Recommended Posts

Publicado

Ora boas!

Estou aqui com uma dúvida que se calhar os mais experientes com uso de CO2 me podem ajudar...

Eu não tenho injecção de CO2, ou qualquer adição de CO2 nos meus aquários. No entanto, sei que este se vai formando com a actividade das plantas/ peixes (corrijam-me se estiver a dizer alguma barbaridade).

Agora estava aqui a analisar os valores dos testes que fiz a semana passada, e lembrei-me que podia obter o valor de CO2 no aquário utilizando o valor de pHxkH... Surge a dúvida!! Encontro milhões de tabelas, algumas parecidas, mas quase todas com valores diferentes nas intersecções... Agora, PESSOAL QUE USA CO2, alguém me sabe indicar a tabela que usa, e que ache ser a mais correcta de acordo com a vossa experiência?

Desde já um grande obrigado :D

Publicado: (editado)

Ora boas!

Estou aqui com uma dúvida que se calhar os mais experientes com uso de CO2 me podem ajudar...

Eu não tenho injecção de CO2, ou qualquer adição de CO2 nos meus aquários. No entanto, sei que este se vai formando com a actividade das plantas/ peixes (corrijam-me se estiver a dizer alguma barbaridade).

Agora estava aqui a analisar os valores dos testes que fiz a semana passada, e lembrei-me que podia obter o valor de CO2 no aquário utilizando o valor de pHxkH... Surge a dúvida!! Encontro milhões de tabelas, algumas parecidas, mas quase todas com valores diferentes nas intersecções... Agora, PESSOAL QUE USA CO2, alguém me sabe indicar a tabela que usa, e que ache ser a mais correcta de acordo com a vossa experiência?

Desde já um grande obrigado :D

Pelo que percebi não é o nível de CO2 que se obtém dessa tabela, mas sim o valor ideal, isto é, o valor que deve ser o nosso objectivo através da injecção ou não, certo? Editado por Tiago Sabino
Publicado:

Pelo que percebi não é o nível de CO2 que se obtém dessa tabela, mas sim o valor ideal, isto é, o valor que deve ser o nosso objectivo através da injecção ou não, certo?

Uhm... Eu sempre ouvi dizer que o valor que se obtinha na tabela, medindo os valores de kH e pH era o valor aproximado de CO2 no aquário...

Mas é como expliquei no primeiro post, não percebo muito desse assunto, posso estar enganada :S

Publicado:

Jorge, deve ser só uma orientação, uma vez que eu já encontrei dezenas de tabelas diferentes... O que eu queria saber é qual das tabelas se aproxima mais da realidade, ou seja qual das "orientações" é a mais correcta.

Publicado:

Ora bem, o meu aquario tem o ph a 6...sonda da hanna calibrada com os buffers antes de medir e a sonda é guardada no liquido correcto para não danificar a mesma, o meu kh é de 2º KH logo tenho excesso de CO2...era bom era....nem injecto CO2....

Não olhem para isso, usem antes o dropchecker com uma solução 4º dk que é sempre mais realista mas mesmo assim por vezes longe da verdade.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!