xpedro Publicado Março 8, 2012 Publicado Março 8, 2012 Boas pessoal, Estava a pensar em adquirir um substrato aplicado em bonsais, para fazer de substrato fertil na minha nova montagem do aqua. O substrato é o seguinte: Equilibrada mistura de turfa negra, argila, areia e pozolana vulcaniaca alem de uma adubação complexa. Materia organica: 25% PH:7 Teor de cloro (Cl) : 70mg/l Humidade maxima 40% Condutividade eletrica: 0,15 ohm/cm Anidrido fosforico soluvel em agua : 60mg/l Oxido de potasio soluvel em agua : 100mg/l oxido de magnesio soluvel em agua: 5mg/l FORMATO: 5 litros Será que terei bons resultados, em relação á flora, e não ter problemas quanto á fauna? Obrigado, Cumprimentos.
gmmartins Publicado: Março 9, 2012 Publicado: Março 9, 2012 em princípio parece-me bom. Tem tudo o que um bom substrato deve ter com excepção de alguns nutrientes. Estou a falar para as plantas claro. Essa quantidade toda de Cloro é que acho estranho... Como alternativa podes usar AKADAMA que também é para bonsai. Deve ser parecido mas não tenho a certeza que nunca experimentei. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
manuel2009had Publicado: Março 10, 2012 Publicado: Março 10, 2012 Akadama é um barro especifico...isso é terra ou barro ?
gmmartins Publicado: Março 10, 2012 Publicado: Março 10, 2012 Akadama é barro ou seja argila. Este também é argila pela descrição. aliás, muitos dos substratos (ADA, Elos) são argilas exactamente porque têm uma boa capacidade de troca iónica. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts