Recommended Posts

Publicado

Boas, peço desculpa pela minha pergunta disparatada, mas antes que faça asneira e melhor perguntar, tenho uma calha que adquiri em segunda mao com 2 hqi de 250w de 14000, estou para adquirir duas lampadas novas, mas gostava de saber se devo de manter os 14000 ou devo de trocar para 20000k. O que pretendo e uma tonalidade mais azulada.

Obrigado

Rui Vieira

Publicado:

SIm tenho as T5 para suplementar a cor, quando as hqi estao ligadas as t5 tambem estao.

Tenho uma especie de uma alga ou algo do genero de tonalidade vermelha, que me esta a aparecer na areia e na rocha, disseram-me que poderia ter a ver com a iluminaçao.

Publicado:

Essa alga que referes deve ser cianobactéria.

Se tens T5 devias deixar a cor mais azulada para as T5... há muita gente a usar actínicas nas slots de T5 para dar o tal azul ao aqua.

A questão é que se utilizares lâmpadas de 20000K vais ter crescimentos muito baixos... para além de que muitos corais não vão gostar.

Quanto à questão das ciano dificilmente estão apenas ligadas à questão de iluminação... podes e deves mudar se as lâmpadas já forem muito antigas, mas não contes com o desaparecimento das ciano só por esse factor.

Publicado:

Em termos de parametros da agua esta tudo ok, ja nao sei de que outra forma me vou ver livre das cianos. Obrigado pela ajuda. Vou mandar vir entao mais umas de 14000k e pronto.

Publicado:

E tramado. ::D:

O aqua tem 92x50x50 - 230 lt

A sump tem 75x36x40 - 100 lt

Escumador e um nac 7

Bomba de retorno Eihem 3000

Bomba de circulaçao e uma tunze 6055 + controlador 7096

Calha Blau Plus 4x T5 e 2xHqi - As T5 sao duas blue special, uma reef white 10000k e uma fiji purple, as hqi sao duas de 250 w e 14000k

Tem cerca de 15 kg de rocha viva, e areia de aragonite e de coral(penso que isto)

Em termos de vivos tenho:

2 Oceallaris

1 Zebrasoma

1 Olivaceous

2 Kauderns Cardinal

2 Chromis

1 Red Scooter Dragonet

1 Tail Spot Blenny

1 Six Line

1 Lysmata

1 Banded Coral Shrimp

1 Eremita Patas Azuis

1 Strombus

1 Astropecten Polychantus

E mais uns 10 eremitas e alguns 12 nassarius

Corais tenho pouca coisa e em termos de peixes ja encerrei a loja, agora so mesmo corais para rechear a pedra.

Publicado:

É impressão minha ou tens uma calha maior que o aquário?

Acho excessiva a iluminação. Possivelmente a iluminação excessiva e a possibilidade de algum fosfato presente pelo excesso de peixes possam estar a provocar as cianos.

Num Aqua destes teria optado mais para uma calha com as T5 e 2x150w ou então só T5 e colocava 2 6055 ou 2 6045. Apesar de teres cerca de 20x o volume do aquário em circulação, esta faz-se numa só frente e variável.

O Aqua tem quanto tempo?

Publicado:

Boas, nao a calha e de 92 cm e praticamente do tamanho do aqua, comprei-a em segunda mao e a calha foi alterada pois era 2x150 wat, mas o antigo proprietario meteu-lhe 2x250 wat, pois mas olha que em termos de valores estava tudo a 0.

O aqua tem cerca de 3 meses.

Publicado:

So mais uma pergunta disparatada, se eu por ventura quiser trocar as lampadas tenho que trocar tudo os balastros e aquilo tudo ou basta so trocar as lampadas e pronto e que de electronica nao percebo nada.

Publicado:

O aquário com 3 meses é normal apresentar ciano. Deverás ter fosfatos inorgânicos. Tem paciência que com tempo e maturação isso vai desaparecendo. Vai aspirando a ciano.

Sobre a trocas das lâmpadas, tens de trocar tudo, não é só a lâmpada.