Recommended Posts

Publicado

Boas noites, tenho um aquário de 40X20X20, que vou usar para fazer um nano para red´s, para ter na minha secretária de trabalho. Queria saber se um aquário destas dimensões é suficiente para manter camarões.(preciso de algo para descontrair no trabalho).

Vou usar material, remanescente que tenho por casa.

-Primeira dúvida filtro de cascata eheim o mais fraco, ou um filtro interno de esponja e carvão?(tenho os 2 disponíveis)

- Segunda dúvida, o termostato é tenho um de 50w, acham potente demais para o aqua?

-Terceira dúvida, o espaço têm muita iluminação natural, se meter luz, com o excesso de iluminação natural, se calhar vou andar cheio de algas. Será necessário meter iluminação?

Vou usar substracto da jbl, que tenho por cá, por cima areia negra tipo vulcânica. As plantas serão podas das minhas cá de casa. Vou meter 4 pedras vulcânicas vermelhas que também cá tenho, tronco duvido, só se encontrar algo pequeno que ache bonito(duvido muito para estas dimensões).

Outras dúvidas:

- Os red´s saltam para fora de aquários pequenos? (para saber se tenho de inventar um tampa)

- As tpas, num nano de camarões, seguem as mesmas regras de um aquário normal?

- Algum cuidado que se deva ter num nano destes que eu esteja a esquecer?

Cumprimentos e obrigado.

Publicado:

Pela experiência que tenho com o aquário da namorada :) será preferível o filtro de cascata pois para além da parte estética não roubará litragem ao aquário. É perfeitamente possível manteres Red's num aquário dessas dimensões tens apenas de ter atenção aos parâmetros da água e alimentar sempre em pequenas quantidades.

Quanto à questão da iluminação dependendo do que pretenderes manter no aquário até pode ser possível aguentarem-se sem iluminação directa em todo o caso um candeeiro com uma PLL dá sempre melhores resultados.

O termostato penso que não haverá problema pois em teoria a única diferença é que irá ligar durante menos tempo que um de 25 W para um aquecimento igual mas espera por alguma resposta de quem perceba mais xD

Cuidados a ter são essencialmente não alimentares em demasia e colocar algo na entrada do filtro para que mais tarde as crias não sejam sugadas, é comum usar-se meia de senhora (as de vidro) NOVAS para esse efeito.

Cumprimentos :)

Publicado:

Com a minha experiência posso dizer que os camarões apenas saltam do aquarios e os parametros da agua estiverem muito errados. Se os parametros estiverem bem os quamarões não tendem a fazer isso.

Em relação ao termostato não haverá problema em meter o de 50W. O unico problema pode ser mesmo o tamanho e a estetica. De resto não ha problema nenhum. O que acontesse é que quanto mais potente for o termostato menos tempo demora a aquecer a agua.

No filtro utilizario como ja fui dito o filtro de cascata. Para a entrada dao filtro e para os bebes de camarões não serem sugados basta colocar uma pequena esponja na entrada do filtro.

Nos cuidados apenas basta fazer TAP's de 2 em 2 dias para manter os parametros da agua e pouca alimentação.

cumps

logo1115.png

Visitem e participem neste novo fórum.

Publicado:

Bem vou utilizar o filtro de cascata, o termostato é muito grande, vou primeiro meter a reciclar entretanto a ver se apanho algum termostato pequeno.

Para iluminação tenho um candeeiro na secretária com uma lâmpada de 40w normal.(acham que se pode usar)

Estou com problemas na areia, pensava que tinha, mas já não tenho. Vou ter de procurar alguma coisa baratinha(o objectivo é não gastar dinheiro).

Daqui a 15 dias faço a montagem, na altura da poda das plantas, para ver o que vou aproveitar para o aquário. A única coisa certa será 2 anubias anãs e algum musgo.

Publicado:

o areão pode ser aranjado a um bom preço numa loja de aquariofilia (pelomenos na minha zona).

O candeeiro serve caso não tenhas plantas que necessitem de boa iluminação. É que não se trata so daa quantidade mas tambem da qualidade.

cumps

logo1115.png

Visitem e participem neste novo fórum.