Água verde num plantado de 300 Lts!

cunha

Recommended Posts

Boas!

Tenho um aquario plantado de 300 Litros e está montado há 4 semanas. Tem CO2, plantas (muitas!!) e está tudo a crescer a sério.

Há uns dias a Glossostigma começou a crescer com as folhas brancas e fui a ua loja que me disse que era falta de micro nutrientes. Lá coloquei a dosagem indicada dos micro nutrientes da Kent Marine e 1 dia depois tenho a água verde...

Agora dizem-me que sãomicro algas e que com o CO2 aínda se desenvolvem mais... já fiz duas mudas parciais e nada... 1 hora depois está na mesma!

Ajudem-me por favor... a coisa ainda não está preta mas está a caminhar para o cinzento.

Abraço a todos,

Tiago

Partilhar nas redes sociais

Boas!

não te preocupes, as algas microscopicas não são tão terriveis como as pintam!

eis o que eu fiz para erradicar as que tive a uns tempos no meu aquario.

1º passo - Comprar la flitrante (daquela banca q e compram nas lojas ou até nos supermercados, eu comprei a minha no intermarche)

2º- retirar o filtro interno, abri-lo e comprimir a esponja que se encontra lá para o fundo do filtro (faz isto para não perderes as bacterias beneficas que se encontram na esponja) e colocar a lã filtrante o mais compcatadamente possivel e de modo a que todo o caudal da agua seja obrigado a passar pela lã.

3º -voltas a montar o filtro e deixas filtrar

passado 2 dias faz uma TPA e retira a lã. ja deves notar melhoras. vais ver que acumulou a lã bastantes algas, fica quase verde.

repete o processo 2 ou 3 vezzes e é remedio santo. pelo menos comigo funcionou.

ja agora, se puderes coloca umas elodeas ou cabombas para consumirem esses excessos de nutrientes.

vai dando noticias.

Abraço

Matos

Obrigado Matos!

Isto parece um pesadelo...

Ontem já tinha posto mais lã pois parece-me que a solução pode vir daí.

Agora com a tua explicação fico mais descansado e vou comprimir a esponja e colocar mais lã!

Um grande abraço,

Tiago

PS: Vou dando notícias e mais uma vez muito obrigado!

Se manteres boas práticas (mudas etc...) isso desaparece nem precisas de fazer nada...

sério!

Tenho tido isso raramente, passando anos sem ter eses problema, mas qunado surge, não mudo o regime...e isso desaparece.

Pois...agua verde nao é assim nada de problemático...como as proprias algas crescem muito rápido rapidamente consomem aquilo que estava em excesso e desaparecem quando se lhes acaba a comida. Tens de te preocupar é se isso se mantiver durante bastante tempo...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me