O que aconteceu aos ovos dos meus ramirezis ,por favor ajudem me

Tiagonog

Recommended Posts

Boas!

Comprei meus ramirezis , passado 2 dias tiveram uma postura .

Mas logo no dia seguinte começaram , a desapareceram os ovos mais brancos , e depois os mais escuros .

Quem sabe o que aconteceu ?

Por favor ajudem me !!!!!

Cumprimentos !

Partilhar nas redes sociais

É provavel que seja uma das primeiras posturas e os pais devem tê-los comido..

Isso só costuma "pegar" à 3ª ou à 4ª, e isto é quando pega..

(Pelo que tenho lido, por que nunca tive nenhuns)

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

Cumprimentos, João Martins.

• 4 meses depois...

Ainda hoje tive a falar sobre a reprodução de ramirezis com o dono da loja de aquariofilia que frequento, e ele disse-me que os ramirezis muitas vezes comem as próprias crias depois de eclodir mas também podem comer os ovos.

Boa sorte para a próxima vez. se tiveste sucesso agora com a postura vais ter mais posturas de certeza.

• 3 semanas depois...

Os Ramirezis são dos meus peixes preferidos, no entanto não são fáceis de reproduzir... Eu ando a tantar há já algum tempo!!!

Os guppys não são problema para os ovos, até porque os pais vão defendê-los. Vão ser um problema sim para os alevins, se conseguirem eclodir!

Normalmente o que acontece é que, quando a luz apaga, os pais entram em stress e comem os próprios ovos. Pela minha experiência é aconselhável deixar uma luzinha de presença (um led por exemplo) apontada aos ovos para os pais os verem. Já tive sucesso em eclodir os ovos assim. Ou então simplesmente tirá-los para outro aquário vazio com água do principal e um filtro de esponja.

Mas mesmo depois de passar esse passo têns o maior problema: a alimentação dos alevins. Após consumirem o saco vitelino têm de ter comida disponível para sobreviverem. Isso quer dizer artémia recém eclodida. Estou a tentar com artémia liquida da JBL (depois de tentar outras comidas supostamente para alevins sem sucesso) e posso-te dizer que num aquário só para eles, das dezenas de alevins que eclodiram só me restam 2!!!

Não quero com isto fazer-te desistir, antes pelo contrário. Continua, que vais acabar por aprender com os próprios erros. E quando se consegue é muito gratificante.

Boa sorte, cumps.

P.S.: Os ovos brancos são os que por norma não foram fertilizados e apanharam fungos. É normal os pais os retirarem. Também é normal os pais moverem os ovos de sitio... e para isso transportam-os na boca!

Editado por Micro-Chip
  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip