Recommended Posts

Publicado:

Comecei hoje e meti mãos a obra, cortei as tabuas a mediada e tal falta lixar, mas so amanha porque a madeira esta molhada, aqui fica uma foto para ficarem mais ou menos com uma noção do que será.

img20120322165912.jpg

img20120322165924.jpg

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

• Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

Oh páh, se a madeira está molhada vai empenar ou apodrecer!!!

Mas que raio de calha queres fazer?

Agora baralhaste-me as ideias....

Ela esta seca(tipo não e madeira verde), mas como veio na caixa da carrinha e tava a chover apanhou agua e ta meia humida...

como que calha quero fazer?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

E ate que e simples só falto o tampo de cima que não aparece.

Quanto a altura vai depender do desempenho da luz.

Achas que vai ficar muito pesado?? :sorry:

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

Acho que sim, mas posso estar enganado, tu é que tens a coisa na mão, e ja deves ter tido outras coisas nas mãos, por isso tu é que sabes se pesa o não o total.

Se tivesses a minha na mão, ias ver que era grande e pesada (estou a falar da luminária/tampa do Skinny) :naughty::medieval_mace:

Publicado:

Acho que sim, mas posso estar enganado, tu é que tens a coisa na mão, e ja deves ter tido outras coisas nas mãos, por isso tu é que sabes se pesa o não o total.

Se tivesses a minha na mão, ias ver que era grande e pesada (estou a falar da luminária/tampa do Skinny) :naughty::medieval_mace:

:chair: E mesmo maior e mais espessa ::D:

Epa de momento aquilo deve ter 1/2kg, e se ficar muito pesado também não sou eu que vou ficar ali a segurar mas sim os cabos de aço

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Para a alimentação usar uma daquelas fichas que se encontra num fonte de alimentação de um pc(isto) podendo assim ligar e desligar com facilidade para manutenção da calha.

Dentro da calha 4 fans de 80mm(2 intake e 2 outake), o problema e como ligo as mesmas(posso usar um carregador que se usa na meobox, supostamente e um transformador de 12v)?

Interruptores:

1 para cada t5

1 para moonlight

2 para as fans (1 para cada conjunto, intake e outake)

A principal questão e como ligo isso tudo sem fazer BUM!! e a maria matar me??

Atenção que a ficha que mostras da fonte de alimentação é para mudar a tensão da mesma.

Se quiseres usar esse sistema tens isto assim http://www.sonigate....uptor-e-Fusivel com protecção de fusivel e tudo.

Eu para não gastar mais € ligo e desligo as luzes com um temporizador destes http://www.sonigate....manal-de-Tomada .

As 4 fans podes ligar a 1 transformador 12v directamente sem problemas...

Quantas t5 estás afinal a pensar meter???

Porquê 2 interruptores para inflow e outflow???

Cmpts,

Snake-Bite

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

Calha 2x24W em Acrílico

Publicado:

:chair: E mesmo maior e mais espessa ::D:

Epa de momento aquilo deve ter 1/2kg, e se ficar muito pesado também não sou eu que vou ficar ali a segurar mas sim os cabos de aço

Eu concordo com o jorge!!! Isso vai ficar muito pesado...

Não tens acesso a aluminio, inox ou assim outro material mais leve???

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

Calha 2x24W em Acrílico

Atenção que a ficha que mostras da fonte de alimentação é para mudar a tensão da mesma.

Se quiseres usar esse sistema tens isto assim http://www.sonigate....uptor-e-Fusivel com protecção de fusivel e tudo.

Eu para não gastar mais € ligo e desligo as luzes com um temporizador destes http://www.sonigate....manal-de-Tomada .

As 4 fans podes ligar a 1 transformador 12v directamente sem problemas...

Quantas t5 estás afinal a pensar meter???

Porquê 2 interruptores para inflow e outflow???

Cmpts,

Snake-Bite

Bem não sei bem como fazer um esquema eléctrico, mas o que pretendo e isso(os meus conhecimentos nesta matéria são bem poucos):

semttuloid.png

Legenda:

a esquera AC soket

no meio o transformador 12v

a direita balastro

em baixo ventoinha

linha verde terra

preto neutro

azul fase

vermelho e amarelo são os cabos da ventoinha de pc

Bem do soket saem 3 cabos o terra vai direito para o balastro, a fase e o neutro ligam no transformador e por sua vez seguem para o balastro.

Da outra extremidade do transformado ligo as 4 ventoinhas de 12v.

O que eu estava a pensar usar e isto

img20120323135530.jpg

agora não sei se essa peça verde fica ou deve sair? não faz o mesmo que aquela que indicaste?

quanto as fans vou usar só 2 uma em cada cabeça da calha, excluindo também os interruptores.

em relação as t5 tenho cerca de 18cm no interior da calha quantas aconselham para este aqua?

Eu concordo com o jorge!!! Isso vai ficar muito pesado...

Não tens acesso a aluminio, inox ou assim outro material mais leve???

Cmpts,

Snake-Bite

Não tenho acesso a esse material, estou a fazer em madeira porque tinha, e é para ser o máximo low cost, mas não esta assim tao pesado, a estrutura em madeira esta quase pronta e tem 2/3kg

Aqui esta que foi feito hoje:

img20120323155517.jpg

img20120323155526.jpg

img20120323155541.jpg

Editado por FuraTD

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

img20120323135530.jpg

Isto é como eu tenho na minha, é um filtro de sinal!!! FICA!!!

Se puderes deixar os interruptores para as ventoinhas acho que é uma mais valia...

Aos 18cm já retiraste o tamanho do balastro???

Tem 2/3KG e ainda falta o balastro, lâmpadas, etc...

Cmpts,

Tiago Gomes

Calha 2x24W em Acrílico

Isto é como eu tenho na minha, é um filtro de sinal!!! FICA!!!

Se não for pedir muito podes explicar qual a sua função?

Se puderes deixar os interruptores para as ventoinhas acho que é uma mais valia...

Vou mesmo deixar, possam ser uteis um um dia...

Aos 18cm já retiraste o tamanho do balastro???

Ainda não retirei o tamanho do balastro(os 18 cm e medida da face de dentro, visto que enves de 15 cm aumentei para 21 cm)

Tem 2/3KG e ainda falta o balastro, lâmpadas, etc...

Talvez ainda chegue aos 7/8 kg

Editado por FuraTD

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Se fizesses isso em "V" em vez de ser quadrado, não terias mais reflexão de luz para dentro do aquário? ;)

....../\

..../__\

../ O \

/............\

É só uma ideia...

Editado por Jorge N. Ferreira
Publicado:

Depois de ter acabado também pus me a olhar para a calha e pensei isso em V talvez era melhor...

Com a largura que ela tem se a centrar ao meio do aquário, fico com 5 cm para cada lado(zona morta), talvez com a elevação da calha consiga compensar eliminando assim as zonas mortas, e só uma teoria ainda não testada :sorry:

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

A ver vamos, oxalá que não sejam esses 40% bang

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

para o refletor dentro da calha estava a pensar em papel de alumínio(daquele que as marias usam na cozinha) ate que me lembrei que aquilo deve ser um bom condutor de eletricidade e com tanta dentro da calha talvez vá dar asneira.

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

FuraTD, eu coloquei fita de alumínio autocolante.

É grossa e resistente ao contrário desse papel de alumínio e de outras fitas de alumínio que nem autocolantes são.

Ora nem mais caro jorge fui comprar tal como indicaste da tesa :sorry:

Agora uma outra questão, madeira nos projetos que faço, dependendo do sitio a ficar ora pinto com bondex ora com esmalte(este é outro projeto que estou a fazer posso usar essa cor, e esmate preto que se usa para pintar no exterior?), visto que aqui vai estar sujeito a humidade o que devo utilizar?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

Ja arranjei o transformador 12v, a minha questão e como o prendo a calha?

img20120325171402.jpg

img20120325171416.jpg

img20120325171431.jpg

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

Ja arranjei o transformador 12v, a minha questão e como o prendo a calha?

Eu inventava (para variar) :naughty:

Arranjava um Tupperware à medida disso, apertava/aparafusava a base do tupperwar na calha e quando tivesse que abrir era só tirar a tampa.

O que achas? Desenrasquei o teu problema?

Eu inventava (para variar) :naughty:

Arranjava um Tupperware à medida disso, apertava/aparafusava a base do tupperwar na calha e quando tivesse que abrir era só tirar a tampa.

O que achas? Desenrasquei o teu problema?

para variar :yahoo:

não é mau pensado, mas aquilo fechado dentro de um Tupperware não e perigoso(aquece ou assim)?

e se colasse aquela parte metálica a calha(cola, silicone algo que cole :sorry: )?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Publicado:

E porque é que não fazes uns furos no tupperware para circular o ar?

Problema resolvido, usei a própria proteção do transformador(uma parte a outra foi fora), amanha se tudo correr bem ja meto umas fotos do update

Cumprimentos

logo2gdw.jpg