenho que estudar uma posição mais dinâmica, mas ainda não sei se vou colocar mais 2 ou 3 plantas para a frente...

:offtopic: Granda MAXI!!! :slbsmile: (peço desculpa mas não resisti...)

Publicado:

isso está excelente!! mas verifica esses valores de Nitratos e Fosfatos, pois devem ter sido eles os factores que possibilitaram o desenvolvimento das algas, geralmente quando estes estão em valores em deficiência.

Verificava tb a iluminação, foto-periodo, watts por litro e kelvins das lâmpadas tal como tempo util de cada uma delas.

Não te podes esquecer tb do CO2

Se não tiveres atenção a todos esses factores o mais certo é que em breve a coisa fique novamente descontrolada

Para já está excelente!!

Obrigado pelos comentários.

Tens toda a razão, tive um boom de algas derivado da carência de nutrientes e nunca mais consegui recuperar. Vamos ver se consigo manter os niveis estaveis.

Em relação à iluminação, as lâmpadas têm apenas dois meses, mas como a minha calha DiY está montada com balastros e arrancadores vamos ver se é sufciente para manter as plantas. Também não sei se a altura da calha é a ideal ou se devia baixar um pouco??

Testes fresquinhos:

NH4=0

NO2=0

NO3=5

PO4=0.25

pH=6.8

KH=3º

Assim, devo fazer as fertelizações de modo a manter os niveis de N=10-20 e PO4=0.5-1. É correcto?

Já agora, e não tendo teste de Ferro, qual a quantidade provável para fertilizar, supondo que tenho os niveis a 0?? 2.0 ml duas vezes por semana para ter 0.4 ppm??

Abraço

Publicado:

O layout do teu aqua está muito fixe, na minha opinião apenas colocava mais 1 ou 2 corydoras e tentava arranjar um ancistrus ou algo do género.

cumpz

Thanks!

Quanto a corydoras, também tenho essa vontade mas já tenho 3 julli adultas e 4 meleanistus jovens. Juntamente com os restantes peixes, acho que é esticar muito a corda...Talvez um ancistrus seja uma boa aquisição, mas claro de pequeno porte.

Se quiserem opinar sobre plantas a adicionar ou outras observações, sou todo ouvidos!

Abraço

Publicado:

Obrigado pelos comentários.

Tens toda a razão, tive um boom de algas derivado da carência de nutrientes e nunca mais consegui recuperar. Vamos ver se consigo manter os niveis estaveis.

Em relação à iluminação, as lâmpadas têm apenas dois meses, mas como a minha calha DiY está montada com balastros e arrancadores vamos ver se é sufciente para manter as plantas. Também não sei se a altura da calha é a ideal ou se devia baixar um pouco??

Testes fresquinhos:

NH4=0

NO2=0

NO3=5

PO4=0.25

pH=6.8

KH=3º

Assim, devo fazer as fertelizações de modo a manter os niveis de N=10-20 e PO4=0.5-1. É correcto?

Já agora, e não tendo teste de Ferro, qual a quantidade provável para fertilizar, supondo que tenho os niveis a 0?? 2.0 ml duas vezes por semana para ter 0.4 ppm??

Abraço

Sim Nitratos entre os 20 ou 30ppm sendo que se tiveres 50 mesmo assim não é grave, os Fosfatos deves mantê-los pelo 1 ou 2 ppm mas pode ir até aos 3ppm, Não te esqueças do Potássio

São quantos Litros?

Tens quantos Watts?T8,T5 ou PLL?

Fotoperíodo de quantas horas?

Publicado:

Só tinha algum receio de manter niveis algo elevados de Nitratos e Fosfatos por causa dos Rams...mas se não houver problema tudo bem, além da quantidade significativa de fertilizante que terei de usar, que poderá fazer mal à carteira... Potássio adiciono sempre em relação à quantidade de nitratos.

São 57,750 litros brutos (uns 45 litros de coluna de agua)

Tenho duas PLL 36watts 6500k e 24watts 4200k. Foto-periodo estou a fazer 2 horas 36w + 4 horas 60w mais 2 ou 3 horas 36w novamente.

O que achas?

Publicado:

Se mantiveres os níveis nesses valores não irás ter problemas, pq na altura da fertilização vais ter um pico, mas que depois irá descer novamente até nova altura de fertilizar, tens sempre que contar que na altura em que fertilizas os valores não devem estar a zero, pois é nessa altura que as algas atacam.

6.500k gosto, 4.200k não gosto tanto, não te torna o aquário demasiado amarelo? Independentemente do espectro de cada lâmpada a baixo dos 6.500 vais ter tonalidades mais amarelas tornando-te a iluminação do aquário pouco natural, deves manter a iluminação entre os 6.500 e os 10.000.

Publicado:

Boas,

Ok, já percebi. Vou então fertilizar dessa forma, controlando os consumos das plantas.

A PLL de 4.200k só funciona em conjunto com os 6.500k mas sim, a tonalidade luminosa torna-se ligeiramente amarelada. O tamanho da calha tornou um pouco dificil conseguir lâmpadas com outros espectros, e na altura achei que 2x 36w seria demasiada luz, mas talvés seja a melhor opção, pois é mais facil arranjar uma PLL de 36w com 8.000k:

http://catalog.myosram.com/zb2b/b2b/start.do?browsername=mozilla%2F4.0%2520%2528compatible%253B%2520msie%25208.0%253B%2520windows%2520nt%25206.1%253B%2520wow64%253B%2520trident%2F4.0%253B%2520gtb7.3%253B%2520slcc2%253B%2520.net%2520clr%25202.0.50727%253B%2520.net%2520clr%25203.5.30729%253B%2520.net%2520clr%25203.0.30729%253B%2520media%2520center%2520pc%25206.0%253B%2520infopath.3%2529&browsermajor=4&browserminor=4

Obrigado pelas dicas e paciência.

Cumps

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas

Embora não seja nenhum tipo de criação artística, quis vir partilhar a evolução do meu pequeno aqua!

A fauna encontra-se toda de boa saude. Os Rams já tiveram 2 posturas mas nenhuma vingou, infelizmente.

Quanto ás plantas, mesmo mantendo os niveis de fosfatos sempra acima de 1,5 ppm, não consigo afastar as green spots de algumas folhas de staurogyne e da Alternanthera. Faço fertilização com Seachem P e K 3x sem. mais micros 2x

Mesmo só com CO2 caseiro, vou tentar fazer um pequeno tapete de "Cuba". Provavelmente será uma tentativa inglória.

Fica o registo com pouca qualidade:

Aquário

http://img84.imageshack.us/img84/7619/83870517.jpg

http://img708.imageshack.us/img708/7940/97922875.jpg

Ram Femea:

http://img715.imageshack.us/img715/9816/ramfm.jpg

E o Macho:

http://img690.imageshack.us/img690/8181/ramlv.jpg

Que venham todo o tipo de comentarios...

Cumps.

Editado por B.Silva

O aquário está muito bonito. Quanto às GSA, li que era por deficiência de fosfatos. Não interessa se aparece 1ppm ou 2ppm... se há gsa é porque há deficiência disso. Eu aumentava a dose de fosfatos. Claro que resultados só daqui a 3 semanas... Eu sei que é horrível esperar tanto tempo mas paciência faz parte do hobby. Tenho um outrbreak de algas staghorn na minha lilaeopsis e também em algumas folhas de tenellus e por muito que tenha vontade de arrancar as plantas, vou esperar. Qualquer aquário com menos de 3 meses está longe de estar estabilizado e o surtimento de algas é normal. Na minha anterior montagem só tive diátomos no inicio, depois GDA e finalmente GSA. Só tinha anúbias e pouca fertilização fazia. Passados uns meses desapareceu tudo. Agora neste só tive ainda staghorn... aumentei CO2 para níveis subtóxicos e vou começar a tratar com excel mas tenho a certeza que se tivesse mais paciencia, também estas desapareciam por si só daqui a uns meses.

Abraços

Tony

PS - os meus fosfatos rondam os 4ppms e GSA nem vê-la.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Tony

Obrigado.

Já me confomei com essa verdade da aquariofilia, o aparecimento de algas numa montagem recente é inevitavel. Também li algures que há quem mantenha niveis de fosfatos mais altos que o recomendavel para controlar as GSA. Vou aumentar a dose de P para 8 ml 3x semana durante um mês e ver resultados. Esta dose garante 0,43 ppm por cada fertilização. Mesmo assim não sei se será o sufciente.

Desde o inicio da montagem que adiciono 4ml de Excel 3x por semana e nunca observei problemas com os dois ancistrus e os 3 ottos que tenho, por isso acho que podes adicionar sem exagero Excel no teu aquario, sem trazer problemas para os pequenos ancistrus. Repara que o meu aquario não deve ter mais de 48 litros uteis.

Cumps.

Publicado:

Viva

Eu estou a adicionar 0.931ppm 3x por semana e devo ter menos massa vegetal do que tu :)

Quanto ao excel, 4ml 3 x por semana? Isso não é muito? Essas quantidades soam-me a tratamento antialgas (que estou a pensar em fazer... começar com 7.5ml e depois 5ml todos os dias durante 2 semanas). Pelo que li, o excel decompõe-se em 24horas portanto 4ml dão uma dose de cavalo para manutenção regular. Estava mais a pensar em usar 1ml por dia em fase de prevenção (um dia que não tenha algas) ou então 2ml a cada 2 dias no máximo.

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Boas,

TonyCh

Carrega fosfatos. É isso mesmo, vou aumentar consideravelmente a dose de P, mas para garantir 1ppm de P tenho que adicionar cerca de 18 ml de Seachem Phosphorus. Irra, que para um aquario pequeno são muitos ml's por semana. Tenho mesmo que começar a produzir Macros DIY.

Como aproveitei grande parte da Staurogyne da anterior montagem, quis combater desde o inicio as algas que estas ainda mantinham, nomeadamente Staghorn e Diatoms. De facto resultou e agora só existem as ditas GSA. Como o CO2 caseiro não permite grande controlo nem é muito fiavel, achei melhor manter a dose de Excel = 1/2 tampa mais um pouco.

Mas agora sabendo que o Excel decompõe-se em 24h, tambem acho que estou mesmo a apertar com as plantas. Devo confessar que, sempre que achava que o CO2 caseiro estava com um debito algo elevado, não colocava Excel, havendo semanas que só adicionava 1 vez, quando a mistura começava a enfraquecer.

Tu tens, pelo que percebi, 8 bps estável. As tuas palntas devem apresentar uma curva de crescimento bastante acentuada e com comsumos de nutrientes bem mais elevados que os meus (acho, e apenas acho que...). 1ml diariamente de Excel acho que serve tanto para manutenção como prevenção/combate às algas, pode é demorar mais algum tempo para os resultados aparecerem.

Claro que nada do que eu disse é novidade para ti, mas gosto de partilhar o pequenissimo conhecimento que tenho para poderem dizer se estou muito, pouco ou totalmente errado.

Cumps.

Olá

Pois a minha ideia é triplicar a dose para tratamento da minha staghorn e quando tiver o problema resolvido, usar mesmo só a dose profilática que, pelas contas da seachem devia ser 1.5ml por dia ou 2 em 2 dias... como tenho toneladas de CO2 a serem injectados, acho que isso é mais do que o suficiente. Quero apenas prevenir o aparecimento de novas espécies esquisitos de algas :)

Abraços

Tony

PS - Quanto ao crescimento... depende das plantas. A minha E. Tenellus não para. Aquilo tem que se podar os runners todos os dias para a manter sob controle e não abafar a cuba. A cuba evolui lentamente. Não sei bem porquê é que ela não cresce mais depressa com toneladas de CO2 mas o facto é que a evolução e muito lenta. O problema é em parte devido à minha fauna que estão sempre a arrancar pedaços do tapete (corydoras e ancistrus) portanto, muitas vezes o que cresce durante o dia, é semidestruido durante a noite.

Editado por TonyCh

_________

Publicado:

Boas,

Com tanta produção de CO2 acho que não há algas que se aguentem a medio/longo prazo.

Pois, isto da Cuba não é nada facil...A minha inapropriada teimosia levou-me a plantar um vaso. Resultado: molhos mal plantados e com raizes de fora do substrato (é bem mais dificil de plantar do que suponha), juntamente com corys, ottos e ancistrus que tenho a "avacalhar" o fundo, não sei se terei algum resultado.

Paciência e persistência são precisas para estar constantemente a replantar os pedaços que se soltam.

Cumps.

Publicado:

Eu fiz uns ganchos todos malucos a partir de rede de metal plastificado... aquilo não há maneira de ser arrancado.... podem comer-me a cuba mas não a arrancam de certeza.

Estava a contar depois retirar com cuidado os ganchos uma vez que tapete se formasse que assim os buracos formados fechavam mais depressa mas pelo andar, vou ter que esperar pelo natal lol.

Os ganchos que fiz são mais ou menos assim:

ganchos.png

As corydoras não têm hipótese... mas arrancam os rebordos que é o que "reduz" o crescimento efectivo.

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Boas,

Obrigado pela dica. Até acho que tenho desse arame, vou tentar esse método!!

Cumps.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!