Vidman Publicado Março 3, 2012 Publicado Março 3, 2012 Olá a todos, Há pouco mais de um mês, após uns tempos a ler sobre aquarofilia, decidi montar um aquário com as seguintes características: -Tamanho de aquário : aprox 50 l - Iluminação : T5 2x14W/6500K -Filtragem: 500 l/h interno - Aquecedor Tetra 75 W - Fauna: 2 Neon Rosa 3 Cardinais 2 Corydora - Flora: 1 Anúbia nana Musgo Neste momento queria acrescentar um casal de colisa. No entanto, parece-me que os cardinais estão com uns pontinhos brancos (não muitos). Qual a melhor maneira de saber se é efectivamente íctio? Por precaução aumentei a temperatura do aquário para 28ºC... Cumprimentos, David Esteves Citar
Mari@ Publicado: Março 3, 2012 Publicado: Março 3, 2012 e fizeste o ciclo do azoto? pela foto a agua parece um pouco turva. Relativamente ao aquecedor recomendaria de 100w, tambem ja tive de 75w e a sorte é que nesse dia fui comprar um de 100w(por recomendações de terceiros) e ainda bem porque entrou em sobreaquecimento e puff! devias ler tambem alguns artigos sobre esse tronco. Não seja ele a causa dos pontinhos brancos . mas eu sou só uma iniciante com 4 meses de sorte Citar
pimenta Publicado: Março 3, 2012 Publicado: Março 3, 2012 Boas De facto também questiono se fizeste o ciclo do azoto. Testes à àgua foram feitos? Chegaste a ferver o tronco? De que forma montaste o aqua (puseste lá tudo e de seguida os peixes?). pode acontecer de facto ser ictio verifica se aumentam e se espalham pelos outros peixes. Concordo com a Mari@, o melhor aquecedor sera de 100w, tendo em conta que os de 75w são para aquas de 30l Abracos Citar Pimenta " A solução para a poluição é a diluição "
Vidman Publicado: Março 3, 2012 Autor Publicado: Março 3, 2012 Boas, Basicamente arranquei com o ciclo do azoto durante 15 dias, fui introduzindo comida e sera nitrivec e realizando testes à água (pH, nitritos, nitratos). Só depois meti os primeiros 3 peixes ( 2 neon rosa e corydora). Quanto ao tronco, é um tronco de videira que foi fervido durante aproximadamente 4 horas. A água não está turva, apenas tenho uma acumulação de algas no vidro do aquário (ainda não limpei . Neste momento os testes revelam que: pH - 6.8 Nitritatos 20 mg/l Nitritos 0-0.5 mg/l Se for íctio, o número de pontinhos aumenta no peixe e espalham-se? Abraço, David Citar
libermar Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Boas, Basicamente arranquei com o ciclo do azoto durante 15 dias, fui introduzindo comida e sera nitrivec e realizando testes à água (pH, nitritos, nitratos). Só depois meti os primeiros 3 peixes ( 2 neon rosa e corydora). Quanto ao tronco, é um tronco de videira que foi fervido durante aproximadamente 4 horas. A água não está turva, apenas tenho uma acumulação de algas no vidro do aquário (ainda não limpei . Neste momento os testes revelam que: pH - 6.8 Nitritatos 20 mg/l Nitritos 0-0.5 mg/l Se for íctio, o número de pontinhos aumenta no peixe e espalham-se? Abraço, David - sim são varios pontinhos nos peixes (tipo varicela) - aumenta a temperatura para os 30º e faz tratamento com sal. - O teu aquário apanha luz solar? (Isto devido as algas que tens nos vidros) - tens peixes de cardume, por isso devias aumentar a fauna para um minimo de 6 cada. cumps. Hugo Oliveira Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Vidman Publicado: Março 4, 2012 Autor Publicado: Março 4, 2012 Uma vez que tenho uma corydora, posso meter sal? Há quem diga que não gosta muito. Sim, o aquário apanha luz solar, está à beira de uma janela. Tens alguma sugestão para as algas não aparecerem? Quanto aos peixes serem de cardume, tenho mesmo que meter 6 de cada? Ou seja, se tiver 2 neon rosa tenho que ter mais 4 neon rosa (4 neon azuis não dá?) Citar
libermar Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Uma vez que tenho uma corydora, posso meter sal? Há quem diga que não gosta muito. Sim, o aquário apanha luz solar, está à beira de uma janela. Tens alguma sugestão para as algas não aparecerem? Quanto aos peixes serem de cardume, tenho mesmo que meter 6 de cada? Ou seja, se tiver 2 neon rosa tenho que ter mais 4 neon rosa (4 neon azuis não dá?) - não se deve por sal quem tem corys (mas eu sempre pus e nunca tive problemas) - estando a beira de uma janela e apanhando luz solar, a minha sugestão é fechares a janela e nunca mais abrires, lololol. ou então mudas o local do aquário para um sitio onde não apanhe luz solar, isto se quiseres eliminar as algas. - cardume sempre da mesma especie (se tens neons rosa, metes mais neons rosa....) - pesquisa aqui no forum, formas de tratamento de ictio. cumps. Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Vidman Publicado: Março 4, 2012 Autor Publicado: Março 4, 2012 - não se deve por sal quem tem corys (mas eu sempre pus e nunca tive problemas) - estando a beira de uma janela e apanhando luz solar, a minha sugestão é fechares a janela e nunca mais abrires, lololol. ou então mudas o local do aquário para um sitio onde não apanhe luz solar, isto se quiseres eliminar as algas. - cardume sempre da mesma especie (se tens neons rosa, metes mais neons rosa....) - pesquisa aqui no forum, formas de tratamento de ictio. cumps. Boas, Aumentei a temperatura para 30 ºC. Que quantidade de sal posso meter tendo em conta que é um aquário de 50l ? Será melhor desligar a luz do aquário como muitos dizem? Cumprimentos, Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 (editado) 1 colher de chá para cada 10 litros, mas eu com as corys não punha. E só sal MARINHO! Temperatura a 30 graus pelo mínimo de 20 dias. Em relação ao resto da fauna já te disseram, são peixes de cardume. Em relação às algas é normal quando o ciclo não foi feito ou há iluminação a mais. reduz o tempo de iluminação oou acende só uma lâmpada. Dependendo do tipo de algas pode-se fazer muita coisa. Tenta colocar fotos delas e descrevê-las. Editado Março 4, 2012 por Jorge N. Ferreira Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
libermar Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 1 colher de chá para cada 10 litros, mas eu com as corys não punha. E só sal MARINHO! Temperatura a 30 graus pelo mínimo de 20 dias. Em relação ao resto da fauna já te disseram, são peixes de cardume. Em relação às algas é normal quando o ciclo não foi feito ou há iluminação a mais. reduz o tempo de iluminação oou acende só uma lâmpada. Dependendo do tipo de algas pode-se fazer muita coisa. Tenta colocar fotos delas e descrevê-las. Oh jorge as algas estão à vista...o aquário apanha LUZ SOLAR... Citar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Jorge N. Ferreira Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Oh jorge as algas estão à vista...o aquário apanha LUZ SOLAR... Ups, não tinha visto essa. Obrigado pela correcção. Ok... primeira coisa a fazer: trocar o aquário de lugar ou arranjar algo que lhe tape a luz. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pimenta Publicado: Março 4, 2012 Publicado: Março 4, 2012 Exactamente, se pesqueisares um pouco, verás que é aconselhável os aquarios estarem num sitio sem luz solar e sossegado. Penso que seria mesmo conveniente mudares o aquario de sitio, caso contrário irás ter sempre algas. Eu ja tive o meu aquario com ictio e tinha inclusivamente corys. Preferi comprar o medicamento do que arrisscar com sal, ao mesmo tempo acaba por ser mais seguro pois além de curar previne. Terás de tirar carvão do filtro (caso o tenhas) de resto nao vejo nada no aqua que devas retirar. Ah e claro como ja foi dito aumenta a temperatura para os 30ª e reduz a iluminacao em tempo. Ps: nota pessoal, penso que o areão que puseste possa nao ser o mais aconselhável, eu poria um mais fino pois tem a vantajem de não deixar acumular os restos de comida etc. Com um areão mais fino a porcaria fica ao de cima e é mais facil aspirar. é somente uma nota pessoal construtiva. Abraco Citar Pimenta " A solução para a poluição é a diluição "
Recommended Posts