gmmartins Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 BBA são só resultado de CO2 insuficiente ou inconstante. Por experiência própria, depois de instaladas são chatas que se farta de erradicar. Excel ajuda. Quanto ao substrato fértil. Ajuda mas não é de todo essencial. Tem que haver fertilização seja ela através do substrato ou da água (têm aqui um estudo científico a prová-lo). Podem ver na minha assinatura o My Nano. Areão inerte, 11W de luz (6500K) e um belo tapete de cuba, tenellus, cryptocprines, etc... O truque? Vejam e digam-se vocês. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
BMSG82 Publicado: Março 23, 2012 Autor Publicado: Março 23, 2012 desculpem la a ignorancia de certas abreviaçoes que ainda nao conheço e BBA é uma delas, isso significa.............? e para ver o teu nano vou onde? assinatura? ainda nao descobri este forum 100% de qualquer das maneiras deixem-me vir o regulador de pressao que botija ja ha depois vou arrancar tudo plantar de novo bem fundo no substrato e depois espero por resultados caso nao haja progressos troco a luz pa tirar as teimas se nada resultar desisto mesmo!!!!!!!!!!!!! Citar
Geada Publicado: Março 23, 2012 Publicado: Março 23, 2012 BBa é um dos vários tipos de algas, e das mais difíceis de atacar. A assinatura encontra-se por baixo de todas as mensagens Citar
BMSG82 Publicado: Março 23, 2012 Autor Publicado: Março 23, 2012 hummmm ja tou a ver ja as vi e realmente sao uma grande chatice isso era o cumulo dos cumulos tanto trabalho para conseguir fazer um tapete de glosso e depois virem essas put.. tambem era o momento para ver um nano voar dum 6º andar.... Citar
gmmartins Publicado: Março 24, 2012 Publicado: Março 24, 2012 Ninguém nasce ensinado e todos nós passámos por fases das algas. Eu acho que já tive a maioria delas. Agora já aprendi a controlar. Faz parte do crescimento como aquariófilo e não é razão para desistir. Elas até são simpáticas e dizem-nos o que está mal. E algumas até são bonitinhas... Eu próprio acabei de notar num pequeno canto umas BGA. Isto porque, por várias razões, me tenho desleixado nas últimas semanas em relação à fertilização. Já está a ser corrigido e deverão desaparecer dentro de 2-3 semanas. Tudo leva o seu tempo... Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
BMSG82 Publicado: Março 25, 2012 Autor Publicado: Março 25, 2012 (editado) meus caros ca esta o xato de novo e porque? porque cada vez que olha para aquele glosso ja nao sei o que pensar..... ficam aqui desde ja duas fotos que no meu entender esta um glosso a crescer correctamente com folhas grandes grossas e "rente ao substrato e a outra foto demonstra o glosso em geral. fica a nota que ainda nao mudei nada pois o material ainda nao chegou, mas ja começo a ficar irritado com isto tipo so no gozo um pé (glosso) decidiu crescer correctamente pelo menos aparenta. agora se me fizerem o favor expliquem-me isto que esta aqui relatado nas fotos caso contrario o glosso so pode ter vindo dos Chineses........ é que ja nao entendo mesmo o que se passa com esta porcaria.... um cresce bem outro cresce mal enfim tou mesmo a perder a esperança com isto...... o glosso que eu acho que esta a crescer bem (sao estes 2 pesinhos que estao mesmo a frente com o runner branco) Shot at 2012-03-25 e o glosso que ja vos tinha mostrado alto folhas finas e muito pequenas Shot at 2012-03-25 Agora digam la que nao ha uma grande diferença..... so no tamanho das folhas as fotos nao sao grande coisa mas da pa perceber e prontos vamos andar toda a vida nisto......... Abraços e moralizem-me Editado Março 25, 2012 por BMSG82 Citar
gmmartins Publicado: Março 26, 2012 Publicado: Março 26, 2012 Agora que me mostras as fotos das duas dá-me a sensação que as primeiras (as que crescem para cima) são duma glosso adaptada a crescer no estado emerso. Já as últimas, parecem-me uma glosso já adaptada ao estado imerso. Há quanto tempo tens a glosso plantada? Compraste na loja? É que se for há pouco tempo é muito provável que ela estivesse na forma emersa pois é assim que é criada... Daí o crescer para cima. Se for este o caso, é só uma questão de tempo e podas. os novos pés deverão crescer como os últimos. Muito CO2 acelera e ajuda a transição (que pode ser problemática se houver pouco co2). Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
BMSG82 Publicado: Março 26, 2012 Autor Publicado: Março 26, 2012 ó gmmartins o glosso é todo o mesmo comprei ao rui da aquaeden vinha todo num vazinho é todo igual nao sei o porque de isto estar a acontecer... é o k eu digo anda o demónio la em casa. o glosso esta plantado a um mes ou mes e meio e nem dei conta daquele rebento aparecer ali apareceu assim do nada todo verdinho rente e folhas grandes o outro glosso ja o podei prai 3 vezes, a unica coisa que fiz foi alguns pes que podei planta-los de novo la. a serio pa parece mesmo bruxedo isto podem me chamar tolo da cabeça mas aquele rebento apareceu assim do nada em relaçao ao outro como disse anteriormente apesar de ja ter levado 3 podas valentes continua na mesma ou seja uma mer.. Citar
TonyCh Publicado: Março 26, 2012 Publicado: Março 26, 2012 (editado) as primeiras (as que crescem para cima) são duma glosso adaptada a crescer no estado emerso. Já as últimas, parecem-me uma glosso já adaptada ao estado imerso. ó gmmartins o glosso é todo o mesmo comprei ao rui da aquaeden vinha todo num vazinho é todo igual Isso não invalida que os novos rebentos "finalmente" estão adaptados ao estado imerso... todo o resto ainda pode muito bem estar em modo "emerso". Alias, muita da minha lileopsis, quando plantada dentro de água, perde a maioria das folhas mas as novas que nascem já são de um verde intenso e nada enrolado como as originais. Esta planta não consegue adaptar folhas que já foram criadas em forma emersa mas as novas já se adaptam à forma imersa. Talvez seja o mesmo...? Abraços Tony Editado Março 26, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
BMSG82 Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 ora ai esta uma boa pergunta....... uma coisa que notei quando o glosso veio no vasinho que a aquaeden mandou era que o glosso vinha com as folhas bem pequenininhas tipo como esta agora folhas muito estreitas pequenas e o glosso muito miudinho sera que é mesmo assim ou pode ser o que o gmmartins diz? e se ele se esta a adpatar porque que no nano todo so apareceu aquele runner em condiçoes? tao e o resto ta de folga? ca para mim acho que mais vale pedir um glosso novo arrancar o velho e plantar tudo de novo......... Citar
gmmartins Publicado: Março 27, 2012 Publicado: Março 27, 2012 Calma... dá-lhe tempo. A mim parece-me mesmo glosso na estado emerso - mais fina e alongada e com folhas menores. As plantas vêm quase sempre no estado emerso das lojas. É assim que são criadas para evitar algas... Sim a folha da planta não muda. As novas é que já "nascem" adaptadas. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
BMSG82 Publicado: Março 27, 2012 Autor Publicado: Março 27, 2012 entao vou estar atento para ver se vejo nos proximos tempos runners novos e em bom estado caso isso nao aconteça e para nao estar a comprar glosso novo vou ter que ter a paciencia de deixar crescer este runner novo e tirar dele pesinhos e ir plantando.... agora tambem sou teimoso eehehehhe.... pa piorar as coisas é que a porcaria do redutor so vem na pascoa ainda vou ter que esperar 2 semanas o co2 DYE que la tenho é fraquinho Citar
BMSG82 Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 bom dia malta venho aqui so para dar uma dica o lema ja sei que cada caso é um caso e cada aquario é diferente. houve alguem neste topico que me aconcelhou para resolver o meu problema fazer podas e enterrar os runners do glosso, ora como ja sabem estou a ter algumas evoluçoes e nao tenho mais porque ainda nao tenho o co2 mas tirando isso estas ultimas fotos que coloquei demonstram bem a teoria o glosso que nasceu correctamente vem de runners que eu enterrei tenho 2 exemplos e lembro-me perfeitamente que enterrei esses 2 runners para experimentar e deu certo. por isso se alguem tiver um problema semellhante ao meu ja tem uma boa soluçao. mas atençao nao afasta as opinioes que os outros membros deram como no caso do co2 por exemplo.... abraços a todos eu vou dando novidades quando tiver o co2 a bombar Citar
AiresJusto Publicado: Março 29, 2012 Publicado: Março 29, 2012 BMSG82 isso tá bravo! Boa sorte com isso... Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
BMSG82 Publicado: Março 29, 2012 Autor Publicado: Março 29, 2012 obrigado ja estou a começar a ter alguma sorte com estes rebentos novinhos gordinhos e cheios de força esta MALTA QUE ME ESTA A AJUDAR É UM ESPECTACULO...... Citar
Recommended Posts