Recommended Posts

Publicado

Antes de enumerar a mistura que tenho no meu aquário, agradecia que os fanáticos se abstivesem de comentários agressivos.

Infelizmente devido a falta de Espaço em casa tenho 1 aquário de 180 l ( em breve mudarei para um de 300 l ) com CA's, presentemente os habitantes são:

3 pseudotropheus polite lions cove, 3 ahlis, 1 hongi SRT, 6 pseudotropheus lombardoi, 2 frontosa, 2 Aulonocaras Chitande Kande, 2 sinodontes multipunctatus, 2 duboisi, 3 caruleus, 2 Calvus black, 1 compressiceps, e um casa de Haplochromis do Victoria.

Tenho a noção que são biotopos diferentes, alimento-os basicamente com flocos vegetarianos e 1x por semana dou tambem algum granulado da HBH, pois sei que dessa maneira terei menos problemas com os mbunas e o tropheus, de acordo com o que tenho lido não há problema com os carnivoros por comerem + spirulina que proteinas animais não lhes causará problemas de saude.

Alguém pode confirmar se será suficiente para os carnivoros a quantidade de proteinas animais que lhes dou ou se devo aumentar.

Socio APC 124

Publicado:
agradecia que os fanáticos se abstivesem de comentários agressivos

;);):lol::lol:

Espero não estar incluido nesse lote, :D , por ter respondido ao teu post das Aulonocaras.

Quanto á alimentação é preferivel que faças, como estas a fazer do que o contrario, os mbunas e os tropheus, podiam vir a ter serio problemas se fossem alimentados só com proteina animal.

Tens de ter cuidado com esse granulado da HBH, se não me falha o palpite deve ser o Cichlid Attack, é muito bom para os carnivoros, como os S. ahli, que tens, mas para mbunas é absolutamente desaconselhado.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

lol, quando falo em fanáticos refiro-me aos que começam a insultar as pessoas só porque não fazem como eles fazem, eu estou aqui para aprender ;)

Devo acrescentar que em breve irei juntar uns Pseudotropheus Flavus.

A maior parte destes peixes cresceram junto, o único que às vezes persegue mas sem sem agredir os outro é o ahli e de vez em quando o polite mas não tenho notado nada mais que isto.

Como escolhi peixes mais ou menos do mesmo tamanho espero que eles sejam felizes ;)

PS- Esqueci-me que tenho 1 julidochromis ornatus orange :lol:

Socio APC 124

Publicado:

Ena... isso é mesmo uma grande salada ;)

Já pensaste em separar isso por lagos? Era capaz de ser melhor, mesmo para os peixitos pois dava para adequar melhor as alimentações, dando quantidades certas de proteína a cada um dos tipos ;)

Tanto quanto sei, dar proteína a mais aos mbunas e vegetarianos torna-os propensos a bloat. Agora dar mais proteína vegetal aos carnivoros, desde que de boa qualidade não deverá ser assim muito mau.

É uma solução de compromisso, na impossibilidade de ter os bichos separados por lagos.

Para mim o melhor era a separação por lagos. Visualmente é mais bonito e não tens tantas preocupações,

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

nao sou contra a mistura de lagos desde q isso n prejudique os peixes em termos de alimentação e qualidade de agua.

mas....

não achas q sao peixes a mais para um aquario de 180l? sabes e que tamanho ficam os frontosas?

Publicado:

O aquário é temporário, em breve comprarei um de 1,50 m, os frontosa atingem cerca de 40 cms :cry:

Se tivesse espaço organizaria por lagos, presentemente tenho + 3 aquários, 1 com discos, outro comunitário com orandas, escalares e tubarões martelo e outro com Oscars (adoro-os) :cry:

Socio APC 124

Publicado:

No de CA's tenho os 6 lombardoi mas irei vender 3, pois pretendo ter apenas 2 femeas e 1 macho.

João: Como é um grande numero de peixes acredito que a porrada seja menor, talvez tenha probs é com a alimentação, axas que se der spirulina como alimentação basica e dar 1/2 x semana granulado da hbh com 48% de proteinas os carnivoros poderão ter problemas?

Socio APC 124

Publicado:

Platao,

Colocando de parte a alimentação, já que me parece o menor problema que vais ter de futuro excepto aí com uma espécie ou outra.

O maior problema que vejo aí é a incompatibilidade das espécies a todos o níveis.

Mbunas - peixes sper activos e muito agrssivos que se por acaso decidirem matar qualquer um dos outros não tem a minima hipotese de se defender (eventualmente poderá ser colocado o haplo do vitoria, sabem do que espécie é...)

Frontosas e calvos e cpª - peixes calmos apesar de alguns deles crescerem muito, não toleram muito "stress" em volta deles, e têm outro problema associado, já os mbunas estão em estado adulto, estes ainda são crianças e como tal vão levar muita porradinha nesse lombo :)

Os Aulonocaras - nem estão bem com os 1ºs nem com os 2ºs já que são peixes muito calmos e pacíficos para conviverem com os mbunas e são muito activos para viverem com os frontosas e eventualmente com os calvos.

E por fim os tropheus - são peixes muito peculiares e com comportamento parecido com os mbunas (até são chamados os mbunas do tanganyika) mas que provisoriamente enquanto jovens estarão bem com os mbunas mas que depois se sentem ameaçados e acabam por morrer sem explicação nenhuma. Tropheus só com Tropheus.

Platão, o teu filme já o via várias vezes sem conta, e alguns autores desses mesmos filmes deverão ler a minha mensagem, eu mesmo já fui autor de alguns episódios desses filmes e como tal gosto de alertar para os problemas que futuramente aí virão.

Quanto à história "muito peixe => pouca agressividade" não é tão linear assim, já que em primeiro lugar aplica-se a um grupo de peixes e não a espécies distintas, pela minha experiência essa regra não é de todo verdade quando pretendemos e temos espécies seleccionadas e uma população pensada, a agressividade aumenta com a superpopulação, a diferença é que é mais distribuida.

Se tivermos um aquário (à semelhança do que existe no AVG) aí sim essa regra aplica-se no seu todo, já que são peixes a monte sem qualquer cuidado de selecção, é um pouco o que tu tens aí um pouco agravado pelas incompatibilidades de espécies.

Bem...para quem acordou à pouco tempo já estou a ser um chato do caraças, por isso fico-me por aqui :)

cumprimentos,

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/