Vlad Publicado Fevereiro 25, 2005 Publicado Fevereiro 25, 2005 Boas Sim, estou a ter um dia relativamente desocupado por isso estou a investigar umas coisas e tenho algumas dúvidas. 1. Muito rápido: o que é um aquário refugio? Vi por aí algumas menções a isto e não entendo o objectivo. 2. Sumps... Como é que se calculam dimensões de uma sump, furações do aquário e potência da bomba? Obrigado pelos esclarecimentos. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Paulo Raposo Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Tens uma boa solução: PESQUISA, que encontras várias respostas para as tuas perguntas. Acredita que vais tirar muitas das tuas dúvidas. Citar Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010
Vlad Publicado: Fevereiro 25, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2005 Tens toda a razão, fui levado pelo momento. Vou pesquisar e responder a mim próprio. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Vlad Publicado: Fevereiro 25, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2005 Bom... Um refúgio é um aquário à parte para refúgio, criação, quarentena, etc. A expressão é geralmente usada em áreas mais abertas em sumps que, embora escondidas, têm luz, plantas e dependendo do que se pretende fazer equipas de limpeza, rocha viva, etc, que colaborem na limpeza geral do aquário. Estou certo? As sumps, quanto maiores, melhores. No entanto não encontro dados conclusivos sobre as bombas. Pelo que li estou relativamente convencido que a bomba de transporte da água de volta para o aquário deverá ter a potência necessária para filtrar o volume total do aquário as vezes que quisermos dependendo do ecosistema que estamos a falar. No entanto resta-me a dúvida da dimensão das furações do aquário. Se eu tiver uma bomba de (por exemplo) 1000L/h, qual a dimensão do furo e tubagem do aquário até à sump. Alguém tem ideia de como calcular isto? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Just_me Publicado: Fevereiro 26, 2005 Publicado: Fevereiro 26, 2005 Sim, o refúgio é o que referes...e como deves ter percebido é utilizado em aquarios de agua salgada por isso nao vieste fazer a pergunta ao melhor sitio...mas quando nao se sabe o que é...como sabr onde colocar Quanto à furação da sump é uma conversa onde ninguem gosta de entrar. Porque o ideal seria, calculado de maneira a que nao fosse um impedimento para a bomba. O que leva a pensar que seria provavelmente um tubo do mesmo diametro do da saida da bomba. A questão é que os tubos entopem e enquanto que se o tubo de saida da bomba entupir como a saida da agua do aquario é normalmente feito por transbordo a sump nao fica cheia de agua, enquanto que, se o tubo de saida do aquario entupir tens: uma sump vazia uma bomba a trabalhar em seco e uma inundação quase pela certa!(a nao ser que o teu aquario tenha espaço livre para acolher toda a agua da sump...mas ai...estas a perder espaço no aquario igual ou maior que o da sump...e a sump perde todo o sentido!) por isto o pessoal gosta de abusar no tubo de saida do aquario...em algumas coisas mais vale uma margem de segurança grande Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts