Estou baralhado com as matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas... quando um tipo pensa que domina a cena, tem um acidente e precisa de ajuda.

 

Primeiro, uma pergunta rápida: um peixe doente pode aumentar amónia e nitritos num aquário?

 

Agora vamos à parte complicada.

 

Em termos de matérias filtrantes, adoptei a mesma politica em todos os filtros que tenho. No sentido da água tenho.

 

Esponja

Cerâmica (em forma de bolas pequenas)

Cerâmica (em forma de cilindros)

 

A informação que me foi passada foi trocar a cerâmica em forma de bolas de 6 em 6 meses e a cerâmica em forma de cilindros de 2 em 2 anos.

 

Tive um problema no aquário maior que já foi resolvido, mas que provocou um aumento de nitritos de 0 para 0,6. O mesmo aconteceu a um aquário mais pequeno. O problema era comum, foi resolvido, mas os niveis de nitritos teimam em não baixar. Embora esteja a resolver o problema dos nitritos, tenho algumas dúvidas para as quais peço a vossa ajuda.

 

1. Qual é a diferença efectiva entre os dois tipos de cerâmica que tenho?

 

2. Num filtro mais pequeno onde o volume de massa filtrante é nitidamente inferior, devo mudar as cerâmicas de quanto em quanto tempo? Podem ver o filtro em questão neste link http://www.jbl.de/uk/tech/uk_60501.html

 

3. Dado que não quero usar carvão, existem outras matérias que eu possa usar nestes filtros? Com que periodicidade devem ser trocadas?

 

4. No filtro do aquário grande, devo alterar a periodicidade de troca das matérias? É que começa-me a parecer que 6 meses para uma e 2 anos para outra é nitidamente exagerado.

 

Qualquer outra estratégia, técnica ou dica é bem vinda porque começo a desconfiar que a forma como estou a tratar os meus filtros não é a melhor, principalmente em caso de problema.

 

Só como nota: nunca troco totalmente as matérias filtrantes para não ter de reiniciar o ciclo.

 

Desde já obrigado

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao falares de cerâmicas redondas, penso que estejas a falar daquelas massas porosas, para filtragem biológica, correcto?

Se assim for, não creio que o seu tempo de vida, seja assim tão baixo! Nos meus aquários, estão muito mais tempo do que isso e até hoje nunca tive problemas.

 

Uma coisa, já fazes correctamente. Limpar alternadamente cada tipo de matérias filtrantes.

 

Outra coisa que ajuda sem dúvida, são as trocas de água permanentes. Quantas mais melhor! E se possível, mais vezes, em poucas quantidades de cada vez, para que os outros parametros não sofram grandes alterações.

 

O método que uso em todos os meus aquários, onde o carvão também está proibido de entrar, não é muito diferente do teu! Massas cilindricas em baixo (filtragem grossa), massas porosas (alojamento das colónias), esponja grossa e lã de vidro como última camada (filtragem fina). Ainda uso turfa, mas isso já são por outros rosários ;)

 

Por fim, um peixe doente não aumenta o nível de amónia ou nitritos, mas quando há baixas, sim! Sejam plantas ou animais.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste sim... pelo menos confirmaste que não ando muito longe do correcto. Agradeço-te desde já.

 

Presumo que nos filtros pequenos tenha que fazer trocas de parte das matérias mais regularmente. Por exemplo:

 

Aquário 80L - Volume de Filtro 8L com 400L/h

Aquário 20L - Volume de Filtro 0,2 com 230L/h

 

Parece-me que o tempo de vida util das massas filtrantes encurta muito no segundo aquário.

 

Já agora consegues-me esclarecer a diferença das duas ceramicas? E sim, as bolas são porosas. ;)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não diria que tenhas de fazer troca de massas filtrantes mais frequentemente, só porque a capacidade de um filtro é menor!

 

Provavelmente vais é ter de as limpar mais vezes ;)

 

pela minha experi~encia, o tempo de vida destes tipos de massas é bem grande! Estou a falar de anos, não poucos meses ;)

 

A principal diferença, entre os cilindros e as massas porosas, é que estas, devido à sua porosidade, têm uma capacidade maior de alojar as bactérias! Já as 1ªs (e daí serem para filtragem mecânica) retêm grande parte da porcaria maior, que se vai acumulando no seu interior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante... eu julgava que os cilindros também serviam para filtragem biológica. Pelo menos comprei porosas a pensar que assim era.

 

OK, vou passar a fazer lavagens (com água do aquário) das massas filtrantes e tentar analisar uma eventual perda de capacidade filtrante.

 

Valeu prates, obrigado pela ajuda.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Parece haver aqui alguma confusão em relação às cerâmicas...O facto de serem cilindricas, cúbicas ou esféricas não determina se servem para filtragem mecânica ou biológica. Isso é determinado pela porosidade que possuem, ou ausência desta. Por exemplo, a Eheim utiliza cilindros para filtragem mecânica (Ehfimech) e esferas para a biológica (Ehfisubstrat pro). Já a Sera utiliza cilindros porosos para a filtragem biológica (Siporax).

As diferenças estão bem explicadas no site de um destes fabricantes: http://www.eheim.com/

 

Quanto à troca das cerâmicas...não vejo porque razão estas se gastem. Os cilindros mecânicos necessitam apenas de serem passados por água, durando uma vida. As cerâmicas porosas podem entupir mas isso pode ser resolvido com uma boa fervura :lol: Se forem lavas regularmente, duram muitos anos (Eu uso Ehfisubstrat pro há 2 anos apenas com lavagens com água do aquário).

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Paulo, obrigado pela resposta, mas fiquei ainda com mais dúvidas. :D

 

Imagina o seguinte cenário:

 

Tens cilindros e bolas, ambos porosos. Na descrição de ambos fala-se de filtragem biológica. No entanto os cilindricos (pelo que entendo desde tópico) também promovem filtragem mecânica.

 

Observas um problema no aquário que potencialmente aumenta os nitritos. Resolves o problema e os nitritos não baixam nos próximos 15 dias. Lavas as massas com água do aquário, trocas a lã e continuas com um nivel de nitritos alto.

 

Isto não poderá querer dizer que a filtragem biológica não está a ser feita, logo que as ditas esferas se encontram entupidas?

 

Ferves o total das cerâmicas de filtragem biológica? Não perdes a colónia de bactérias assim? Não vai haver os picos de amónia e nitritos da recolonização ou as existentes nos cilindros são suficientes? Ou fazes uma fervura parcial?

 

Tens algum método para saber quando deves fazer esta manutenção ou calendário? Ou é quando amónia e nitritos sobem?

 

Desculpa-me as dúvidas, mas acho que tenho um bocado para aprender com a história das matérias filtrantes... :lol: Obrigado pela ajuda.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vlad,

 

Vamos por partes:

Observas um problema no aquário que potencialmente aumenta os nitritos. Resolves o problema e os nitritos não baixam nos próximos 15 dias. Lavas as massas com água do aquário, trocas a lã e continuas com um nivel de nitritos alto.  
A questão é: será que o problema foi totalmente resolvido? Não haverá outro factor a provocar o aumento de nitritos? convém lembrar que as bactérias nitrificantes não estão apenas nas cerâmicas mas em todos os objectos do aquário onde se possam agarrar. A lavagem das cerâmicas com água do aquário deveria libertar alguns dos poros permitindo nova fixação de bactérias. Ainda que não voltassem a ficar como novas, deveria permitir que uma nova colónia se instalasse...

 

Ferves o total das cerâmicas de filtragem biológica? Não perdes a colónia de bactérias assim? Não vai haver os picos de amónia e nitritos da recolonização ou as existentes nos cilindros são suficientes? Ou fazes uma fervura parcial?  

 

Uma limpeza a fundo (fervura) das matérias filtrantes biológicas deve ser feita parcialmente para, como tu dizes, não se perder toda a colónia. Mesmo os cilindros não porosos permitem a fixação de algumas bactérias, efectuando uma filtragem bio-mecânica (como fazem as esponjas).

 

Se todas a cerâmicas que tens forem porosas, talvez devesses ferver um terço destas todos os meses, começando por aquelas que estão mais sujas (as bio-mecânicas).

 

No entanto, acho que deverias equacionar outros factores que podem estar a provocar esse problema com os nitritos (algo que tenha destruido toda a colónia e esta ainda não se reconstituiu, algo morto no aqua ou areão muito sujo, filtragem insuficiente para o tamanho do aquário ou para carga biológica que este contenha, muito cloro na água...etc.)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolves o problema e os nitritos não baixam nos próximos 15 dias. Lavas as massas com água do aquário, trocas a lã e continuas com um nivel de nitritos alto.

Agora pergunto-te eu... será que resolveste mesmo o problema? Será que não existe algo mais a produzir amónia em quantidade superior?

 

Outra situação prende-se com a água das TPA's. Sabes que em situações de seca a desinfecção da água passa a ser feita com cloramina em vez do convencional cloro. A maioria dos anti-cloros elimina o cloro mas não lida bem com a cloramina pois nesse caso elimina o cloro mas deixa amónio... e pode vir daí um pequeno pico.

Se calhar verificares os niveis de amónio na água da torneira, antes e depois do anti-cloro é capaz de ajudar a eliminar essa hipotese :lol:

 

Não é bem uma resposta às tuas duvidas... é apenas abrir-te mais um caminho.

 

Já vi que o Paulo pensou no mesmo que eu :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Paulo, valeu!

 

O cenário que apresentei é um exagero em relação ao problema inicial deste tópico. A ideia era não fazer uma pergunta genérica.

 

Desde o inicio do tópico até hoje já foram limpas as matérias filtrantes e trocada a lã e os nitritos começaram a descer. O tratamento do areão é mensal, assim como troca de esponjas.

 

O objectivo neste momento é sistematizar o tratamento dos filtros que é um bocado ao sabor do vento, conforme as coisas vão acontecendo e não gosto muito disso.

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius, estávamos a postar ao mesmo tempo :lol:

 

Tal como respondi, o caso apresentado é um claro exagero (tipo case-study) da situação real, só para efeitos de compreensão da minha parte. Tenho a certeza absoluta que resolvi o que estava a criar nitritos nos dois aquários e a situação tende a melhorar. :D Mas agradeço a vossa preocupação, só mostra que são os fixolas do costume! :?:

 

No entanto a hipótese que levantas do tratamento da água é muito relevante e eu sinceramente desconhecia. Faço testes à água da torneira com alguma frequência e ontem (por mero acaso) fiz também. Amonia=0, Nitritos=0, no entanto vou fazer o teste depois do anti-cloro.

 

Posso fazer desaparecer a cloramina deixando a água a repousar? Ou com uma bomba de ar dentro de uns garrafões? Que é como quem diz, se se verificar aquilo que estás a dizer, como posso resolver a situação a curto prazo, dado que faço TPAs semanais?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso fazer desaparecer a cloramina deixando a água a repousar?
Infelizmente não. a cloramina é um composto com cloro + amónia. O cloro dispersa-se em contacto com o ar, ao passo que a amónia não.

 

se se verificar aquilo que estás a dizer, como posso resolver a situação a curto prazo, dado que faço TPAs semanais?  

 

existe um produto, o Seachem Prime, que alega também netralizar a amónia. Além disso, creio que só mesmo a filtragem por Osmose Inversa. Ou então, deixar a água a repousar num aquário plantado :lol: As plantas agradecem a amónia

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um produto especifico para a amónia mas não me lembro marca nem nome. Vou à loja que me vendeu ver se encontro.

 

Vou fazer o teste que o Darius mencionou. Se de facto se verificar que sobra amónia, vou experimentar num garrafão de 5L, colocar a bomba e colocar esse produto.

 

Testo a água antes de pôr no garrafão e a cada 24H para ver os resultados. Não me apetecia nada gastar uma pipa de massa numa osmose inversa.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... a Sera lançou recentemente para o mercado um novo produto o "toxivec".

Não sei se é bom ou não mas segundo eles o toxivec elimina a amonia e os nitritos.

 

Fica o link para a descrição do dito cujo:

http://www4.sera.de/site/products/product....338&language=en

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Vlad :

Repare no seguinte : a amónia não deve ser retirada artificialmente da água pois é necessária ás plantas quer como amónia caso o ph seja abaixo de 7 quer depois de processada ficando como nitrato , os quais são em caso de falta de amónia necessários ás plantas , por outro lado a presença de nitritos , por princípio apenas significa falha na filtragem biológica , uma falta notória de oxigénio para as bactérias nitrobacter ou a sua ausência/morte , por outro lado nas massas filtrantes independentemente da matéria de que forem feitas ou das formas , neste caso contam apenas se são porosas ou não , se não , fazem essencialmente filtragem mecânica estando a filtragem biológica reduzida á área exposta de cada peça , se em contrapartida forem porosas executam essencialmente uma filtragem biológica estando a filtragem mecânica reduzida à rugosidade e dificuldade maior ou menor da água para as atravessar , relativamente ás durações estes tipos de massas filtrantes duram muitos anos , embora como sabemos os fabricantes precisam de vender !!!!! , em relação ao cloro e á cloramina o condicionador da AZOO é optimo para as situações em que os serviços de água introduzem cloramina para tratamento , no entanto é necessário adquirir o teste de Cl da mesma marca para controlo dos níveis , note-se também que em certas zonas e tendo em conta os periodos de chuva ou seca os serviços de água introduzem na água da distribuição soda cáustica em quantidades diminutas para levantar o ph da água afim de ela não corroer os canos , essas quantidades diminutas duma base como a soda poderão estar também na origem da má filtragem biológica por morte das colónias !

Cumprimentos , :wink:

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a explicação EP. :wink: Mas que isto está feito num mistério, está...

 

Entretanto e em relação aos meus aquário, um amigo lojista ofereceu-me 60L de água de osmose. Apesar do cansaço de TPAs à-la-mangueirarita, deu-me para descontrair um bocadito porque nitritos há tanto tempo, mesmo em concentrações baixas é prejudicial.

 

Vi o meu peixito de água fria meio xoxo. Fiz testes de nitritos em 3 aquários, e agora isto começa a tomar requintes de malvadez. Todos os aquários apresentam nitritos neste momento, e no inicio eram só 2 deles. Embora a niveis baixos, se bem me recordo, 0.05mg/L. Alguma ideia? Adensa-se o mistério, mas a única coisa em comum aos três aquário é a água da TPA... o que pode fazer com que a teoria do Nuno se adapte a este caso...

 

Tal como prometido enchi um garrafão de 5L. Medi amónia, nitritos e pH. Resultados: 0 para amónia e nitritos, 6,8 para pH. Juntei anti-cloro. Passados uns minutos estava tudo igual, amanhã ao fim do dia dou novidades.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de sair de casa voltei a testar a amónia do garrafão de 5L. Não está a zero, mas não chega ao primeiro valor da escala.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Vlad :

Será que o seu teste de nitritos estará bom ???

Cumprimentos , :)

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que está, porque tenho leituras negativas na água da torneira e positivas nos aquários, juntando ao comportamento dos menos resistentes, que estão a ressentir-se.

 

Começo a ter dúvidas é se o teste de amónia estará bom. Tenho leituras negativas em todos os aquários, torneira, no garrafão de 5L onde estou a fazer o teste, etc.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fui comprar um teste de amónia novo. Os resultados são idênticos: zero em todo o lado, 3 aquários, torneira e 5L de teste...

 

Aproveitei e fiz testes de nitritos nos três aquários. Dois estão perto de zero, o terceiro está a zero. A TPA com água de osmose funcionou às mil maravilhas.

 

Continuo sem entender o que provocou isto tudo... coincidência?

 

Em dois aquários tropicais tive um problema com plantas. Resolvi o problema, tive nitritos, demoraram a descer, mas lá vão melhorando.

 

Num aquário de água fria, na mesma altura, tive um peixe doente que acabou por morrer.

 

Em todos os aquários tive nitritos, em nenhum detectei amónia...

 

Conclusão: ou sou maluco ou daltónico. Foram uns dias lixados para a aquariofilia cá em casa, mas o pior já foi.

 

Obrigado a todos pela ajuda, se tiverem alguma ideia que explique esta fase... se calhar fui só eu que me stressei um bocado.

 

Um abraço

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Vlad:

Em relação ao que lhe disse atrás , os nitritos (tóxicos e que não são aborvidos pelas plantas) são o resultado do processamento do amoníaco (mais tóxico) caso o ph seja superior a 7 ou a amónia (mais inofensiva e necessária ás plantas) caso ph inferior a 7 pela estirpe de bactérias nitrosomonas , por outro lado os nitratos (necessários ás plantas e muito pouco tóxicos) são o resultado do processamento do nitrito pelas estirpes de bactérias nitrobacter , ora muito bem se não temos amoníaco/amónia no aquário mas aparecem os nitritos , isto quererá dizer que o primeiro processamento de amoníaco/amónia>nitrito pelas nitrosomonas está a ser feito !!! mas o segundo processamento nitrito>nitrato não está ou e se existe está muito debilitado nomeadamente pela morte da estirpe por oxigénio insuficiente ou por outro motivo qualquer , neste seu caso devem-se ter em atenção duas coisas : a primeira é que as nitrobacter consomem bastante oxigénio e se não o tiverem pode morrer em poucas horas uma colónia inteira , a segunda é que por outro lado se houver uma morte/desaparecimento das duas colónias a nível dos filtros por exemplo o que acontece é que como há sempre bactérias por todo o aquário as colónias dos filtros vão-se refazendo por si só mas temos que ver que a primeira colónia a fixar-se a é de nitrosomonas e só algum tempo depois é que começa a aparecer a colónia das nitrobacter , portanto e dado que muitas vezes os testes não são feitos todas as semanas e antes das TPA's este problema podia já estar a manifestar-se á algum tempo sem o amigo notar e que por qualquer razão que até pode estar relacionada com a qualidade da água da torneira a sua colónia de bactérias estar já deficiente á algum tempo , não se esqueça por exemplo do que eu lhe disse acerca de os serviços de água que por vezes misturam soda que é uma base portanto fortemente alcalina (corrosiva) na água do abastecimento quando esta apresenta valores de ph baixo afim das canalizações não serem corroídas , ora se houver picos decontrolados nesta introdução , por princípio a população poderá não notar mas a nível de TPA's em aquários poderá ser devastadora !

Cumprimento , :oops:

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena! :oops: Que explicação.

 

Está entendido! Só me consome o facto de isto poder acontecer sem controlo nosso sobre a qualidade das águas correntes em nossas casas.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.