Toutinho Publicado Março 2, 2012 Share Publicado Março 2, 2012 Bom dia Inicio aqui um tópico que eu sei já estar um pouco debatido, mas queria uma opinião concreta de quem tem o material e melhor seria de quem já experimentou vários. A minha dúvida é, qual a melhor marca ao nível do efeito de circulação e ondas? Mesmo em fóruns estrageiros há a discussão entre as Tunze e as Vortech (é o que mais encontrei em discussão). Há quem defenda a componente preço/qualidade/durabilidade, há quem defenda os pormenores estéticos, como por exemplo o fio fora do aqua, há quem discuta quem faz o melhor trabalho. O que deixo aqui para discussão é exatamente o melhor trabalho. Sei que as Tunze têm ganho muito mercado, pois têm um leque já alargado de opções, com preços mais convidativos. Mas centralizando a questão em “apenas” qual a melhor solução, qual é? Vortech? Tunze? O efeito de ondas é melhor em qual? Para a vida do aqua qual é a que mais e melhor se destaca? Sei que a Vortech é uma referência, mas hoje em dia não será “só” uma das marcas boas do mercado, dado o alargamento de opções e qualidade que tem havido? Eu sou um iniciante em salgados, espero que as minha perguntas não sejam demasiado absurdas. Uma coisa que aprendi no meu negócio (nada tem relacionado com aquariofilia ), é que ler sobre as marcas e os aparelhos, ver a sua publicidade, é uma coisa. Lidar com o produto, ter a experiência de o ver trabalhar e obter de toda a experiência um feedback, é outra. PS: Sei que só praticamente falei das Tunze e Vortech, mas gostaria também de saber se existem outras marcas com o mesmo potencial/qualidade. Obrigado desde já e cumprimentos Rui Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 Olá... isso é uma discussão que pode dar muita água... :D Eu sou adepto de Vortech... maioritariamente pela quantidade de água que consegue mobilizar sozinha e pela abertura do caudal. Relativamente às Tunze também são boas, principalmente em situações em que queremos um caudal apertado e bem direccionado... a questão do preço não se coloca assim tanto porque as Tunze para wavemaker têm de ser electrónicas e essas não são assim tão baratas... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 Sou da mesma opinião do Sergio. As marcas são boas, mas eu optava na Tunze para aquários em que não se pretende o efeito de ondulação e não se querer gastar muito dinheiro, mas para bombas controláveis, fica até mais barato a Vortech e tem muitas outras melhorias em relação à Tunze. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Toutinho Publicado: Março 2, 2012 Autor Share Publicado: Março 2, 2012 As tunze não são baratas. São mais baratas que as vortech É uma questão de semântica... Em todo o caso, na montagem do aqua, 100€ aqui, 20 ali, 10 acolá, no total é dinheiro. A minha duvida surgiu por ver à venda bombas de diferentes marcas com controladores de ondas e afins, tal como as vortech. Eu estou na duvida se quero o efeito de ondulação ou não . Acho que vou começar com umas bombas simples, pois ainda tenho um processo longo pela frente de montagem e ciclageme durante esse tempo junta-se umas moedinhas para algo como as Vortech e/ou uma calha ATI. Devia ter aproveitado o Natal... Já agora uma informação extra, disseram-me que por muito boa que seja a bomba e a marca, devem ser trocadas num periodo de tempo, mesmo que estejam a funcionar. Mais especificamente, um ano. Isso é mesmo verdade? Mais uma vez obrigado Rui Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 sou de acordo com o pedro e o sergio. alem que com as vortech consegue-se o efeito onde com uma so bomba e se quisermos 5 minutos depois estamos a mudar para circulação normal sem fezer o efeito de onda isto so com uma bomba. alem do aspecto mais clean que da dentro do aqua... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Toutinho Publicado: Março 2, 2012 Autor Share Publicado: Março 2, 2012 Pois... A ausência de fios dentro do aqua é de facto um grande trunfo Eu também sou a favor de muitas funcionalidades da Vortech, mas como hoje em dia há várias marcas a trabalhar com qualidade, tentei saber só do ponto de vista de trabalho final. Eu estou habituado a trabalhar com marcas, muitas vezes com qualidade inferior ao que prometem, publicitam e custam. Por isso interessa-me mais o que fazem na realidade, do que aquilo que publicitam e custam. Para mim não é muito relevante se eu olho para o aqua e vejo ondas, a minha pesquisa é saber o que de facto é melhor para a fauna que vou colocar. Se o melhor em termos de trabalho for algo com um fio, eu seguiria esse conselho, mesmo que esteticamente perdesse algo. Esta é a minha 1ª aventura com um salgado, sou 100% a favor da qualidade tendo em conta que vai servir seres vivos. Por isso está a ser organizado com tempo, ponderação e pedindo conselhos. Para um salgado de 120x50x50, que Vortech é aconselhada? Mp40? Cumprimentos (começando a fazer contas à vida:) ) Rui Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SamySte Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 Eu tenho duas vortech MP40 no meu aqua, de 200X60X50 e a movimentação da água é qualquer coisa de espectacular. Ontem estávamos a olhar para as rochas o aqua está ainda ciclar por isso não se pode fazer muito mais que olhar para as rochas he he he... Bem como ia dizendo estavámos a olhar para as rochas a apercebermo-nos que mesmo com um paredão pelo meio (que serve para tapar a coluna seca) no meio do caminho que criou-se existe ainda bastante movimentação de água. quanto à melhor combinação sugiro que envies um email para a Vortech USA, eles foram de uma simpatia imensa a tirar-me dúvidas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 MP40 é o mais indicado... e deixas espaço para uma 2º mais tarde. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MCunha Publicado: Março 2, 2012 Share Publicado: Março 2, 2012 Aproveito o tópico para, já agora, retirar algumas duvidas. As bombas de fluxo servem para imitar as correntas maritimas, e terão que obrigatóriamente que ser correntes alternadas sob efeito de criar algas, etc, (penso eu e corrijam se estiver enganado). Agora, o trabalho que um vortech faz, não poderá ser semelhante ao que, por exemplo três ou quatro wave makers de 5000L/h faz, estando ligadas a temporizadores e a funcionar alternadamente, com disposição diferenciada entre elas?? Fica a menos (bem menos) de metade do preço de uma vortech... Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rjpf Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Boas, olha na minha opinião, que não é muito experiente mas ao fazeres isso vais gastar mais na conta de luz pois segundo sei no arranque é onde se gasta mais energia e se está sempre a ligar e desligar vais ter mais arranques logo mais consumo (espero não estar a dizer asneiras), mesmo que as bombas de circulação não sejam de muitos watts acabam por gastar mais no arranque como outro equipamento electrico qualquer. E outra coisa penso que ao fazeres isso também corres o risco de a bomba dar o berro mais rápido, mas espera por uma opinião de alguém que perceba mesmo disso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cjorgene Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 (editado) Olá Toutinho Se não tiveres problemas com a estética,aconselhava-te duas "Resun" 15000L,com equipamento incorporado que permite automáticamente 3 ciclos. 1º ciclo c/débito de 2000L/h durante 10/20 segundos,com um consumo de 6,5w 2º ciclo c/débito de 8000L/h durante 5/15 segundos,com um consumo de 12,5w 3º ciclo c/débito de 15000L/H DURANTE 2/10 segundos,com um consumo de 25w Estes ciclos podem ser ajustados às tuas pretenções. Tenho-as há três anos e garanto-te que são bem fiáveis,pese embora "Made in China". Uma de um lado à esq. e outra no outro lado à dirt. ficas com correntes aleatórias que chegam a todo o lado e ondas è o que não falta. Um abraço Cjorgene Editado Março 3, 2012 por cjorgene Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MCunha Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Boas, olha na minha opinião, que não é muito experiente mas ao fazeres isso vais gastar mais na conta de luz pois segundo sei no arranque é onde se gasta mais energia e se está sempre a ligar e desligar vais ter mais arranques logo mais consumo (espero não estar a dizer asneiras), mesmo que as bombas de circulação não sejam de muitos watts acabam por gastar mais no arranque como outro equipamento electrico qualquer. E outra coisa penso que ao fazeres isso também corres o risco de a bomba dar o berro mais rápido, mas espera por uma opinião de alguém que perceba mesmo disso. Arranque?? Sim têm um arranque que depois é mantido, falando em bombas sem controlo automático de fluxo. Nesse aspecto, e pensando da mesma forma, pior consumo teriam as que variam do fluxo, que debitam mais, e menos L/h, logo, consomem mais?? Acho que, e falo na minha opinião, não é por aí que se encontra um contra. No caso das Resun, ficam as três ao preço de uma vortech, e analisado no campo "monetário", talvez fosse preferivel a vortech. Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rjpf Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Arranque?? Sim têm um arranque que depois é mantido, falando em bombas sem controlo automático de fluxo. Nesse aspecto, e pensando da mesma forma, pior consumo teriam as que variam do fluxo, que debitam mais, e menos L/h, logo, consomem mais?? Acho que, e falo na minha opinião, não é por aí que se encontra um contra. No caso das Resun, ficam as três ao preço de uma vortech, e analisado no campo "monetário", talvez fosse preferivel a vortech. Pelo que eu percebi quer "emitar" as correntes maritimas, para isso não teria que ligar uma e a outra desligar repetidamente e em curtos intervalos de tempo?~Não sei se em intervalos de tempo longos vai ter o efeito que pretende e se for em intervalos de curto tempo penso que irá ter mais que um arranque a bomba, pois ela vai desligar por completo e voltar a ligar. Mas como já disse não percebo nada disso só estou a dar a minha opinião Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cjorgene Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Arranque?? Sim têm um arranque que depois é mantido, falando em bombas sem controlo automático de fluxo. Nesse aspecto, e pensando da mesma forma, pior consumo teriam as que variam do fluxo, que debitam mais, e menos L/h, logo, consomem mais?? Acho que, e falo na minha opinião, não é por aí que se encontra um contra. No caso das Resun, ficam as três ao preço de uma vortech, e analisado no campo "monetário", talvez fosse preferivel a vortech. Olá Cunha Estava a falar de duas Resun e não três. Embora haja variações de preços de dasa para casa,estes são os melhores preços em lojas fisícas e virtuais...2xResun = 265€;2x Vortech MP20 = 474€;2x Vortech Mp40 = 780€ Um abraço Cjorgene Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MCunha Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Tens razão... Provavelmente confundi com as 3 formas das bombas trabalharem, até porque depois tens a disposição das duas. Tens razão, nesse aspecto, e comprovado pela matemática "financeira", acaba por ser uma boa opção! Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 3, 2012 Share Publicado: Março 3, 2012 Lá está o que eu disse no inicio... já está uma discussão com muita água. Agora uma coisa importante seria não fazer comparações entre gamas que não têm comparação possível... uma coisa é comparar vortech com tunzes electrónicas com multicontroller (bombas com boa qualidade de construção, fiáveis, duradouras e ambas com efeito wavemaker), outra é comparar vortech com resun ou outras marcas que têm menos qualidade de construção, com mais tendência ao barulho ao fim de algum tempo e sem efeito wavemaker. Obviamente que são muito mais baratas mas não se deve misturar. As vortech são praticamente únicas no campo das bombas com fluxo suave e muito aberto... essa é das maiores qualidades que tem na minha opinião. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruip.vieira Publicado: Março 5, 2012 Share Publicado: Março 5, 2012 Boas eu tenho uma tunze 6055 com um controlador 7096 e deixem que vos diga que estou bastante contente com a mesma, estando a ponderar a aquisiçao de uma outra 6055 para criar uma corrente diferente. Continuo a dizer que a vortech e a referencia neste campo de bombas com wavemaker, o que me levou a optar pela aquisiçao da tunze (estava a ponderar a mp40), foi o facto do controlador dar para ligar uma serie de bombas, assim como um wavemaker se assim quiser, com um investimento inferior, enquanto se fosse para a vortech teria que adquirir duas bombas mp40 o que iria implicar um investimento na ordem nos 800, e com metade fico com duas bombas e um controlador que me da a possibilidade de acrescentar mais se assim for necessario. E acreditem que uma bomba ja da uma boa circulaçao ao meu aqua (260lt). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 6, 2012 Share Publicado: Março 6, 2012 Olá... eu percebo o teu ponto de vista mas deve-se comparar com performances iguais. A bomba que referes, a 6055, consegue um caudal de 5500l/h e custa na ordem dos 175€ - a isto juntas-lhe o tal multicontrolador que custa à volta de 130€ = 305€ A vortech mp40 consegue um caudal de 12000l/h (o dobro) com um preço na ordem dos 390€ Agora a tunze com um caudal próximo da vortech - Tunze 6105 custa à volta de 250€ + controlador 130€ = 380€ Vortech mp40 = 390€ Elas começam a render é após a 2ª bomba e não é assim uma enormidade... Para mim a grande questão é mesmo o tipo de utilização de cada uma... Vortech - fluxo aberto e suave Tunze - fluxo intenso e direccionado O que eu preferia era ter as 2... mas apostei primeiro em 2 vortech, as tunze virão mais tarde para dar algum direccionamento Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Março 6, 2012 Share Publicado: Março 6, 2012 Boas eu tenho uma tunze 6055 com um controlador 7096 e deixem que vos diga que estou bastante contente com a mesma, estando a ponderar a aquisiçao de uma outra 6055 para criar uma corrente diferente. Continuo a dizer que a vortech e a referencia neste campo de bombas com wavemaker, o que me levou a optar pela aquisiçao da tunze (estava a ponderar a mp40), foi o facto do controlador dar para ligar uma serie de bombas, assim como um wavemaker se assim quiser, com um investimento inferior, enquanto se fosse para a vortech teria que adquirir duas bombas mp40 o que iria implicar um investimento na ordem nos 800, e com metade fico com duas bombas e um controlador que me da a possibilidade de acrescentar mais se assim for necessario. E acreditem que uma bomba ja da uma boa circulaçao ao meu aqua (260lt). para 260 litros de aqua nao precisavas de um mp40. eu tenho 250 litros e tenho uma mp10 que faz o trabalho mais que direitinho... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Toutinho Publicado: Março 6, 2012 Autor Share Publicado: Março 6, 2012 (editado) Olá... eu percebo o teu ponto de vista mas deve-se comparar com performances iguais. A bomba que referes, a 6055, consegue um caudal de 5500l/h e custa na ordem dos 175€ - a isto juntas-lhe o tal multicontrolador que custa à volta de 130€ = 305€ A vortech mp40 consegue um caudal de 12000l/h (o dobro) com um preço na ordem dos 390€ Agora a tunze com um caudal próximo da vortech - Tunze 6105 custa à volta de 250€ + controlador 130€ = 380€ Vortech mp40 = 390€ Elas começam a render é após a 2ª bomba e não é assim uma enormidade... Para mim a grande questão é mesmo o tipo de utilização de cada uma... Vortech - fluxo aberto e suave Tunze - fluxo intenso e direccionado O que eu preferia era ter as 2... mas apostei primeiro em 2 vortech, as tunze virão mais tarde para dar algum direccionamento Bom dia 2Vortech e 2Tunze no mesmo aqua? Eu acho que não tenho aqua para tanto (300l), mas já agora que diposição seria algo assim? Vortech de um lado, Tunze do outro? Uma de cada em cada lado? Algo assim ? Acho que vou tornar o meu aqua num modelo do mar da "pesca radical" Cumps Rui Editado Março 6, 2012 por Toutinho Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruip.vieira Publicado: Março 6, 2012 Share Publicado: Março 6, 2012 Boas rakiki, mas a vortech mp 10 e para vidro ate 10 mm e o meu e mais grosso, dai nao ter optado por essa, pois disseram-me que iria ter tendencia a partir o rotor. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 6, 2012 Share Publicado: Março 6, 2012 O melhor é mesmo uma vortech de cada lado e duas tunze mais fracas na região traseira com direccionamento ao corais mais exigentes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Toutinho Publicado: Março 6, 2012 Autor Share Publicado: Março 6, 2012 Eu não devo meter-me em corais muito exigentes... A minha experiência ainda é pouca e só de pesquisa. Vou manter a ideia das vortech e depois com a evolução logo penso em algo mais exigente Mais uma vez obrigado Rui Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts