Black Dragon Publicado Março 10, 2012 Publicado Março 10, 2012 (editado) Boas malta, Tenho para aqui uma calha de 120cm que suporta uma lampada T5 de 28W, eu na altura encontrei-a ao pé do lixo (sim é verdade ehehe) e decidi ficar com ela para apenas fazer iluminação geral num local onde tinha pequenos aquários de reprodução. Na altura não cheguei a montar, mas na passada semana decidi tentar. Fui comprar uma lampada, montei, e nada. Não acende! Comecei a desmontar aquilo, e rapidamente me veio o cheiro que algo queimou, ou estava queimado ( por isso é que devia estar no lixo). A minha duvida é, provavelmente o problema é do sistema do balastro, existe alguma forma de meter a lampada a funcionar com o menos custo possivel? Pergunto isto porque como disse, a calha não é para iluminar um aquário em si, mas sim para iluminar uma assoalhada (nada de especial), como tal, queria gastar o menos possivel e só encontro balastros a 15€... Em tempos, comprei um balastro ao Rui da aqua eden, balastro esse que era para duas T5, e dava para fazer 2x24W ou 2x39W. Perguntei a um amigo meu se dava para usar este balastro com as devidas ligações para fazer o 1x28W e ele disse-me que achava que não.. A calha é tipo esta: Que faziam? Cumps, Tiago Editado Março 10, 2012 por Black Dragon
helio.salgueiro Publicado: Março 11, 2012 Publicado: Março 11, 2012 Boas! Tens de ver o que diz no balastro que queimou, se é 1x36 watts, 1x18 watts, 1x58 watts. O que compaste na aquaeden não serve, mas diz-me não encontras balastros ferromagnéticos mais baratos?
Black Dragon Publicado: Março 13, 2012 Autor Publicado: Março 13, 2012 No balastro não diz nada...Na calha diz isto: CH1301-28W. O problema dos ferromagneticos é que são muito altos e largos, não cabem na calha.. A calha é fininha. É daquelas que se usa dentro dos móveis dos aquários
Black Dragon Publicado: Março 15, 2012 Autor Publicado: Março 15, 2012 Li algures que é possivel aproveitar o balastro das lampadas economizadoras para ligar lampadas T5. É verdade?
Recommended Posts