escorpiao00 Publicado Fevereiro 25, 2005 Publicado Fevereiro 25, 2005 Boa tarde eu sou principiante em aquariofilia mas vou lendo alguns livros mas nenhum me diz concretamente o k eu kero saber, os meus guppys estam a ficar sériamente doentes, uma fêmea já morreu porque ficou completamente sem cauda e começou a ficar branca, agora tenho um macho a nadar meio maluco e nao abre as barbatanas de lado para nadar e acho k vai morrer, as cores estam a ficar um pouco sem cor e esbranquiçadas ,peço ajuda por favor nao sei k fazer e nao keria perder mais peixes, eu tinha uma Molly balão com pintas brancas e já consegui resolver o problema com um medicamento proprio, obrigado.
SergioCosta Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Para ajudar, teremos de saber um pouco mais sobre a doença, a forma como se manifesta e também sobre o aquário (pH, temperatura, nitritos, nitratos, etc), que peixes o povoam bem como plantas e evetual decoração. De qualquer das formas, subir a temperatura para próximo dos 29 ou 30º normalmente ajuda, acho. Cumprimentos, Sérgio Costa Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg
nunomiguel Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 De qualquer das formas, subir a temperatura para próximo dos 29 ou 30º normalmente ajuda, acho. Sérgio, nem sempre. Existem bactérias que se propagam mais rapidamente se ocorrer o aumento de temperatura. Em casos de problemas com bactérias acho que o melhor é nem aumentar a temperatura. Pelos sintomas expostos acima parece uma infecção bacteriana. No entanto ajudava se pudesses colocar os parametros da água (pH, nitritos, amônia, nitratos, temperatura, etc), que filtro tens (l/h do mesmo), quanto litros tem o aquário, quantos peixes, com que frequência limpas os filtros e fazes trocas parciais de águs (TPA's), etc. Cumprimentos, Nuno
escorpiao00 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2005 O aquario tem 47 litros de água , é de 50cm. Tem plantas artificiais todas compradas nas lojas de animais, nada k tenha lá dentro é comprado fora da loja dos animais,tem uma pedra vulcanica,fundo com areao natural e uma bilha de barro, o aquario quando o comprei trazia já um filtro de fundo e com o termómetro. Depois comprámos mais um filtro interior na loja que costuma estar desligado,tambem têm lâmpada na tampa já aplicada no aquario, bem tratámos do aquario devidamente como nos disseram durante uma semana antes de colocar os peixes na loja tambem nos indicaram um produto ( aquatan ), mas houve um amigo k nos aplicou uma trufa no aquario e um pouco de sal, passados uns dias comprámos uns peixes, uns guppys, limpa fundos, limpa vidros . Ficaram todos bem nadavam bem , parecia k andavam contentes, depois comprámos uns neon´s , um tubarao albino pekeno , uma molly balao e um casal de platys, ao todo tinha 4 machos e 6 fêmeas guppys, 2 limpa vidros, 1 limpa fundos, 7 neon´s , 2 platys, uma molly balao e 1 tubarao . Estavam todos bem até k começaram a morrer os neon´s , as platys , até k chegaram ao guppys , de momento só tenho metade dos peixes . È estranho porque eu tenho alevins 17 e estam todos bem , nao foram afectados ainda bem .Agora no tratamento do aquario eu costumo ver o ph de 3 em 3 dias por receio e de 2 em 2 semanas mudo um quarto de água do aquario e limpo os filtros na torneira de casa, o ph está sempre nos 7 . Agora é assim nao sei que produtos eu preciso mais do k akeles k eu tenho de momento ( medidor de ph e o aquatan ) , nas lojas tambem nao sabem informar, preciso de ajuda nesse aspecto, verifiquei agora k tenho um guppy sem lábio de cima e k nao consegue comer, penso k assim irá morrer. Por precauçao e com receio k seja a molly a mordiscar os guppys coloquei-a na maternidade... por favor ajudem-me a saber ajudar os meus peixes.
dolphins_girl Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Também já me morreram vários guppys assim... Aplica Baktopur direct que foi o que eu fiz e espero que não morra mais nenhum... Boa sorte
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 talvez seja boa ideia o filtro começar a estar sempre ligado, em x de desligado. Turfa num aquario de guppys nao e muito boa ideia. Devias rever melhor as especies que tems nesse aquario e tentar ficar com as que precisam de parametros mais ou menos identicos de agua.
escorpiao00 Publicado: Fevereiro 26, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2005 Tive um amigo aki em casa k me disse para tentar isolar o meu tubarao albino k pode ser ele k mordisque as caudas dos guppys já tenho outro guppy com a cauda moridiscada e k parece k vai morrer , em relaçao ao filtro eu tenho dois mas só um de fundo está a funcionar o de filtro é k está desligado. Entretanto isolei o tubarao...
nunomiguel Publicado: Fevereiro 26, 2005 Publicado: Fevereiro 26, 2005 Uii... vamos por partes... o aquario quando o comprei trazia já um filtro de fundo e com o termómetro. Este filtro de fundo não precisa de estar ligado. Aliás, se um dia precisares de desmontar tudo aproveita e retira tudo. Filtros de fundo estão ultrapassados. Costumam ganhar muito lixo por baixo da placa. Depois comprámos mais um filtro interior na loja que costuma estar desligado,tambem têm lâmpada na tampa já aplicada no aquario Este filtro tem de estar sempre ligado... 24hx7... Sabes o caudal do filtro? Procura no manual ou no próprio filtro. Deve dizer xx litros/hora. Isso é importante sabermos. mas houve um amigo k nos aplicou uma trufa no aquario e um pouco de sal Se tens guppies, etc, não precisas de turfa. A turfa serve para acidar a água (colocar o pH menos que 7). Os teus peixes são peixes de água mais alcalina, ou seja, de pH igual ou ligeiramente superior a 7.0 (7.0 a 7.4). passados uns dias comprámos uns peixes, uns guppys, limpa fundos, limpa vidros . Ficaram todos bem nadavam bem , parecia k andavam contentes, depois comprámos uns neon´s , um tubarao albino pekeno , uma molly balao e um casal de platys, ao todo tinha 4 machos e 6 fêmeas guppys, 2 limpa vidros, 1 limpa fundos, 7 neon´s , 2 platys, uma molly balao e 1 tubarao Tens peixes a mais nesse aquário. Peixes a mais = Doenças pela certa. Além disso tens espécies que são incompatíveis a nível de pH. Tens peixes de pH alcalinos junto com peixes de pH's ácidos. Estavam todos bem até k começaram a morrer os neon´s , as platys , até k chegaram ao guppys , de momento só tenho metade dos peixes . È estranho porque eu tenho alevins 17 e estam todos bem , não (palavra corrigida) foram afectados ainda bem Morreram porque tens problemas com bactérias (de certeza). Isso é devido á má qualidade da água. Falta de filtragem, excesso de comida, excesso de detritos, falta de trocas de água. Agora no tratamento do aquario eu costumo ver o ph de 3 em 3 dias por receio e de 2 em 2 semanas mudo um quarto de água do aquario e limpo os filtros na torneira de casa, o ph está sempre nos 7 Devias ver o pH de 15/15 dias. Ou então 1x por mês. Se já sabes que não se altera muito podes recorrer menos ao teste. Deves sim mudar 40% de água todas as semanas. Agora é assim não (palavra corrigida) sei que produtos eu preciso mais do k akeles k eu tenho de momento ( medidor de ph e o aquatan ) , nas lojas tambem não (palavra corrigida) sabem informar, preciso de ajuda nesse aspecto Precisas de testes para verificar a água. Teste de amônia. Teste de nitritos. Teste de nitratos. Teste de pH. verifiquei agora k tenho um guppy sem lábio de cima e k não (palavra corrigida) consegue comer, penso k assim irá morrer. Por precauçao e com receio k seja a molly a mordiscar os guppys coloquei-a na maternidade... Está sem lábio porque está com uma infecção Bacteriana. Tens de comprar medicamento. Eis o que deves fazer: - Comprar Sera Bactopur Direct (ou medicamento para doenças provocadas por bactérias. Bactopur DIRECT era o ideal. São comprimidos). - Quantos peixes tens agora? Se ainda forem muitos vais ter de devolver alguns. - Fazer o tratamento com o medicamento indicado e trocar 40% da água a cada 3 dias repondo outra vez medicamento (até teres os peixes curados). - Limpar os filtros. Os filtros NUNCA devem ser limpos com água da torneira. Tens de retirar alguma água do aquário e limpar a esponja (pelo menos) nessa água. As partes mecânicas do filtro pode limpar com água fria/quente. - Verifica se não tens muito lixo no fundo. Se tiveres tens de o retirar/aspirar (com a ajuda de uma mangueira). - Reduz a alimentação. Coloca apenas aquilo que os peixes podem comer em 2 minutos. Acho que é só... Tens de tentar mantes a água/aquário o mais limpo possível para conseguires controlar essas bactérias. Quando tiveres tempo procura no fórum por aquário de quarentena. Um abraço. Cumprimentos, Nuno
escorpiao00 Publicado: Fevereiro 26, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2005 Depois comprámos mais um filtro interior na loja que costuma estar desligado,tambem têm lâmpada na tampa já aplicada no aquario Este filtro tem de estar sempre ligado... 24hx7... Sabes o caudal do filtro? Procura no manual ou no próprio filtro. Deve dizer xx litros/hora. Isso é importante sabermos. O nosso filtro é de 400 l/h. Já desliguei o filtro de fundo. Está só o normal a funcionar. Obrigado pela ajuda. Um abraço
nunomiguel Publicado: Fevereiro 26, 2005 Publicado: Fevereiro 26, 2005 O nosso filtro é de 400 l/h. Já desliguei o filtro de fundo. Está só o normal a funcionar. Ok, parece bem para esse aquário. Agora é só seguir os conselhos que foram dados em cima. Toda a gente comete erros no início. Aproveita o fórum para pesquisar e ler bastante. Cumprimentos, Nuno
escorpiao00 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2005 O nosso filtro é de 400 l/h. Já desliguei o filtro de fundo. Está só o normal a funcionar. Ok, parece bem para esse aquário. Agora é só seguir os conselhos que foram dados em cima. Toda a gente comete erros no início. Aproveita o fórum para pesquisar e ler bastante. È assim fui comprar um outro aquario e fiz a desinfecção do mesmo com o produto para as bacterias e coloquei lá todos os peixes e ficaram super bem depois fui limpar o k já tinha, xiiiiiiiii era só lodo, estava mesmo muito sujo limpei tudo mas com a agua desinfectada, desinfectei tudo mesmo, voltei a montar o aquario e ficou super lindo a agua está transparente, deixei a agua aquecer de ontem para hoje e agora de manha coloquei lá os peixes e deixei os alevins no aquario pekeno e estao todos super contentes com a agua limpinha, por enquanto mais nenhum aparentou nenhuma doença. Espero k tenha feito tudo de melhor para eles... Tenho três fêmeas guppys á espera de bébé e espero k se dêem bem ... obrigado um abraço
nunomiguel Publicado: Fevereiro 27, 2005 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Viva, Já compraste os testes de amônia e nitritos? Era importante para controlares esses valores durante estes primeiros dias. Aconselho-te a ires fazendo trocas de água diárias de 25% (para baixares os valores de amônia e nitritos) durante os primeiros dias. Isto prende-se com o facto de teres começado uma cialgem nova. Vê aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle Com o tempo esse filtro vai começar a ser colonizado por bactérias (que são benéficas). Essas mesmas bactérias vão começar a transformar a amônia em nitritos e depois em nitratos. Se essas bactérias (que estão alojadas nas esponja do filtro) morrerem vais ter um valor alto de amônia e nitritos. Por isso deves lavar sempre a esponja do filtro com a água do aquário. Aproveita esse 2º aquário para fazeres um aquário de quarentena. Não te esqueças que não podes ter muitos peixes num aquário. Existe um limite... Acho que estás no bom caminho. Qualquer dúvida pergunta... Boa sorte. Cumprimentos, Nuno
escorpiao00 Publicado: Fevereiro 28, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2005 Obrigado pela informaçao, primeiro eu aproveitei o novo aquario para manter lá os alevins, e nao por acaso nao comprei os testes ( ups ) ,mas vou fazer o k tu dizes começar a retirar um pouco de água do aquario todos os dias e a lavar lá a própria esponja do filtro ( coisa k nao fazia ). Eu neste momento tenho 3 guppys femeas e 2 machos , uma molly, 2 limpa-vidros, um limpa fundos , e 1 neon ( os outros morreram , tinha 7 ), o tubarao albino está isolado por enquanto porque vou dá-lo, e tenho medo de arriscar k seja mesmo ele k me morda os outros peixes.
Recommended Posts