epsies Publicado Março 12, 2012 Publicado Março 12, 2012 Boa tarde a todos, Antes de mais obrigado a todos pelos Vossos comentários, que já me ajudaram muito nesta nova experiência. Vou fazer uma apresentação do meu aqua Aquário de 80x40x30 - cerca de 100l brutos Aquecedor de 150W Filtro Biopower 260 - http://www.aquamail.com/ventana_imagen.php?id=516&tabla=productos&campo=foto&anchura=356 Iluminação - Calha de Leds (não sei qual a potência) Comprei este kit numa reconhecida loja em Benfica Adquiri o aqua no dia 25-02 e nesse mesmo dia, coloquei um subtrato fértil, que não me recordo o nome e por cima areia branca Coloquei também algumas plantas, que comprei no Ikea e posteriormente Valisnerias, Fetos Tridente e Musgo de Java e um tronco Por aquilo que tenho lido, e não foi pouco, convém fazer o ciclo do azoto, que demorará de 2 a 4 semanas. Daí ainda não ter colocado peixes Tenho medido o pH que está estável nos 7.4 e NO3 que está a 0. Falta-me comprar os testes dos Nitritos e Amónia mas suponho que o ciclo ainda não deverá estar completamente terminado. Agora colocasse-me uma dúvida... que parece existirem várias opiniões para tal. Deverão ser efectuadas TPA´s durante o ciclo ou não? A minha intenção, e sabendo que vão dizer que o aqua é pequeno e o filtro curto é colocar discus e neons... Parece-me que o filtro poderá ser curto para isso mas tenciono mudar brevemente para um externo e enquanto os discus vão crescendo começar a montar um aqua maior para dar qualidade aos discus. Naturalmente que não poderei colocar mais de 3 discus, para já. Logo que possível vou colocar fotos Acham que deva de comprar algum peixe para já, para ajudar a fazer o ciclo ou aguento-me mais uma ou duas semanas? Gratos pela atenção Rui Gonçalves Lisboa Citar
Manik48 Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Ora viva. Bem vindo ao forum e ao reino da peixada. Não vou falar relativamente ao filtro e ao aqua, tu mesmo já sabes isso Em primeiro o aqua ficou bastante agradável. Layout simples mas bonito. Talvez retirasse o fundo azul e colocasse um preto, mas de resto ficou bastante bom. Relativamente ao ciclo do azoto, e uma vez que não tens nitratos, ainda deves ter aí amónia com fartura. O bjectivo do ciclo é criares bactérias nitrificantes que convertam a amónia em nitritos e estes em nitratos. Daí que durante as primeiras semanas de vida de um aqua os valores de amónia se vão reduzindo para 0 e os dos nitratos vão aumentando. Nada como comprar os testes e fazer as contas. Os nitritos também deverão estar a 0. Não há necessidade de TPA nem de colocar peixes. Ou adicionas nitrivec ou então deitas 2 flocos de comida na água (2 vezes por semana). A aquariofilia exige paciência e ponderação. Boa sorte e vai dando novidades Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
epsies Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 Obrigado Manik. Quanto ao layout, ainda não está terminado... parece-me que há umas plantas que estão a morrer (as que estão atrás do lado direito) e falta colocar xisto que ainda não encontrei... alguém conhece onde comprar barato ou uma zona aqui em lisboa que se encontre? Quanto ao ciclo, acho que vou aguardar mais uns dias... ainda hoje irei comprar os testes que estão em falta... tinha-me esquecido de mencionar mas tenho deitado comida durante este tempo... mas suja um bocado o aqua... Citar
alvarenga Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Boas tardes, o layout também acho bastante agradável, simples e agradável. Gostei Os problemas já tu sabes. Relativamente a iluminação convém veres com atenção o que tens e que potência tem, qual a intensidade, podes ter plantas que não tenham iluminação suficiente e depois não consegues manter. Devias começar a pensar em como vais baixar o ph, 7,4 não dá para discus, nem aproximadamente eles precisam de água ligeiramente acida, outra questão testes de dureza é importante, para vires a meter discus. Sinceramente nunca meti em discus dado que acho que são peixes muito sensíveis e não tenho experiência com eles. Portanto aconselho-te a ir com calma e dares importância a todos os elementos. Acho que devem ser dos peixes mais dificeis de manter com saúde e sem problemas. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Concordo com tudo o que o manik disse, excepto em relação ao ciclo. Há por aí aquariofilistas que não colocam nada, passadas 16h colocam 6 peixes e passadas 24 têm quase 30 lá dentro (e não têm baixas). Foi o Manik que ensinou o truque. Não é aconselhável nem para ti nem para mim. Gosto imenso do layout Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
epsies Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 Boas tardes, o layout também acho bastante agradável, simples e agradável. Gostei Os problemas já tu sabes. Relativamente a iluminação convém veres com atenção o que tens e que potência tem, qual a intensidade, podes ter plantas que não tenham iluminação suficiente e depois não consegues manter. Devias começar a pensar em como vais baixar o ph, 7,4 não dá para discus, nem aproximadamente eles precisam de água ligeiramente acida, outra questão testes de dureza é importante, para vires a meter discus. Sinceramente nunca meti em discus dado que acho que são peixes muito sensíveis e não tenho experiência com eles. Portanto aconselho-te a ir com calma e dares importância a todos os elementos. Acho que devem ser dos peixes mais dificeis de manter com saúde e sem problemas. Obrigado pela tua ajuda Sim, eu sei que os Discus são extremamente difíceis e requer experiência. Daí que vou começar por Neons e outros semelhantes, que não procriem muito, para que possa de futuro meter discus, se possível até noutro aqua maior. Em relação à iluminação tenho uma calha com leds, que não sei muito bem como ver se tem a potência suficiente ou não para as plantas, suponho eu, todas low tech... Citar
epsies Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 Concordo com tudo o que o manik disse, excepto em relação ao ciclo. Há por aí aquariofilistas que não colocam nada, passadas 16h colocam 6 peixes e passadas 24 têm quase 30 lá dentro (e não têm baixas). Foi o Manik que ensinou o truque. Não é aconselhável nem para ti nem para mim. Gosto imenso do layout Obrigado Jorge pelo comentário positivo. Sim, parece-me que é demasiado para mim. não tenho pressa e já que esperei até agora, também não custa esperar mais um pouco. é preciso é ter qualidade no aqua para os peixes terem um bom ambiente e não morrerem Citar
Manik48 Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Concordo com tudo o que o manik disse, excepto em relação ao ciclo. Há por aí aquariofilistas que não colocam nada, passadas 16h colocam 6 peixes e passadas 24 têm quase 30 lá dentro (e não têm baixas). Foi o Manik que ensinou o truque. Não é aconselhável nem para ti nem para mim. Gosto imenso do layout Dá-me ideia que há alguém que não quer plantinhas a chegarem pelo correio... Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
ivopinto Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Gosto do aquario, simples, bonito e com potencial.... Quanto à fauna, os Discus pelo que tenho lido requerem PH neutro e como tal vais ter que trabalharem pouco nisso! Quanto à falta de experiência, ignora pois para ganhares experiência é preciso experimentares;) Força nisso e vai colocando novidades. Cump Ivo Pinto Citar " My Place" http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193972 http://img4.imageshack.us/i/imageakib.jpg/
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Dá-me ideia que há alguém que não quer plantinhas a chegarem pelo correio... Pode ser entregue em mão, não andas por Lisboa? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Manik48 Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Por acaso até pode... Podo-as no próximo domingo e entrego-tas na segunda-feira (ou domingo dependendo das horas a que vier para lisboa). Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Tiago Sabino Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Por acaso até pode... Podo-as no próximo domingo e entrego-tas na segunda-feira (ou domingo dependendo das horas a que vier para lisboa). Faz assim chico, quando for para entregar as plantas, quando estiveres mesmo já a esticar o braço para as dar, volta atrás e diz logo: "Nah nah nah...quero saber o segredo primeiro ..." Ontopic: É promissor este aqua, vou seguir Parabéns. Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Manik48 Publicado: Março 12, 2012 Publicado: Março 12, 2012 Pode ser entregue em mão, não andas por Lisboa? Faz assim chico, quando for para entregar as plantas, quando estiveres mesmo já a esticar o braço para as dar, volta atrás e diz logo: "Nah nah nah...quero saber o segredo primeiro ..." Ontopic: É promissor este aqua, vou seguir Parabéns. Oh JOOOORGE... lembras-te daquelas plantas que eu disse que te dava...? Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
epsies Publicado: Março 12, 2012 Autor Publicado: Março 12, 2012 Preciso de uma ajuda em relação à flora... uma das plantas está muito feia com folhas a cair... no entanto existem outras que se mantém iguais desde que chegaram e outra que está a crescer bastante. foi-me dito para ver que iluminação tinha... tenho uma calha de leds... mas qual a potência, como vejo? é pelo número de leds? obrigado pela atençaõ Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 13, 2012 Publicado: Março 13, 2012 Copnsegues colocar umas fotos? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Manik48 Publicado: Março 13, 2012 Publicado: Março 13, 2012 Copnsegues colocar umas fotos? A fazer-se de despercebido... Ontopic: cada led tem "x" watt... Deve la estar escrito algures Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
epsies Publicado: Março 13, 2012 Autor Publicado: Março 13, 2012 Copnsegues colocar umas fotos? Eu acho que vi para lá qualquer coisa como 12 mas à noite vou confirmar será isso? Citar
libermar Publicado: Março 13, 2012 Publicado: Março 13, 2012 Obrigado Manik. Quanto ao layout, ainda não está terminado... parece-me que há umas plantas que estão a morrer (as que estão atrás do lado direito) e falta colocar xisto que ainda não encontrei... alguém conhece onde comprar barato ou uma zona aqui em lisboa que se encontre? Quanto ao ciclo, acho que vou aguardar mais uns dias... ainda hoje irei comprar os testes que estão em falta... tinha-me esquecido de mencionar mas tenho deitado comida durante este tempo... mas suja um bocado o aqua... Possivelmente a areia que estas a usar não será a ideal para as plantas, possível sufoco das raízes. Mas se não estas a fazer fertilizações, acho que deves começar e já. Discus, nesse aquário para já esquece, 100lts brutos, quer dizer deve ter cerca de 80 litros reais... nem para um casal é ideal... Aproveita e investe nuns ciclideos anões (apistogrammas, ...) e um pequeno cardume. e vai actualizando que a malta agradece. Cumps. Hugo Oliveira Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
epsies Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 Eu acho que vi para lá qualquer coisa como 12 mas à noite vou confirmar será isso? Ora, aqui vai a foto que tirei da calha de leds de 80 cm Citar
epsies Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 Possivelmente a areia que estas a usar não será a ideal para as plantas, possível sufoco das raízes. Mas se não estas a fazer fertilizações, acho que deves começar e já. Discus, nesse aquário para já esquece, 100lts brutos, quer dizer deve ter cerca de 80 litros reais... nem para um casal é ideal... Aproveita e investe nuns ciclideos anões (apistogrammas, ...) e um pequeno cardume. e vai actualizando que a malta agradece. Cumps. Hugo Oliveira Sim, eu também já pensei na questão da areia... mas uma das plantas está a crescer e bem... e as valisnerias, pelo que li, são plantas low-tech Quanto à fertalização, já andei a pesquisar e li algumas coisas que me deixaram confuso... andei sou um novato nisto e parece-me que comprar pós nas farmácias e fazer os fertilizantes em casa é capaz de ser de mais para mim, nesta altura. Aconselham-me algum fertilizante que seja só deitar no aquário? Posso deitar durante o ciclo do azoto? Obrigado pela atenção Citar
acuR Publicado: Março 14, 2012 Publicado: Março 14, 2012 (editado) Ora, aqui vai a foto que tirei da calha de leds de 80 cm Isso e uma calha ou uma tira de led's ? Os 12 que mencionavas sao os 12v necessarios para que os led's emitam luz ... Editado Março 14, 2012 por acuR Citar
epsies Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 Isso e uma calha ou uma tira de led's ? Os 12 que mencionavas sao os 12v necessarios para que os led's emitam luz ... é uma tira de leds colada a uma calha Citar
epsies Publicado: Março 14, 2012 Autor Publicado: Março 14, 2012 estive agora a fazer testes pH - 7,4 Amónia - 0 ou 0,25 Nitritos - 5,0 O aqua já vai com 16 dias Acham que o ciclo já está a terminar? Citar
Recommended Posts