Recommended Posts

Publicado

Olá! Sábado passado comprei dois escalares pretos enfesaditos de 4cm mas muito "vivos". Como o aquário tem boas condições e está estável,e como está na casa da minha mãe e como aparentemente também ficaram bem, calculei que quando lá voltasse (hoje) estariam mais gordinhos.

Acontece que continuam magros e estão baços e parecem completamente desinteressados da comida.

Experimentei flocos, larva vermelha e artémia, mas eles nadam entre a comida olham como quem procura algo e não é aquilo que costuma comer. A minha mãe diz que eles têm comido, mas dado o aspecto deles e o desinteresse tenho sérias dúvidas...

A água está um pouco alcalina, mas eles parecem bem adaptados, 0 nitritos e 0 amónia. Eles já levaram alguns maus tratos (bicadas nas barbatanas) mas nadam sem medos entre outros escalares (enormes). Tenho outras espécies mas pacíficos. O aquário têm mais de 200 litros.

Sugestões? Ideias? Algum petisco infalível? Tenho dúvidas que durem mais uma semana assim...

Obrigado pela atenção!

Publicado: (editado)

Se eles não comem o que lhes deste então escusas de tentar dar o que quer que seja. Se o sábado a que te referes é o de ontem, então os teus escalares estão simplesmente stressados com a mudança, e, se forem bem tratados voltarão ao normal em pouco tempo.

Se temes que morram à fome, então relaxa, porque eles vivem duas semanas privados de alimentação sem problemas maiores.

Editado por barrel_stuf

Publicado:

Se eles não comem o que lhes deste então escusas de tentar dar o que quer que seja. Se o sábado a que te referes é o de ontem, então os teus escalares estão simplesmente stressados com a mudança, e, se forem bem tratados voltarão ao normal em pouco tempo.

Se temes que morram à fome, então relaxa, porque eles vivem duas semanas privados de alimentação sem problemas maiores.

Obrigado pela tua resposta. Realmente não fui muito claro, foi Sábado da semana passada! E realmente não sei que mais possa oferecer, mas sei que os outros companheiros apanharam uma barrigada. Vou "rezar" para que os gajos ganhem juizo.

Por um lado diria que é stress porque eles andam sempre num cantinho do aquário e saem de vez em quando. E neste momento são os peixes mais pequenos do aquário. Até há bastantes esconderijos, mas realmente eles saem de lá e nadam livremente pelo resto do aquário. Devem sentir-se intimidados...

O que me faz mesmo mais confusão, nem é eles não comerem, é mais o parecer que não encontram o que querem!

Publicado:

Pode ser stress... e sobretudo num aqua com malta grauda....

Dá tempo ao tempo, se eles têm onde se esconder... e usam os esconderijos não há muito a fazer...

Se eles tiverem fome eles vão à luta... ou esperam pelas sobras no fundo.

PauloA :character0050:

Publicado:

Já tive peixes que passados 5 minutos de serem metidos no aquário atropelavam os outros ao almoço. Também já tive peixes que ficavam a anhar pelo aquário durante semanas. E também já tive peixes que subitamente deixaram de comer, muitas vezes em início de doença. E também já tive peixes que se banqueteavam com um determinado tipo de comida enquanto que os outros ficavam a vê-la ir ao fundo.

Há de tudo.

Vê como estão as fezes e se têm algum indício de doença. Se não houver nada de anormal, é deixar a andar.

Publicado:

Infelizmente não consigo ver o aquário se calhar com a frequência necessária, mas vou tentar fazer umas visitas não agendadas! Parece-me realmente uma questão de esperar e ver o que acontece...

Publicado:

Humm,

Como sao as fezes?

Um escalar que nao come e preocupante.

Se for doença, acho que ha duas hipoteses principais , que ja me aconteceram com escalares ha 3-4 anos (ambos vivos).

Um era infeccao intestinal, com fezes translucidas tipo fio (tive numa escalar dourada); ou parasitose, com fezes que podem parecer normais, mas os peixes ficam muito 'magros' (negro marmore veu).

Tratei ambos com medicamentos normais humanos, fora-de-prazo que arranjei numa farmacia, diluidos a olhometro.

Publicado:

Bem o problema aqui pode ser mesmo, o que já referiram anteriormente ou os típicos parasitas internos. Podes desparasitar os Escalares com Flagyl - 1 comprimido para 50 litros de àgua. (Mensal). Escalares piqueninos, gostam de andar em grupos de 5 ou + dá mais segurança aos peixes.

Cumprimentos ,

Neuza Pereira

Publicado:

Humm,

Como sao as fezes?

Um escalar que nao come e preocupante.

Se for doença, acho que ha duas hipoteses principais , que ja me aconteceram com escalares ha 3-4 anos (ambos vivos).

Um era infeccao intestinal, com fezes translucidas tipo fio (tive numa escalar dourada); ou parasitose, com fezes que podem parecer normais, mas os peixes ficam muito 'magros' (negro marmore veu).

Tratei ambos com medicamentos normais humanos, fora-de-prazo que arranjei numa farmacia, diluidos a olhometro.

Medicamentos fora de prazo fazem efeito?

Cumprimentos ,

Neuza Pereira