António Moreira Publicado Fevereiro 24, 2005 Publicado Fevereiro 24, 2005 Tenho um aquário JUWEL modelo RIO 180, que já vem equipado com o sistema de filtragem. Porém, noto que a água contém sempre particulas em suspensão, e apresenta-se algo turva. Será que aquele equipamento é suficiente? Obrigado ANTÓNIO MOREIRA Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Que tipo de equipamento é? Filtro interno, externo? E qual a litragem/hora? E que tipo e quantidade de peixes tens? À quanto tempo está o aquário montado? Ajuda um bocadito a dar-te uma resposta mais acertada. Assim de repente diria que o filtro não chega, mas sem mais dados pode ser uma resposta errada. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
HomemPeixe Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Informações no site da marca: http://www.juwel-aquarium.com/int/index.html Conheci esta marca e seus modelos na Petfil do ano passado em Lisboa e do que compreendi do sistema de filtragem é um filtro interior que vêm incluindo na compra do aquário. O sistema de funcionamento do filtro é o seguinte: A água entra no filtro e uma parte vai até a parte mais baixa do filtro passando pelas massas filtrantes todas e outra parte passa apenas em metade das massas filtrantes. Infelizmente também existe um fluxo de água que entra no filtro passando pela bomba e directamente de volta para o aquário. Pessoalmente não gosto do sistema porque obriga a uma manutenção com um espaço muito curto para garantir o seu funcionamento. Filtro Interior com as medidas de 167x133x463 Bomba de 600 litros por hora Volume de filtragem 5,5 litros Falta saber se o tipo e quantidade de peixes que tens esta a ajudar/causar o problema. Falta saber a quando tempo tens o aquário montado e a quando tempo não limpas/substituis as massas filtrantes. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
António Moreira Publicado: Fevereiro 24, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2005 Obrigado pela v/ ajuda. Tenho este aquário há cerca de 2 meses, e limpo os filtros semanalmente, mudando o de carvão activado quinzenalmente. Semanalmente mudo cerca de 20 a 30% da água. Actualmente tenho 6 escalares, 4 platis, 10 neons, 4 olho de Fogo, 4 rodóstumos, 2 limpa fundos, e 2 colisas e um peixe elefante. Citar
HomemPeixe Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Não sei ajudar. Se não obtiveres resposta no forum contacta com: PROPET : 229 698 270 Se não me engano são os representantes em Portugal. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 Boas. 180 litros filtrados por uma bomba de 600L/h é um pouco curto mas serve. Segundo o que percebi da resposta do aquaxxi apenas parte da água é efectivamente filtrada, i.e , obrigada a percorrer todas as matérias filtrantes, o que também não ajuda assim muito. Tens um total de 33 peixes no aquário e embora os 10 neons não façam grande mossa, os restantes produzem algum desperdicio. O peixe elefante gosta de investigar o areão com a tromba, o que permite o levantamento de poeiras do fundo. Assim, diria para tentares o seguinte: - Arranjar uma forma de obrigar a que a água passe por todas as matérias filtrantes, talvez tapando alguma zona de admissão de água, isso só olhando para o filtro é que se consegue perceber como e aí não te consigo ajudar. - Ordenar as matérias filtrantes de forma a que primeiro seja feita filtragem mecânica por esponjas, seguidas de lâ filtrante para retirar as particulas mais pequenas e só depois as cerâmicas, o carvão muitos de nós não usamos, a não ser para retirar medicamentos/quimicos da água. - Sifonar o areão na altura das mudanças de água para ajudar a ter menos detritos no fundo que possam ser levantados pelo peixe elefante. Espero que estas dicas sirvam para resolver um pouco mais o teu problema. A alternativa será talvez o uso de um filtro externo, mas para já aconselhava-te a tentares resolver o problema com esse que tens, antes de pensares em gastar €€ num novo. Os filtros de decantação como o teu costumam ser bem bons. Se calhar é só mesmo uma questão de um pequeno ajuste e fica em ordem :D Boa sorte Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
António Moreira Publicado: Fevereiro 24, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2005 Amigos: Nem sei como agradecer as v/ dicas. Talvez se me sair o euromilhões eu compre um grande aquário a cada um... Obrigado. Citar
Just_me Publicado: Fevereiro 24, 2005 Publicado: Fevereiro 24, 2005 A utlização da lã acrilica é capaz de ajudar bastante quanto as particulas em suspensão Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts