Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos, estou a iniciar o meu "novo" aquário de aproximadamente 100L.

Hoje arranjei uns troncos de videira, que não estão secos, nem limpos, fresquinhos quero eu dizer!

Os troncos (dois) têm aproximadamente 65cm de comprimento!

Este foi o eleito! (ou não...)

Fotos:

pa030042.th.jpg

pa030043.th.jpg

pa030045a.th.jpg

Duvidas: Como conseguir tratar um tronco deste tamanho?

1º passo - limpar o tronco todo, retirando a casca e pequenos ramos pontiagudos. Certo ?

​2º passo - Secar o tronco, bem, aqui a paciência é uma virtude, mas a sabedoria ajuda.

- alguém conhece um método rápido de secar estes troncos?

a base do troco ainda é um pouco grossa (+/- 10cm )

3º passo - Ferver o tronco com sal, para eliminar indesejáveis co-habitantes no aquário. Existe algum outro processo de tratar o tronco dadas as dimensões dele?

É que panelas deste tamanho só vi na tropa, e cortar o tronco não estava nos meus planos! Estou a pensar em ferver por duas vezes invertendo o dito cujo.

depois de fervido mais umas lavagens e está pronto a usar (gostaria eu!!)

Podem ajudar-me, respondendo se realmente isto tem pernas para a andar, e se estes passos são os correctos para tratar um tronco destas dimensões.

Cumprimentos a todos

Paulo

Publicado: (editado)

Para descascares bem usa uma lamina, no final usa uma lixa.

Convem nao deixares as pontas pontiagudas (para mais tarde nao teres peixe no espeto), ou então depois proteges isso com bastante musgo.

Se não tens panela para isso, faz como disseste, truque do tronco invertido. :D

Para secar, ja li algures que se pode usar o forno para isso. A Maria pode é não gostar!!! :)

Arranja um bidão e mete com agua e sal durante 1 mesito, fazendo varias mudas de agua e acrescentando Sal.

Depois disso, volta a ferver e já está pronto para ir para o aquário.

Nota: O tronco está muito porreiro.

Cumps.

Hugo Oliveira

Editado por libermar
Publicado:

Obrigado Hugo pela resposta rápida!

O forno é daquelas opções que eu acho que já ouvi falar, pelo menos eu lembro-me que as fisgas que eu fazia eu pequeno eram em oliveira, e a malta secava os ramos no forno. A diferença é que a oliveira, como tem uma casca grossa, aguenta bem temperaturas relativamente altas sem arder, coisa que se calhar já não posso dizer destes de videira!

Um forno de cozer pão era o ideal não era ??

Publicado:

Pois...bem de qualquer forma estou disposto a esperar o tempo que for necessário, devagar se vai ao longe!

Pode ser que alguém dê mais alguma dica...

Em relação ás porções de sal a adicionar na água, 1kg de sal para 5L de água?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!