Recommended Posts

Publicado

Boas..

depois de 3 anos com aquario de agua doce, e agora estar "parado" a uns 5 anos, decidi voltar ao hobbie, e estou a pensar meter-me num salgado...

a intençao é montar um aquario de 1.90X60X60, mas tenho algumas duvidas que ja nao me lembro bem das coisas e queria saber se me podiam ajudar para fazer contas a vida..

o que pretendia saber é:

que tipo de iluminaçao precisaria qts watts, tipo de lampadas etc,

qual a capacidade minima que a sump deveria ter (estou a pensar num aquario de 1m standart, sera que chega)

qual a capacidade que o escumador DIY deveria ter

qual a capacidade de L/H deveria ter a bomba para fazer circular toda a agua no aquario e na sump

quantos kg de rocha viva/morta iria necessitar para começar com alguma coisa decente..

obrigado pelo apoio... :D

Publicado:

boas tudo vai depender do que queres fazer e do que queres ter... varia muito em termos de equipamento . tanto podes por exemplo gastar 700 euros como podes gastar 5000 . é tudo uma questão de o que queres fazer e ter no aquario... acho que primeiro devia ler um pouco sobre os salgados e depois defenires o que queres ter. apartir dai sim começar a ver equipamentos.

Publicado:

- que tipo de iluminaçao precisaria qts watts, tipo de lampadas etc,

Depende do que queiras fazer. Se quises algo só com peixes e corais moles, pôs colocar uma calha com 4x80w T5. Se for mesmo um recife com peixes e todo o tipo de corais, eu colocaria 8x80w T5

- qual a capacidade minima que a sump deveria ter (estou a pensar num aquario de 1m standart, sera que chega)

Não existe uma regra ara os tamanhos d sumps. O ideal é que caiba todo o equipamento e que tenha a capacidade de retenção da água que escoe em caso de falta de electricidade. Se houver a possibilidade de colocar uma sump grande, melhor, aumenta a ligarem do aquário.

- qual a capacidade que o escumador DIY deveria ter

O escumador DIY depende muito d dimensões e bombas a utilizar. Normalmente um DIY será uma replica de um escumador de marca. Deves partir daí.

- qual a capacidade de L/H deveria ter a bomba para fazer circular toda a agua no aquario e na sump

A nível de bomba de retorno, não costumo indicar mais que os 3000l/h, dependendo da bomba/capacidade de elevação.

A nível de circulação, para esse aquário, colocava no mínimo cerca de 12000l/h. A falarmos de uma boa bomba, a colocar uma Vortech MP40. Eu colocava mesmo 2, mas eu gosto de abusar um bocado.

- quantos kg de rocha viva/morta iria necessitar para começar com alguma coisa decente..

Tudo depende da qualidade da Rocha, mas eu optava por colocar 20kg de Rocha viva e uns 50 a 60kg de Rocha morta.