Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho um aquario plantado de 300 Litros e está montado há 4 semanas. Tem CO2, plantas (muitas!!) e está tudo a crescer a sério.

Há uns dias a Glossostigma começou a crescer com as folhas brancas e fui a ua loja que me disse que era falta de micro nutrientes. Lá coloquei a dosagem indicada dos micro nutrientes da Kent Marine e 1 dia depois tenho a água verde...

Agora dizem-me que sãomicro algas e que com o CO2 aínda se desenvolvem mais... já fiz duas mudas parciais e nada... 1 hora depois está na mesma!

Ajudem-me por favor... a coisa ainda não está preta mas está a caminhar para o cinzento.

Abraço a todos,

Tiago

Publicado:

Boas!

não te preocupes, as algas microscopicas não são tão terriveis como as pintam!

eis o que eu fiz para erradicar as que tive a uns tempos no meu aquario.

1º passo - Comprar la flitrante (daquela banca q e compram nas lojas ou até nos supermercados, eu comprei a minha no intermarche)

2º- retirar o filtro interno, abri-lo e comprimir a esponja que se encontra lá para o fundo do filtro (faz isto para não perderes as bacterias beneficas que se encontram na esponja) e colocar a lã filtrante o mais compcatadamente possivel e de modo a que todo o caudal da agua seja obrigado a passar pela lã.

3º -voltas a montar o filtro e deixas filtrar

passado 2 dias faz uma TPA e retira a lã. ja deves notar melhoras. vais ver que acumulou a lã bastantes algas, fica quase verde.

repete o processo 2 ou 3 vezzes e é remedio santo. pelo menos comigo funcionou.

ja agora, se puderes coloca umas elodeas ou cabombas para consumirem esses excessos de nutrientes.

vai dando noticias.

Abraço

Matos

Publicado:

Obrigado Matos!

Isto parece um pesadelo...

Ontem já tinha posto mais lã pois parece-me que a solução pode vir daí.

Agora com a tua explicação fico mais descansado e vou comprimir a esponja e colocar mais lã!

Um grande abraço,

Tiago

PS: Vou dando notícias e mais uma vez muito obrigado!

Publicado:

Pois...agua verde nao é assim nada de problemático...como as proprias algas crescem muito rápido rapidamente consomem aquilo que estava em excesso e desaparecem quando se lhes acaba a comida. Tens de te preocupar é se isso se mantiver durante bastante tempo...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me