rgarcia Publicado Março 4, 2012 Publicado Março 4, 2012 Boas, tenho uma duvida, que pode ser basica... tenho um aquario plantado e tenho uma bomba e ar... esta é prejudicial às plantas? visto que oxigena a água e as plantas nessecitam de certos niveis de CO2... Poderiam-me esclarecer? Obrigado Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Eu sou apologista que a bomba de ar só é necessária para quem utiliza CO2 e é só para ser ligada durante a noite. Além disso deves ter a bomba de ar por cima do aquário ou então ter um anti-retorno. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
InCoGniTuS Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Tudo depende do nível de CO2 que tens e se necessitas ou não de baixar a sua concentração! Quanto ao oxigenar a água... Consegues melhor com a agitação superficial da água... Abraço Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
rgarcia Publicado: Março 4, 2012 Autor Publicado: Março 4, 2012 (editado) devo estar a fazer algo e errado... neste momento não tenho qualquer tipo de CO2, e a bomba de ar ligada... isto não deve estar a fazer nada bem às plantas, visto que o meu filtro, com a entrada de água à superficie, é o suficiente para oxigenar a água Editado Março 4, 2012 por rgarcia Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Mal não faz, mas bem também não! Só mesmo bolhinhas! Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
rgarcia Publicado: Março 4, 2012 Autor Publicado: Março 4, 2012 mas ao estar a oxigenar a água, estou a reduzir os indices e CO2... por isso bem não devo estar a fazer... Citar
InCoGniTuS Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 O que te estava a dizer de uma forma subtil é que essa bomba de ar além de barulho, bolinhas e gastar energia não está aí a fazer nada! A bomba ajuda a reduzir os níveis de CO2 porque cria agitação... Não por oxigenar! Se reparares as bolhas não diminuem de tamanho desde que saem do difusor até ao topo da agua, logo não dissolve nada! Abraço... Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
jpospr Publicado: Março 5, 2012 Publicado: Março 5, 2012 Deita fora ou enche balões com ela :pompomgirl: Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
rgarcia Publicado: Março 6, 2012 Autor Publicado: Março 6, 2012 lolol vai dar jeito agora para a festa de anos da minha filha...lol Citar
TonyCh Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 Não esqueçamos o facto de que níveis de oxigênio não estão directamente relacionados com níveis de CO2... um não ocupa o espaço do outro. Ao agitar a superfície da água é que fazemos duas coisas ao mesmo tempo: 1. libertamos CO2 dissolvido na água e 2. introduzimos oxigênio na água mas é bem possível ter pouco Co2 e pouco O2 assim como é possível ter muito de ambos. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 6, 2012 Publicado: Março 6, 2012 Não esqueçamos o facto de que níveis de oxigênio não estão directamente relacionados com níveis de CO2... um não ocupa o espaço do outro. Ao agitar a superfície da água é que fazemos duas coisas ao mesmo tempo: 1. libertamos CO2 dissolvido na água e 2. introduzimos oxigênio na água mas é bem possível ter pouco Co2 e pouco O2 assim como é possível ter muito de ambos. Abraços Tony Não esqueçamos o facto de que níveis de oxigênio não estão directamente relacionados com níveis de CO2... um não ocupa o espaço do outro. Ao agitar a superfície da água é que fazemos duas coisas ao mesmo tempo: 1. libertamos CO2 dissolvido na água e 2. introduzimos oxigênio na água mas é bem possível ter pouco Co2 e pouco O2 assim como é possível ter muito de ambos. Abraços Tony Pronto... tu é que sabes... faz como quiseres! Pede a um moderador para encerrar o tópico pois tu sabes tudo! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
TonyCh Publicado: Março 7, 2012 Publicado: Março 7, 2012 (editado) Boa Noite Normalmente não me considero uma pessoa "de boca para fora" ou com "mania que sabe tudo". Alias, quem analisar os meus tópicos/mensagens passados, provavelmente, chegará à conclusão contrária. Tendo isto por base, a resposta anterior: Pronto... tu é que sabes... faz como quiseres!Pede a um moderador para encerrar o tópico pois tu sabes tudo! colocado pelo membro "Jorge N. Ferreira", levantou-me sérias questões sobre o conteúdo e formato da minha resposta/comentário original: Não esqueçamos o facto de que níveis de oxigênio não estão directamente relacionados com níveis de CO2... um não ocupa o espaço do outro. Ao agitar a superfície da água é que fazemos duas coisas ao mesmo tempo: 1. libertamos CO2 dissolvido na água e 2. introduzimos oxigênio na água mas é bem possível ter pouco Co2 e pouco O2 assim como é possível ter muito de ambos. não encontrei nem uma referência que, de alguma forma, contrariasse o comentário colocado pelo membro já mencionado: Eu sou apologista que a bomba de ar só é necessária para quem utiliza CO2 e é só para ser ligada durante a noite.Além disso deves ter a bomba de ar por cima do aquário ou então ter um anti-retorno. Adicionalmente, não vejo nenhuma incorreção da minha parte visto que o que escrevi reflecte, basicamente, o estado actual da ciência em que está mais do que provado a inexistência de uma relação directa entre a concentração de O2 e CO2 num determinado volume de água. Até coloquei o comentário com a ideia de reforçar a ideia lançada pelo membro "InCognitus" que está 100% correcto com a sua mensagem mas que não aprofundou a relação entre o "agitar" da superficie e a promoção das trocas gasosas podendo, eventualmente não ter esclarecido a incorreção do membro rgarcia quando este afirmou: mas ao estar a oxigenar a água, estou a reduzir os indices e CO2... por isso bem não devo estar a fazer... Agora pergunto eu qual foi o grande mal que eu fiz para mercer um resposta daquele género? Existe alguma regra do fórum onde esteja definido que não se pode contribuir, de alguma forma, num tópico de maneira a tentar ajudar dissipar algumas dúvidas? Fui incorrecto no meu comentário? Dirigí-me de forma errada ao grupo? É lamentável que existam membros que tendo um mau dia no trabalho ou em casa, venham para aqui descarregar "fúrias" nos outros quando nem sequer encontro a mínima razão para o facto... este caso nem sequer pode ser classificado de "despropositado" ou "exagerado"... simplesmente não entendo a relação entre o meu tópico e a resposta. Não faz o mínimo sentido (por acaso começa a fazer mas não deixa de ser ridículo). Enfim, aprendi a minha lição. Divirtam-se. Abraços Tony Editado Março 7, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Com o risco de leva ruma resposta mais torta do Jorge, mas não me considerando uma pessoa sensível acredito que o que o TonyCh disse até tem razão. A coluna de água tanto pode ter muito CO2 como muito O2 ao mesmo tempo e insuficiência de ambos, se bem que caso haja agitação da superfície da água numa atmosfera "normal" geralmente isso provoca uma libertação de CO2 e um acumular de O2 As bombas de ar continuam a servir para encher balões Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
TonyCh Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 (editado) Eu, a partir da meia-noite, fico mais sensível e reajo muito mal a parvoeiras. Durante o dia normalmente ignoro. Enfim, ninguém é perfeito. Mesmo assim acho mal que existam pessoas que pensam que podem dizer o que quiserem da maneira mais mal formada possível e que os outros têm que gramar com a falta de educação. É pena que ninguém tenha respondido da mesma maneira quando esse mesmo membro andava a pedir conselhos e opiniões sobre o aquário dele... Não vou perder mais tempo com isto. "Felizmente tenho vida pessoal e profissional" (com internet e tudo). Tenho montes de material a chegar, tenho que pensar em Hardscapes Abraços Tony Editado Março 8, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Março 8, 2012 Publicado: Março 8, 2012 Ehh Tony releva, o Jorge é boa pessoa, às vezes meio assim, como assim dizer bruto, mas é com boa intenção que diz as coisas, não se chateiem por isso Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts