Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Chamo-me tiago venho de ovar, e estou de volta a este fantastico hobby ;) adquiri um aquario da marca sera biotop cube com 60 litros e gostaria de ouvir as voças opinioes sobre o aquario e futura fauna, o aquario esta acabadinho de ciclar ;) entao vamos aos detalhes:

Setup:

Aquario: 40,3 cm x 46 cm x 44,5 cm , 60 litros

Filtro: 4 compartimentos com filtraçao mecanica com 2 tipos de esponja, biologico com 1 litro de sera siporax + umas quantas bioballs para daruma ajuda porque quanto mais filtragem biologica melhor na minha opiniao, carvao ativo e finalmente bomba de 600l/ hora

Iluminaçao: T5 18w

PH: 7 neutro

Temperatura: 26c

Decoraçao: tronco, 2 pedras

Cascalho: preto, neutro

Flora: musgo de java, Valisnérias, e uma marine ball

Fauna: pretendo um comunitario

O que acham do aquario e do filtro? Pretendo um pequeno comunitario com um pequeno cardume e alguns poecilídios e talvez 2 ou 3 barbus cereja o que acham?

aqui vao algumas fotos no primeiro dia de montagem, a agua tava turva na altura mas agora tudu ok ;)

img0594r.jpg

img0595sz.jpg

Publicado:

Tens que tirar uma foto a noite, para não se ver o reflexo.

Mas mesmo não vendo bem, penso estar a faltar umas plantas.

Publicado:

Vou fazer melhores fotos mas como disse essa foto foi tirada no inicio da montagem agora ta um pouco difrente com mais plantas e estou a pensar meter mais algumas anubias anas ;)

E quanto a populaçao o que proproem?? E o filtro ta bom ta esta litragem?

Publicado:

Ora boas!

A litragem do filtro está excelente para o aquário!

Garantes as 10x de volume hora por isso não se pode pedir mais! :P

A única coisa que poderá não estar bem é o carvão activo.

O Carvão usa-se unicamente para retirar excesso de medicamentos ou para purificar a água porque o carvão tem um prazo de vida útil de cerca de 1 mês.

Depois disso começa a libertar agentes nocivos.

Assim sendo se o que pretendes é tornar a água mais cristalina, tudo bem, desde que troques o carvão todos os meses...

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

O que acham do aquario e do filtro? Pretendo um pequeno comunitario com um pequeno cardume e alguns poecilídios e talvez 2 ou 3 barbus cereja o que acham?

Boas, não me vou alongar sobre o filtro e sobre o aquário visto que já te disseram tudo sobre os mesmos.

Sobre a Fauna é que me parece ser necessário intervir em alguns aspectos.

Poecilídeos? Quais?

Guppies?

Tens que ter uma coisa em mente, os viviparos são uma praga, deves sempre colocar 1 macho para cada 3 fêmeas, mas não te esqueças que ao fim de algum tempo irás ter o aquário completamente cheio deles.

A nivel de cardume tudo depende do que queres incluir, não te esqueças que muitas especies, para além dos próprios pais, comem os alevins dos viviparos, já para não falar de lhes darem cabo das caudas.

Quanto aos barbos cereja, não acho nada boa ideia.

Primeiro porque são animais de cardume, e tu deverias saber isso uma vez que os pretendes comprar, logo para os teres, deves comprar uns 8 pelo menos, segundo são bastante rápidos e vão adorar os teus alevins.

Eu pessoalmente acho que viviparos estão bem apenas com viviparos, mas é apenas a minha sugestão claro.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

O cartao ativo sera trocado todos os meses ate a agua estabilizar e ficar bem cristalina ;)

Jorge N. Ferreira,

Nao o aquario ta na parede oposta a janela a luz solar nao alcança nunca o aquario o que ves e apenas reflexo ;)

Malta o que me aconselham para um pequeno comuitario?

Publicado:

Estou a pensar em um trio de guppies e para cardume 6 ou 7 innesi e tou a pensar em 1 casal d colisas lalia que sao as mais pequenas atingurm 5 cm achas possivel??

Publicado:

Só não punha os guppies. Queres os guppies por causa da reprodução?

Os barbos eram boa opção: uns 6, 4 machos e 2 femeas.

Publicado:

Entao sem os guppies ficaria 5 ou 6 innesi, 5 ou 6 barbos cereja, 1 casal colisas lalia ficaria bom assim? Claro que vao ser adicionados com algum intervalo para as baterias se adaptarem a carga biologica..

Amanha normalmente vou meter os primeiros habitantes ;)

Publicado:

Segundo aprendi, regra do aquariofillista 1 litro de àgua para 1cm de peixe. :sorry:

O resto é contigo...

Cumprimentos ,

Neuza Pereira

Publicado:

Segundo aprendi, regra do aquariofillista 1 litro de àgua para 1cm de peixe. :sorry:

O resto é contigo...

Fazer as contas de acordo com cada espécie na sua fase adulta!

Disse bem? :F

Publicado: (editado)

Antes de mais muito cuidado ao aplicar esta "regra".

Ela é meramente orientativa e deve ser usada com muito bom senso e tendo em conta muitos outros factores!

Vejam o caso de um membro deste forúm (Jorge Ferreira) que tem um aquário com 130l.

Assim sendo, pelo que dizem, poderiam por um peixe com 20cm que ainda sobrava bastante espaço...

No entanto o aqua dele só tem 20cm de profundidade... Acham que o peixe se iria sentir bem?

Por isso acima de tudo bom senso!

Fazer as contas de acordo com cada espécie na sua fase adulta!

Disse bem? :F

Sim... As contas fazem-se sempre com o tamanho adulto e não contando com barbatanas.

O resto é contigo...

Infelizmente aprendeste mal.

Essa regra anda espalhada por este e outros fóruns, mas vem distorcida!

Segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:

• Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

Isto é fácil de perceber se pensares num discu.

Discus com 15cm não podem ficar em 15l de água...

Espero ter ajudado!

Agradeço a vossa ajuda no esclarecimento desta "regra" a todos os outros membros do fórum!

Abraço

Editado por InCoGniTuS

Publicado:

Ola malta,

Tambem estou de acordo que essa regra pode ser aplicada ate peixes de 5cm depois nao se trata de regras mas sim do bom senso da pessoa!

Hoje meti os meus primeiros habitantes :P 6 innesis.. Mais tarde posto fotos para voces verem

como esta o aquario agora ;)

Publicado:

Ola malta,

Tambem estou de acordo que essa regra pode ser aplicada ate peixes de 5cm depois nao se trata de regras mas sim do bom senso da pessoa!

Hoje meti os meus primeiros habitantes :P 6 innesis.. Mais tarde posto fotos para voces verem

como esta o aquario agora ;)

Vão-me desculpar, mas tu deste-te ao trabalho de ler o que escrevi?...

A Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários diz que 1cm/l só se pode considerar para peixes até 2cm e tu dizes que concordas com 1cm/l para peixes até 5cm?...

Publicado:

Bom dia,

O resto é contigo...

Eu sei que já muita gente veio aqui contrariar o que tu disseste, e também sei que passo dias e dias a repetir me sobre este assunto mas vou tentar novamente explicar essa questão.

1 Litro de água ------------------ 1 cm de peixe

aquário de 30 litros

30 litros ---------------------------- oscar de 30 cm

Tem lógica?

30 litros ------------------------------ 3 escalares

Tem lógica?

Ora vejamos de outra forma inversa

30 Litros ----------------------------- 6 neons?

Só poderemos mesmo ter 6 neons? E porque não 8?

Vejamos o meu aquário:

100 litros - 11 neons cardinais, 4 corydoras

11 neons x 4 = 44

4 corydoras x 5 = 20

Total = 64 cm

100 litros - 64 cm ? 36

Quer isto dizer então segundo essa fenomenal regra, que tenho o aquário praticamente cheio apenas com 11 neons e 4 corydoras para 100 litros de água.

É isso não é?

isto já para não falar dos Red cherrys e dos Planorbis que também crescem e produzem carga organica. Nesse caso então é melhor nem fazer as contas porque senão vou ter que comprar um aquário de 400 litros.

E eu a pensar que tinha ainda muito espaço.

Pah eu sinceramente acho que no século XXI já está mais do que na altura de as pessoas começarem a esquecer os mitos e as idelogias do século passado.

Estou a pensar em um trio de guppies e para cardume 6 ou 7

e tou a pensar em 1 casal d colisas lalia que sao as mais pequenas atingurm 5 cm achas possivel??

Se existem coisas que eu não suporto é falar para as paredes ou perder o meu tempo a explicar tudo direito e depois ver que simplesmente preguei para os peixinhos.

Tu leste o que eu escrevi? (desculpa incognitus estar a usar a tua frase).

Escrevi te que os guppies devem ser mantidos em grupos de 1 macho e 3 fêmeas e que antes de os meteres deves pesquisar muito bem sobre que outras especies podes juntar com eles e tu vens dizer que queres meter um trio de guppies com colisas?????????????

Tu por acaso deste te ao trabalho de ler o que eu escrevi?

Só não punha os guppies. Queres os guppies por causa da reprodução?

Os barbos eram boa opção: uns 6, 4 machos e 2 femeas.

Não quererás antes dizer 4 fêmeas e 2 machos?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!