Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, no meu nano á uns dias quando acendi a luz para ver se estava tudo bem reparei em dois vermes (pareciam sanguessugas vermelhas) pequenos a passear pelo vidro e reparei que mal acendi começaram a dirigir-se para o substracto, não liguei nenhuma alias até pensei que os meus dwarf puffers os comecem...Hoje liguei as luzes e não vi nenhum desses vermes vermelhos, mas olhei para o substracto e andavam a passear uns vermes muito fininhos e com mais ou menos 0,5 cm brancos...Isto é mau? O que devo fazer?

Set up:

Aquário nano: 40x20x25 (comprimento/profundidade/altura) mais ou menos 18 litros

Iluminação: lâmpada PL de 24 watts

Flora: muito musgo de java um feto de java pequeno, anúbias e uma bola de musgo (cladophora aegagrophila)

Fauna: camarões red cherry (7 ou 8 adultos e alguns pequenos) 2 ampulárias douradas (pequenas ainda) e 3 carinotetraodon travancoricus (muito meiguinhos)

Parâmetros:

pH: 7.1/7.2

gH: 7

kH: 5

amónia: 0

nitritos: 0

nitratos: 4/5 mg/l

faço TPA´s semanais tiro só 10/20 % da água...

Obrigado ;)

Editado por Rikass
Publicado:

Olhem são estes que estão no substracto:

dos vermelhos ainda não encontrei

Publicado: (editado)

Ha peixes no aqua: e nao os comem?

Mto estranho.

Mas para os vermes aparecerem ha sobrecarga organica: sifonar o areao para o manter limpo e o que eu faco.

Editado por Gabriel Branco
Publicado:

Pois, mas ele está limpo isso garanto-lhe secalhar na ultima troca de água vieram os bichos da agua não sei...Ainda não vi os dwarfs atacarem os bichos pq estes estão no substracto

Publicado:

Mete uns viviparos (guppies) durante uns dias e não alimentes, eles comem-te esses vermes todos.

Eles multiplicam-se muito devido a sobrecarga organica.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Ok, mas eles alimentam-se dos restos orgânicos? É porque assim torna-se algo benéfico...

Publicado:

Sim,

Mas uma consequência não será a solução, ou seja, eles existem em abundância visto existir uma carga organica muito elevada.

Faria sentido se deixasses de alimentar durante algum tempo pois estes vermes não dão vazão à quantidade de alimento disponível

Cumps

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.