celsan Publicado Março 15, 2012 Publicado Março 15, 2012 Olá, Não sei pq ontem durante o dia os meus guppy bebés morreram todos... Nasceram no dia 03/03 na maternidade, mas para eles não sairem pelas ranhuras, correndo o risco de não atinarem para voltar a entrar, coloquei-os num tuper ware, a "boiar" dentro do proprio aquário. Todos os dias mudava cerca de 40% da agua (colocava sempre aguá do proprio aqua´rio onde estavam a "boiar" e dava comida às 8h e após as 18 de 2 em 2 horas. Terça (13/03) estive a olhar bem para eles, uma vez que na quarta ao fim do dia iriam ter uma casa nova.. Comprei um aquário maior e ia coloca-los lá, sem terem nuinguém grande ao lado que lhes pudesse dar uma trinca. Quarta de manhã, deitei-lhes comida e estava tudo aparentemente de boa saúde. Quarta às 18h chego a casa, e deito mãos à obra, para os mudar para o novo aquário, e....... só estava um entre 26 guppy's.... Alguém consegue arranjar-me uma explicação? Célia Citar Célia
alvarenga Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Podes ter criado amónia dentro do tuper ware, excesso de alimentação a noite, sendo um ambiente sem renovação de água directa, os valores subirem e tornarem-se mortais. Só fazendo testes água onde eles estavam podes saber o que aconteceu. Mas para o mês que vem tens mais crias a nascer. Usa uma maternidade de rede fechada, para meter os alvins depois de nascerem. Permite a renovação da água e eles não correm riscos. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
celsan Publicado: Março 15, 2012 Autor Publicado: Março 15, 2012 Pois, eu tenho a maternidade, mas não é fechada, então estava com ideias de a "fechar" com collant's, que dizem? Ou então, agora já tenho uma 2ª opção que é coloca-los no novo aquário. é uma aquário de 40lt onde tem os pequenos de Janeiro... Com 2 ou 3 meses eles já comerão os bebés? Com que idade começam a comer os restantes peixinhos? Citar Célia
alvarenga Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Desde que que entrem na boca é comida. Procura as maternidades de rede fechada, são melhores. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
InCoGniTuS Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 O melhor é plantares o teu aquário e deixares a "mãe natureza" seguir o seu rumo! Abraço! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Eu li que depois das 18h dava comida de 2 em 2 horas? Isso dentro de um tupperware provavelmente a amónia subio demais. Além disso não são aconselháveis TPA's num aquário durante a primeira semana de vida de alevins para não haver muitas variações na água. Imaginas as variações que tiveram num tupperware? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
celsan Publicado: Março 16, 2012 Autor Publicado: Março 16, 2012 Sim, Acredito que não esteja a tomar os procedimentos mais corretos, mas até aprendermos, às vezes falhamos mt... Daí eu gostra e querer todas as vossas opiniões para aprender mais e mais. Li na net, que a digestão dos alevins é de 2h, daí ser aconselhado dar comida de 2 em 2h, é errado? e por sua vez dos adultos de 3h... Qt aos TPA's, eu fazia pq a agua ficava mesmo suja, mas já decidi não voltar a faze-lo... apartir de agora as "peixas" vão ter normalmente no aquário, que já tem bastante vegetação, e dps, qd os conseguir apanhar, então transfiro para o aquário II. Citar Célia
Julius Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 Bom dia, Os alevins são provenientes de uma especie oriunda de rios correcto? Será que nos rios encontramos maternidades? Infantarios? Tupperwares? Meias collants? Não pois não? Se deixarmos os alevins soltos no aquario perto dos progenitores ou de outros como aconteceria na natureza o que pode correr de mal? Muitos são comidos? Provavelmente sim, mas isso não é o percursos normal da natureza? Não será a natureza perfeita e equilibrada? Já pensaram que uma especie que tem uma taxa alta de fertilidade, normalmente assim o é, visto que perde imensos individuos? Quantos ovos uma tartaruga deposita na areia da praia? Quantos crias chegarão a adultos? Com isto onde quero chegar? Não existe motivo para inventar e andar a gastar dinheiro com porcarias que não servem para nada. Quando temos uma especie no nosso aquário, temos que ter o aquário correctamente equilibrado para essa especie. Se temos viviparos temos obrigatoriamente de ter bastante flora e esconderijos, e é isso que vai permitir que os alevins nasçam e andem livremente pelo aquário alimentando se e sobrevivendo até chegaram a juvenis, tal como seria na natureza. Terá alguma lógica inventar esquemas e mais esquemas e no final matar os animais todos? Já tive guppies, já tive imensos viviparos e nunca usei maternidades. Tinha sim o aquário cheio de plantas e de troncos e rochas, claro que muitos iam morrendo (tal como morrem dentro da maternidade), e claro que alguns eram comidos, mas a selecção natural da natureza é assim mesmo, morrem os mais fracos para sobreviverem os mais fortes. E sabem o que vos digo? Comecei com 1 macho e 3 fêmeas, e passado uns meses já quase não via a água com tantos guppies lá dentro. Os alevins não são bébés na ideologia que temos de bébés indefesos. São animais que nascem com capacidade de sobreviverem e de saberem o que fazer. É errado meter as fêmeas dentro das maternidades, muitas vezes matando-as ainda com as crias dentro do saco uterino, devido a stress que proporciona abortos, tal como é errado ter alevins dentro das maternidades. Se gostamos da natureza, devemos deixa-la ser como ela é. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
celsan Publicado: Março 16, 2012 Autor Publicado: Março 16, 2012 Mt bem Belo ensinamento! Venham mts Obrigada Julius Citar Célia
Recommended Posts