A. Ferreira Publicado Março 14, 2012 Publicado Março 14, 2012 Vivas, Estou a ficar com um matagal no meu comunitário e queria podar um pouco as cryptos, mas não sei como fazê-lo ... Arranquei 1 delas para por noutro lado e quilo eram raízes enormes que me levantaram o substrato e aquilo ficou uma lástima. Ainda por cima coloquei a planta noutro local e ela quase morreu e só agora é que está a recuperar... Sugestões aceitam-se..., deixo 1 foto do áqua para perceberem melhor o que digo. Obrigado antecipadamente pela V. preciosa ajuda. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Paulo Lisboa Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Boas, só conheço uma forma... cortar caule a caule. Por alturas da Petshow arranquei bem mais de 50 cryptos do meu 180L. A melhor forma para o fazer foi puxá-las não na vertical mas sim em diagonal (e em várias direcções), de forma a que as raizes se partissem debaixo do substrato e não trouxessem muita sujidade para a coluna de água. Ou seja, usei as camadas superiores do substrato como forma de limpar as raizes. Não resulta a 100%, obviamente, mas atenua bastante. O maior handicap disto é que, ficando pedaços de raizes debaixo do substrato, as cryptos voltarão a nascer mais tarde ou mais cedo Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Só vejo a solução apresentada pelo Paulo Lisboa, eu também fazia dessa forma, esticar para os lados para a raiz ceder, claro que fica um bocado no substrato o que mais cedo irá fazer nascer outra krypto. Alguns dos meus aquários (shrimps)
A. Ferreira Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 Estou a ver que a "coisa" vai ser complicada... Brigado pela V. ajuda. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Ricardo.Fonseca Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Elas não morrem, apenas fazem "meltdown" das folhas. Novas nasceram de seguida, portanto podes mudá-las. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Fábio Silva Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Eu costumo empurrar as minhas junto ao substrato, as raizes vão atrás. Não é uma planta que dê para podar por isso temos de conhecer bem o tamanho que atingem antes da montagem, senão podem ficar grandes demais. Uma dica, quando se arranca uma crypto normalmente as raizes são longas e temos que as aparar para podermos plantar de novo...essas raizes velhas não as deitem para o lixo, se as deixarem a flutuar num cantinho do aquário, essas raizes vão formar novas plantas que depois podem voltar a plantar . Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
gmmartins Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 Como já disseram. eu normalmente uso a tesoura e corto o caule o mais rente ao substrato possível. Para te livrares delas tens mesmo que puxar as raízes todas o que pode ser complicado... GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
A. Ferreira Publicado: Março 15, 2012 Autor Publicado: Março 15, 2012 Viva, Mais uma vez obrigado pela ajuda, não sabia disso do "meltdown"... Estamos sempre a aprender Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts