Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Provavelmente este tema já aqui foi falado por alguém, porém não encontrei...o kH da minha torneira sai a 6-7. Mas passado um dia de estar no aqua está a 0-1...tenho o aqua soil da amazonia e pelo que li este baixa o kH. Tenho pesquisado e penso que a melhor forma para subi-lo e adicionando bicarbonato de sódio a um rácio de 6 gramas por 50 lts para me aumentar o kH para 4. Corrijam-me se estiver enganado. A minha dúvida é se ponho as 6 gramas directamente no aqua ou se diluo primeiro. A outra dúvida (a mais importante) é saber se este método é de facto eficaz e se não acarreta consequências negativas para peixes/invertebrados/plantas.

Abraços,

--

Marco Costa

Publicado:

Convém diluir 1º em água do aquário ou destilada, as consequências negativas podem ocorrer se houver oscilações. Tb podes optar por colocar conchas partidas dentro do filtro e algumas rochas calcárias no aqua

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

A única razão prende-se com o pH...até à data não tive problemas mas tenho algum receio que ocorram variações bruscas no pH quando o co2 se desliga à noite (liga de manhã). É como disse, até hoje não tive problemas e estou com este setup há uns 2 meses, mas preferia estar mais seguro com um kH de 4 ou 5. Ou não aconselham a mexer no kH e deixar tudo como está?

Obrigado

--

Marco Costa

Publicado:

Ora boas!

O que te pode matar os peixes é um kH desajustado ou alterações bruscas do mesmo.

Alterações de pH por adição de CO2 não te vai matar os peixes.

Se é só por isso fica descansado.

Eu verificava era se os peixes que tens se dão com um kH de 0-1...

Isso sim é importante!

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Pesar de que as diferenças osmoticas serem as causas mais importantes para as mortes dos peixes KH baixo significa que facilmente o pH é alterado, e com adição de CO2 pode baixar até valores francamente baixos paras características dos peixes existentes no aqua tb sendo um factor de mortalidade, a preocupação do M. Costa é para ser levada em conta, a meu ver

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Respeito todas as opiniões mas na minha: não te preocupes com isso. Não vai acontecer nada ao pH (até porque há outros tampões). Mesmo que baixe por causa do CO2 não tem qualquer problema. Se fosse para haver "crashes" de pH eu já os teria tido.

Eu também tenho um kH muito baixo e o meu pH flutua entre os 5.8/6 e os 6.8 diariamente. Sem qualquer stress.

Como eu disse, preocupa-te em manter níveis ideias de CO2, uma boa fertilização e manutenção do aqua (e.g. TPA)

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Muito obrigado pelas opiniões!

A minha fauna dá-se bem pois o pH mantém nos 6-6.5 durante o dia e nos 6.5-7 durante a noite com um gH na casa dos 6-7. A minha preocupação é mesmo que haja uma quebra abrupta no pH que seja logo sentida pelos peixes dado o kH ser tendencialmente 0...tenho lido que o kH poderá influenciar na fraca quantidade de cálcio nos invertebrados (no meu caso ampularia, neritinas semiconicas e caridinas japonicas) não sendo benéfico para o exosqueleto dos mesmos. Mas é como vos digo, não os vejo "em baixo". Ainda esta semana os camarões mudaram de "pele". Para as plantas, pelo que sei, não há problema em ter este valor tão baixo de kH correcto? Portanto se os valores de pH continuarem estáveis e não notar alterações nos peixes, não devo mexer no kH certo?

Não vai acontecer nada ao pH (até porque há outros tampões). Mesmo que baixe por causa do CO2 não tem qualquer problema.

Fiquei curioso ;) Que outros tampões existem?

--

Marco Costa

Publicado:
::D: Referia-me mesmo a que outros efeitos tamponizadores de pH existem que o GM referiu

--

Marco Costa

Publicado:

A minha preocupação é mesmo que haja uma quebra abrupta no pH que seja logo sentida pelos peixes dado o kH ser tendencialmente 0

Há centenas de exemplos (incluíndo o meu) com kH baixíssimos, injecção de CO2, e sem qualquer problema. Aliás, a injecção de CO2 só consegue baixar o pH até um máximo de 5.9 (ref). por isso não te preocupes com isso.

tenho lido que o kH poderá influenciar na fraca quantidade de cálcio nos invertebrados

Não percebo como. O kH não tem nada a ver com Cálcio.

kH = [HCO3-] + [CO3--] - [H+]

O que tu queres é o gH:

gH = [Ca++] + [Mg++]

Ainda assim, só com o gH ficas sem saber se tens ou não muito Cálcio uma vez que podes ter 0 de Cálcio mas muito Magnésio (mas que na realidade é altamente improvável e o normal é exactamente o contrário: mais cálcio e pouco magnésio). Se estás preocupado com isto é só juntar um pouco de CaCl2.2H20 por exemplo.

Fiquei curioso ;) Que outros tampões existem?

Fosfatos, boratos, etc... (e têm um kH = 0)

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Muito Obrigado! Bela explicação (incluindo o artigo do GPHowell). Ou seja não tenho nada com que me preocupar porque:

1. Mesmo que houvesse uma quebra muito abrupta do pH motivada pela injecção de CO2 nunca seria abaixo dos 6 (indicado para a minha fauna e flora).

2. Muito provavelmente fiz confusão quando li o tal artigo em que relacionava kH com teores de cálcio (ou o artigo estava mal escrito).

Se estás preocupado com isto é só juntar um pouco de CaCl2.2H20 por exemplo.

Embora não tenha testes para o Ca e o Mg, não acredito que tenha carências dos mesmos pois já teria notado nas plantas e nos invertebrados. Para além do mais fertilizo micros para as plantas que incluem Mg e Ca.

Para ficar esclarecido de uma vez por todas com o kH, este parâmetro é apenas importante monitorizar afim de aferir o efeito tampão da água certo?

Abraços,

--

Marco Costa

Publicado:

Embora não tenha testes para o Ca e o Mg, não acredito que tenha carências dos mesmos pois já teria notado nas plantas e nos invertebrados. Para além do mais fertilizo micros para as plantas que incluem Mg e Ca.

Ora aí está. Nada melhor que a fauna e a flora para nos dizer o que se passa.

Para ficar esclarecido de uma vez por todas com o kH, este parâmetro é apenas importante monitorizar afim de aferir o efeito tampão da água certo?

Sim. Ou seja, tem muito pouca utilidade na pratica :)

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Uma vez mais Obrigado :wink: Andava com isto na cabeça a algum tempo e não havia forma de me esclarecer nas minhas buscas bang

--

Marco Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!