FuraTD Publicado Março 13, 2012 Publicado Março 13, 2012 (editado) Boas pessoal, Antes de mais não tenho qualquer experiencia com fertilizantes. Tenho um aquário 100x30x30, filtro JBL e701, de momento 21w 10000k(a fazer upgrade para 2*39w), substrato apenas tenho inerte, de momento com musgo de java, 1 feto de java, varias limnophila sessiliflora, e varias nomaphila stricta, num futuro próximo tenciono adicionar alguma planta para fazer um tapete, e mais umas para a linha do fundo do aquario. Cria saber quais os fertilizantes que devo comprar para manter as plantas saudáveis e bonitas? o aquario e este http://imageshack.us/photo/my-images/14/img20120312163105.jpg/ Cumpz André Melo Editado Março 13, 2012 por FuraTD Cumprimentos
FuraTD Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 Indicaram me este Tropica PLANT NUTRITION liquid, mas antes de comprar cria a vossa opinião sobre este e outros Cumprimentos
João Marques Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Bom dia! Existe o Tropica plant nutrition liquid e o tropica nutrition liquid plus, este último tem macro-nutrientes (ou seja tem os macro+micro nutientes). Do que me informei, se existir fauna abundante, não é necessário o "plus"....pois os peixes e restos de comida fornecem os nitratos e fosfatos. Cumps, JM
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Eu uso o Seachem Flourish. Diz que é completo... se é ou não... não sei LOL The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
InCoGniTuS Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Eu uso o Seachem Flourish. Diz que é completo... se é ou não... não sei LOL Não é completo... Não tem PO4, nem N... Pelo menos estes sei que não tem. Abraço Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
FuraTD Publicado: Março 15, 2012 Autor Publicado: Março 15, 2012 Bom dia! Existe o Tropica plant nutrition liquid e o tropica nutrition liquid plus, este último tem macro-nutrientes (ou seja tem os macro+micro nutientes). Do que me informei, se existir fauna abundante, não é necessário o "plus"....pois os peixes e restos de comida fornecem os nitratos e fosfatos. Cumps, JM Bem foi essa a indicação que o vendedor me deu, as alguém tem experiencias com este fertilizante? Cumprimentos
InCoGniTuS Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Eu uso o TPN+. Estou a acabar o frasco para mudar para DIY, mas estou bastante contente com ele. Apenas mudo por motivos financeiros... Chamo-te é à atenção que a dose recomendada por eles não chega em aquários com algumas plantas... Abraço! Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
FuraTD Publicado: Março 15, 2012 Autor Publicado: Março 15, 2012 vou então comprar esse e experimentar, quanto a dose e ir experimentando ate acertar? Cumprimentos
D&G Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 Boa tarde. Antes de mais desculpa utilizar o teu tópico mas também estou na mesma situação que tu. De momento estou a utilizar plant gro da nutrafim mas acho fraco, falei com Rui da Aquadeen que me aconselhou o trópica plant nutrition a 13,12€. Não conheço esse da TPN+… alguém me pode falar sobre ele e onde comprar? Em relação ao trópica achem que esta a um bom preço ou á outro sitio onde adquirir? Abraço
InCoGniTuS Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 TPN+ = Tropica Plant Nutrition + A diferença do TPN para o TPN+ é que o + tem macros e o normal não. Abraço! Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
D&G Publicado: Março 15, 2012 Publicado: Março 15, 2012 o tpn um frasco de 500ml para um aquario dura +/- quanto? eu sei que pode variar com a quantidade de plantas e necessidades. mas +/-? abraço
Cedric Rodrigues Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 o tpn um frasco de 500ml para um aquario dura +/- quanto? eu sei que pode variar com a quantidade de plantas e necessidades. mas +/-? abraço A dose recomendada para o TPN+ e de 5ml por cada 50 lts, sendo a embalagem de 500ml, da pra fertelizares 100 vezes. Agora depende das vezes que pensas fertelizares se 1 se 2 vezes por semana
Julius Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 A dose recomendada para o TPN+ e de 5ml por cada 50 lts, sendo a embalagem de 500ml, da pra fertelizares 100 vezes. Agora depende das vezes que pensas fertelizares se 1 se 2 vezes por semana Dose essa que é totalmente incorrecta e fora de lógica se quiseres manter as plantas saudaveis. A fazer calculos de acordo com as indicações do Tom Barr pelo metodo estimativo, no meu caso em vez de 5 ml semanais por cada 50 litros, tenho que meter 30 ml dia sim dia não por cada 50 ml Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
FuraTD Publicado: Março 16, 2012 Autor Publicado: Março 16, 2012 (editado) Dose essa que é totalmente incorrecta e fora de lógica se quiseres manter as plantas saudaveis. A fazer calculos de acordo com as indicações do Tom Barr pelo metodo estimativo, no meu caso em vez de 5 ml semanais por cada 50 litros, tenho que meter 30 ml dia sim dia não por cada 50 ml Bem 30ml dia sim dia não e qualquer coisa, e consegues explicar esses cálculos de maneira muito simples? Editado Março 16, 2012 por FuraTD Cumprimentos
Julius Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 Bem 30ml dia sim dia não e qualquer coisa, e consegues explicar esses cálculos de maneira muito simples? 30 ml por cada 50 litros...no meu caso faço esta fertilização: Domingo - TPA de 40% - 10 ml de macros Segunda - 60 ml de micros Terça - 10 ml de macros Quarta - 60 ml de micros Quinta - 10 ml de macros Sexta - 60 ml de Micros Sábado - ZERO Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Cedric Rodrigues Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 30 ml por cada 50 litros...no meu caso faço esta fertilização: Domingo - TPA de 40% - 10 ml de macros Segunda - 60 ml de micros Terça - 10 ml de macros Quarta - 60 ml de micros Quinta - 10 ml de macros Sexta - 60 ml de Micros Sábado - ZERO O teu aquário e de 100 lts? O micros fazes com TPN? E os macros fazes DIY?
BMSG82 Publicado: Março 16, 2012 Publicado: Março 16, 2012 entao qual é a dose? eu quando vi as instruçoes tambem achei pouco...... tenho um aquario de 180L
A. Ferreira Publicado: Março 17, 2012 Publicado: Março 17, 2012 Vivas, Para a flora que o André tem no aquário eu acho que a dose recomendada pela Tropica chega perfeitamente. O meu áqua tem sensivelmente a mesma litragem e eu usava 2 vezes a dose recomendada, mas tinha, e tenho, 10 vezes mais flora. Optava antes pelo TPN +, pois não tens muitos peixes. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
FuraTD Publicado: Março 17, 2012 Autor Publicado: Março 17, 2012 Obrigado pela ajuda, vou experimentar o TPN+ com a dose recomendada pela Tropica Cumprimentos
A. Ferreira Publicado: Março 17, 2012 Publicado: Março 17, 2012 30 ml por cada 50 litros...no meu caso faço esta fertilização: Domingo - TPA de 40% - 10 ml de macros Segunda - 60 ml de micros Terça - 10 ml de macros Quarta - 60 ml de micros Quinta - 10 ml de macros Sexta - 60 ml de Micros Sábado - ZERO Quer dizer..., que uma garrafa de 1/2 litro não te dura 3 semanas Credo!!! Não estarás a exagerar? Ou é um mero engano? Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
FuraTD Publicado: Março 18, 2012 Autor Publicado: Março 18, 2012 Quer dizer..., que uma garrafa de 1/2 litro não te dura 3 semanas Credo!!! Não estarás a exagerar? Ou é um mero engano? Abraço, quando vi as quantidades e fiz as contas também me assustei, mas como não percebo muito do assunto não comentei Cumprimentos
Recommended Posts