D&G Publicado Março 8, 2012 Publicado Março 8, 2012 (editado) Boas pessoal tudo bem? Pois é já muito tempo que venho a estudar e a informar-me sobre uma possível alteração da iluminação do meu aquário de 100 litros (80 litros brutos). O aquário vinha com uma calha de origem com uma lâmpada T8 9000k da JBL. Ao principio tudo parecia bonito a medida que fui plantado é que percebi que não era fácil a continuação do plantado. Então meti mãos a obra fiz a minha calha. Passo a citar o material, (Foi todo comprado no Rui AQUAEDEN) 5* aconselho vivamente ( e para aquelas pessoas que pensam “á é uma loja de aquariofilia deve ser tudo caro” enganam-se por vezes pagamos mais caro em lojas de animais e grandes superfícies e os produtos não tem nem metade da qualidade. Enfim foi só um a parte. -Refletor duplo PLL de 2X40W -2 lâmpadas de 36W 1X8000k e 1X6500K -4 clip 2G11 para prender as lâmpadas ao refletor -2 casquilhos 2G11 - 1 balastro de 2X36W ( que por sua vez é compatível com 2X18W 2X24W 2X36W e 2X40W PLL e 2X24W 2X39W T5) Depois do material montagem com ele. Fiz as marcações no refletor e furei para encaixar os clips Depois fiz as ligações elétricas testei tudo ok. Então fiz o isolamento das lâmpadas com os casquilhos com silicone neutro e transparente deixei secar 2 dias. Cortei o excesso da tampa interior do aquário para poder colocar o refletor com as lâmpadas dentro da tampa do aquário, recortei só o tamanho do refletor porque assim a tampa interior não fica estragada futuramente, porque? Perguntam vocês. A tampa interior tem umas dobradiças que encaixam na calha antiga e assim mais tarde pode-se voltar a colocar a calha sem qualquer problema. Bem agora é aguardar o desenrolar da situação e venham fotos né… Cumprimentos Daniel Gomes Editado Março 17, 2012 por D&G
D&G Publicado: Março 8, 2012 Autor Publicado: Março 8, 2012 Boas pessoal tudo bem? quem me poder ajudar a colocar as fotos mande-me PM com o email para eu enviar as fotos. abraço
Ricardo.Fonseca Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122 Podes ver aqui como se colocam fotos no f´rum, não é ciência espacial! Boa sorte RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
D&G Publicado: Março 17, 2012 Autor Publicado: Março 17, 2012 peço desculpa pela demora das fotos mas nao concegui intalar o programa no pc.
FuraTD Publicado: Março 17, 2012 Publicado: Março 17, 2012 (editado) Boas, bem esse projeto pode vir a ser útil usar umas ideias. Eu estava para fazer algo parecido mas quando me deparei com o problema do isolamento parei o projeto. Isso de isolar as lampadas e os casquilhos com silicone resulta?(tipo onde estou a pensar meter as minhas vai estar em contacto com umidade 24/7) Editado Março 18, 2012 por FuraTD Cumprimentos
Tozé Nunes Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w. Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
FuraTD Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w. Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil. Sei o que e a manga termoretractil , mas torna aquilo mesmo estanque? Cumprimentos
Tozé Nunes Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Nunca experimentei, e como não tenho cá disso também não posso confirmar se funciona ou não. Não queres tentar e depois contas como foi Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
FuraTD Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Eu já usei no trabalho, a umas que trazem um tipo de cola dentro, o problema a meu ver e mesmo para aplicar a manga pois e preciso usar um maçarico para a mesma retrair, e não sei se os casquilhos e até a lampada pode apanhar com o calor e até a chama do maçarico. Cumprimentos
David Cabete Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Boas Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato! De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
D&G Publicado: Março 18, 2012 Autor Publicado: Março 18, 2012 Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio. Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio. A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café. E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias. Abraço
FuraTD Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Boas Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato! De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado. Cumps. Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver ) Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio. Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio. A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café. E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias. Abraço Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar Cumprimentos
D&G Publicado: Março 18, 2012 Autor Publicado: Março 18, 2012 Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver ) Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar Boa sorte. Vais ver que não têm muito que saber, e vai correr tudo bem. Depois aguardo pelo um DIY melhor que este
D&G Publicado: Março 18, 2012 Autor Publicado: Março 18, 2012 Acho que faltava aqui esta informação. A ligação dos casquilhos ao balastro. o balastro tem uma numeraçao que vai do nº 1 ao nº7 os casquilhos tem uma numeração que vai do nº 1 ao nº4 não tem nada que enganar. o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 1 do balastro o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 2 do balastro o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 3 do balastro o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 7 do balastro o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 6 do balastro o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 5 do balastro e por fim o nº4 do acasquilho vai ligar ao nº4 do outro casquilho. do lado esquerdo da imagem tem a ligaçao da ficha de corrente onde mostra o fio de terra, depois o positivo e depois o negativo ou neutro como queiram. Espero ter ajudado e que nao esteja muito confuso
Tozé Nunes Publicado: Março 18, 2012 Publicado: Março 18, 2012 Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Recommended Posts