Recommended Posts

Publicado:

Update (sem fotos porque aquilo tá uma vergonha)

Novas lampadas a bombar, total de 130 watt de iluminação (2x55w 10000K + 20w daylight)

Meti de 10000K porque é mais próximo da luz do sol que apanham os inverts das piscinas de maré. Não invisto no espectro azul porque estas anémonas têm tanto as zooxantelae (que apanham o azul) como algas verdes, que também apanham o vermelho.

A temperatura continua estavel nos 22ºC

Todos os mexilhões morreram, tal como previsto, com a sua materia organica alegremente convertida em amónia, nitritos e nitratos e gosma verde no escumador.

As cracas também sofreram pesadas baixas mas ainda há muitas vivas, filtrando o que resta dos mexilhões e das suas companheiras mortas da água. Pontos pela resistência!

Os nitritos estão a baixar e a cair em direcção ao 0, os nitratos tão altos mas parecem começar a descer (DSB a Funcionar?) Isto é parece ser muito semelhante ao que acontece quando se começa um reef com rocha mal/não curada

Mas há coisas estranhas a acontecer...

Uma pequena anémona vermelha e uma verde, estão a aguentar-se estoicamente!!! Nem as tinha visto na rocha, mas abrem e fecham com as marés (devem ter um relógio interno qqr que as mantem em sicronia com o ciclo, mesmo num aqua).

São ceninhas fantásticas que deviam ficar fora de água a maior parte do dia e parecem ser à prova da sopa toxica que é actualmente o meu aqua. Agora não as consigo fotografar através das algas do vidro (colheita de turbos à vista). Quando tão fechadas parecem pequenos pudins com 1 cm de diâmetro e quando abertas têm tentáculos curtos , da mesma cor que o corpo.

Quem disse que nenhum invertebrado sobreviveria a um ciclo estava enganado, no entanto tenho pena delas...

Entretanto há lesmas do mar a pastar no meu vidro, minhocas da areia, coisas parecidas com camarões e REEEEESMAS de algas.

Tou a adorar!

Cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

• 2 semanas depois...
Publicado:

Hora do Update!!!

Então é assim, ao fim de 1 mês a bombar, todos os parâmetros relacionados com o ciclo estão em grande.

Amónia = 0

Nitritos = 0

Isto segundo os meus testes da nutrafin...

Como bonus adicional:

Nitratos = 0

SEM Rocha viva, só com o escumador...

gosma.jpg

e a minha DSB de areia fina da nossa costa.

A temperatura subiu para 24ºC mas as cobaias estão a aguentar-se.

anemona.jpg

Entretanto os turbos arrumaram com as algas castanhas

antes.jpg

abrindo caminho para as verdes, mas Macro!!!

ainda.jpg

Suponho que seja alface do mar (Ulva spp) que "come" nitratos como se não houvesse amanhã. O problema é que está a crescer no local errado...

lateral.jpg

Mas de qualque modo não fica totalmente feio

lateral2.jpg

As rochas continuam com cracas vivas assim como mexilhões e outra anémona (fechada porque continua a pensar que a maré vai baixar)...

rocha.jpg

Alem destes habitantes há ainda dois caranguejos da areia e 5 camarões no principal (que depois mostrarei nas Fotos, quando os conseguir apanhar bem) assim como 2 berbigões, 1 esponja e 3 canivetes (lingueirões) alegremente na sump.

NO futuro...

1- Aumentar a iluminação na sump de 2x 15w para 2x 36w ou assim. Quero macros na sump e não por todo o aqua principal!!!

2- Arranjar ermitas para controlarem as macro no aqua principal

3- Construir o raio do chiller. Things are getting hot, mister Bond...

4- ANEMONAS mais fixes!

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Epá!!! bowdown isso vai um bocadinho mal, não?

parece-me que existe um qualquer "desrespeito" com alguma coisa que faz o sistema não encontrar o equilibrio que se pretende, não será?

digo isto porque, apesar da minha fraca experiencia nestes aquários, não me parece normal tal estado nem mesmo numa "ciclagem", (digo eu, claro)

Será pressa? (fica a duvida)

Essas algas que mostras fazem-me lembrar aquele "verdete que escorrega muito" quando andamos em cima de ALGUMAS rochas na maré vazia (quase que diria que um dos defeitos é luz a mais!(?) )

Disse"ALGUMAS" porque curiosamente quase que podemos comparar as algas em substrato silicioso(vidro) com as que estão em substrato calcario(restantes rochas lá dentro)

Não seria mais interessante ter como filosofia recriar um intertidal inferior(zona abaixo da maré vazia) em vez de uma qualquer poça? Assim (la vem outra vez) a luz seria menor e essas algas talvez fossem menos.

Não é por nada, mas parece-me que a luz forte é precisa para corais duros(acho eu) por causa das algas simbiontes, mas estes seres estão a alguns paralelos e meridianos de distancia desse ecossistema que pretendes criar. Eu vou muitas vezes ao mar e a água estará durante um grande periodo de tempo ao longo do ano completamente turva, ou seja com pouca entrada de luz. Claro que nas poças existe mais luz e mais algas verdes dessas que tens.

Entretanto, acho que o melhor desenvolvimento seria colocar mais rocha no interior, já fiz esta sugestão no passado. Na ideia que quando o aquário estiver estável, ficaria melhor um bodiãozinho do que uma taínhazinha. (Apenas uma sugestão)

Entretanto vou ficar atento aos melhoramentos bowdown espero algumas fotos da construção desse chiller e não só as do final bowdown

abraço

Publicado:

Andei em leituras...

Não se vê nas fotos, mas as algas dos vidros e das rochas são exactamente as mesmas. Ambas do género Ulva.

E eu acho que a luz é mesmo o factor determinante!

A Ulva consome nutrientes e cresce a grande velocidade porque tem uma um rendimento fotossintético brutal.

Na sump, onde, para uma superficie maior 23,5 dm2 tenho 30 W (1,2 W/dm2) só há diatomáceas microscópicas a crescer no acrílico.

No principal, com 6,1 W/dm2 há resmas de Ulva, que mesmo sem a ajuda dos turbos estava a dominar completamente as diatomáceas.

Concordo com o teu palpite, definitivamente Luz a mais... Estas são precisamente as algas verdes escorregadias que vivem nas rochas que ficam expostas.

Não concordo com o facto de o sistema estar destabilizado e acho que o ciclo já acabou. Há que ver que esta é uma invasão por macro algas e não por microalgas. Além disso os parâmetros estão estáveis. e os invertebrados estão a aguentar-se bastante bem.

Assim estive a pensar em soluções...

1- Mudar as 2x55 para a sump e meter mais uma 20w em cima.

Promover o desenvolvimento da Ulva na sump.

Teria um biotopo misto de Intertidal mais profundo no aqua principal e um biotopo de lagoa na Sump. Seria Fixe, mas teri de alimentar mais as futuras anemonas. Esta é a minha escolha mais provavel.

2- Aumentar a luminosidade na Sump e manter no principal.

Teria de meter comedores de ulva no principal, mas o efeito final seria o mesmo, apesar de mais energético que na opção anterior

Se isto fosse um reef era o ideal. Bastava juntar um algivoro e só haveria crescimento de macros na sump.

3- Deixar tudo na mesma

Teria de passar a colher as macro no principal. O que derrotaria parte do meu objectivo em ter uma sump.

Cumps

PS: Sim, a construção do chiller vai ser completamente documentada, assim que arranjar todos os componentes que me faltam.

DIY or die trying

Publicado:

Acho o teu projecto excelente :D

Só uma humilde nota quanto às algas...

Ao contrário dos reefs, a água da nossa costa tem em determinadas alturas níveis de nitratos e fosfatos relativamente elevados principalmente em zonas costeiras. No entanto num meio fechado mesmo com um bom skimmer isso pode vir a ser um problema principalmente se não houver rocha viva envolvida e se a DSB ainda for imatura.

Eu usaria macro-algas em força na sump e provavelmente optaria por experimentar um removedor de fosfatos férrico. Talvez assim os NO3- e PO4- fossem ao sítio.

Quanto a "comedores de algas" a minha experiência quer em água doce quer em salgada é esta:

Desde que existam nutrientes o sistema "encontrará" sempre uma espécie de alga que por não ser consumível por nenhum deles vai predominar e desenvolver-se exponencialmente.

Publicado:

É verdade, vou memso ter de aumentar a luminosidade na Sump.

O pior é que com isto tudo montado, é mais complicado. Também terei de fazer colheita de macros na costa...

Cumps

DIY or die trying

• 1 mês depois...
Publicado:

Viva!

Achas que a utilização de areia da nossa costa no teu aquário está a ter resultados? Ou hoje optarias por areia de coral?

Como está o sistema neste momento? Estável?

Publicado:

Tenho os derivados do azoto a 0 (mas os testes são da nutrafin e por isso não posso garantir mesmo 0), mas as minha algas são um bom indicador.

Neste momento tou com um novo surto de diatomáceas (devido à perda de muitos turbos) e regressão da Ulva.

Isso indica que não há grande quantidade de nitratos, pois com o meu nivel de iluminação, se houvesse nitratos, a ulva cobriria tudo, como na outra foto.

Quanto a vida, a granulometria da areia mais fina que encontrei (com pouco menos de 0,7 mm na média) permite a vida a muitos vermes. Apesar de por vezes se notarem zonas negras, profundamente anaeróbias, onde o H2S escurece a areia siliciosa. Mas são sempre pequenas.

Eu acho que é uma boa areia, especialmente para aquas da nossa costa, onde os vermes e outros seres já estão adaptados a esta areia. Num sistema Reef, não sei... Mas pelo menos tens o indicador das zonas negras, se alastrarem é mau sinal.

cumps

DIY or die trying

• 2 semanas depois...
Publicado:

a regressão da ulvas será por tudo estar a 0 ou por estárem a morrer asfixiados pela diatomáceas ?

se não usas um teste de qualidade como podes fazer juíses criticos como deve ser ?

os testes líquidos uma vez abertos começam a oxidar e dão valores errados .

tems testes solidos com recargas a 50 centavos cada test não achas que a esse preço devias obtar por um que nos dê confiança ?

Publicado:

Não concordo contigo na causa do desaparecimento da ulva, Samuel...

A ulva começou a desaparecer antes do novo boom de diatomáceas. As folhas pararam de crescer, comçaram a ficar finas e sem pigmento (não cobertas de castanho ou outra coisa qualquer) e depois desfizeram-se...

A menos que sejam diatomaceas invisíveis, a causa de morte foi outra.

Quando elas desapareceram, as diatoms voltaram em força.

Agora, com mais 60W de iluminação powerglo na sump, estão a diminuir no aqua principal.

Concordo parcialmente no que dizes relativamente aos testes... Eu tenho formação em analises e sei perfeitamente que os testes liquidos não valem nada... Mas neste caso, apesar de 0 não ser mesmo 0, o que interessa é a indicação qualitativa de nitratos baixos.

O mesmo teste, durante o ciclo, dava nitratos altissimos e agora já não dá.

cumps

DIY or die trying

Publicado:

Eu usei um teste de nitratos da nutrafin que passado uns meses acusava sempre zero mesmo quendo testei um solução praticamente saturada de KNO3 :shock:

Agora se tivesse mantido aquilo no frigorífico, se calhar outro galo cantaria.

Quem tiver acesso a um composto de nitratos pode pelo menos fazer um teste qualitativo como aquele que eu fiz.

Por exemplo o meu teste de Ca da JBL sobre-estima o Ca. Como é que eu sei? Porque testei a água do Cabo Raso e deu 460. Teoricamente deveria ser entre 360 e 380. Se o aqua obriga a mais 3 gotas do que com água do mar na titulação fico satisfeito com o nível de Ca.